Chá de tomilho: muito mais do que uma erva aromática

O tomilho é uma erva aromática usada, essencialmente, na cozinha mediterrânea. Saiba agora como tirar proveito dos benefícios do chá de tomilho.

Chá de tomilho: muito mais do que uma erva aromática
Conheça os poderes curativos e medicinais do tomilho

Com um sabor agradável e cheiro aprazível, há muito que o tomilho é uma erva essencial na cozinha portuguesa, seja em pratos de peixe, carne ou saladas.

No entanto, as suas qualidades e versatilidade vão muito além do reconhecido uso como erva aromática. Saiba quais os benefícios do chá de tomilho e de que forma o pode incluir na sua rotina.

5 benefícios do chá de tomilho


1. Antissético

Ao atuar na destruição de germes e na prevenção e combate de infeções, o chá de tomilho é uma das infusões que deve consumir, sobretudo nos dias de inverno. Isto porque, inerente a todos estes benefícios, está também o facto de este chá ajudar a baixar a febre e aliviar estados gripais, entre os quais, a bronquite.

antissetico

2. Expetorante

Uma das qualidades mais relevantes do chá de tomilho prende-se com os seus benefícios ao nível do sistema respiratório. Isto porque atenua os sintomas da tosse e ajuda a segregar a expectoração.

Por outro lado, e dadas as suas vastas potencialidades, pode também usar esta mesma infusão para gargarejar, combatendo assim as dores de garganta.

3. Combate a depressão

Dois fortes poderes do tomilho são a sua capacidade de estabilização do humor e o facto de ajudar a equilibrar o sono. Estas duas propriedades vão ajudar no combate à depressão, uma vez que estes dois sintomas – mudanças de humor e dificuldades em dormir – são sintomas da depressão.

cha para depressao

 4. Digestivo

Outra das potencialidades do chá de tomilho está nos seus benefícios relacionados com a digestão. Na verdade, são-lhe reconhecidas muitas vantagens no combate à formação de gases, controlo da acidez estomacal, diminuindo ainda os problemas de refluxo gástrico.

5. Combate a anemia

Como vimos anteriormente, um dos benefícios do chá de tomilho é a oxigenação do cérebro. Por sua vez, uma das várias manifestações da anemia é a falta de oxigénio no sangue.

Neste sentido, tendo em conta que um dos muitos sintomas da anemia é o cansaço, cabe aos glóbulos vermelhos esta função, o transporte de oxigénio ao longo da corrente sanguínea do organismo.

cha de tomilho

Onde comprar e como preparar o chá de tomilho


Um dos primeiros cuidados a ter ao preparar o chá de tomilho é não fazer um chá muito concentrado. Deste modo, coloque 1L de água a ferver até começarem a aparecer as primeiras bolhas na água. Desligue ainda antes de a água começar a ferver. De seguida, adicione o tomilho e deixe repousar durante 5 minutos.

No que diz respeito a quantidade, pode optar por utilizar um ramo pequeno da erva seca ou optar pelas folhas secas, à venda em supermercados e lojas de produtos naturais. Caso opte por esta última solução, aconselha-se a medida de duas colheres de chá para um litro de água. Pode ainda acrescentar umas gotas de limão e uma colher de mel.

Veja também: