Chá para a rouquidão: os 5 melhores

Beber chá para a rouquidão pode ser a melhor forma de aliviar este sintoma, sem necessidade de recorrer a medicamentos.

Chá para a rouquidão: os 5 melhores
Quando a voz ficar rouca, beba um destes chás

A rouquidão é, geralmente, sintoma e resultado de algum problema maior. Além do tratamento recomendado pelo médico para tratar a doença que está a causar a rouquidão, pode sempre recorrer a um chá para a rouquidão, de forma a potenciar o tratamento da mesma.

Causas da rouquidão

As causas da rouquidão podem ser várias. Em qualquer um dos casos, este sintoma é muito incomodativo, pode deixá-lo sem voz e dificultar a comunicação interpessoal.

Chá para a rouquidão

Chá de alho

cha de alho

O alho é um excelente ingrediente de combate à rouquidão. Para tornar o efeito ainda mais eficiente, o ideal seria mesmo mastigar dois dentes de alho durante alguns segundos.

No caso de não conseguir fazê-lo, pode optar por preparar um chá de alho. Coloque cerca de cinco dentes de alho em meio litro de água e deixe a água ferver durante dez minutos. Coe a mistura e beba durante o dia.

Chá de maçã com casca

cha maca

O chá de maçã com casca é uma excelente solução para combater a rouquidão. Com ação adstringente, este chá para a rouquidão limpa a boca, dentes e garganta e evita o depósito de micróbios nestas regiões. Prepare este chá como se estivesse a fazê-lo com ervas, fatiando a maçã e juntando a cerca de meio litro de água.

Chá de agrião

cha

O agrião é outra opção indicada para combater a rouquidão. Coloque umas folhas de agrião em meio litro de água a ferver e deixe atuar cerca de 15 minutos. Adoce com um pouco de mel e tome até quatro colheres de sopa desta mistura, três vezes ao dia.

Chá de cenoura

cha de cenoura

O chá de cenoura é um clássico e nunca passa de moda, pois faz sempre efeito. Utilize o caldo de cozer as cenouras e, se quiser, adoce com um pouco de mel. Tome esta mistura três vezes ao dia.

Chá de gengibre

cha de gengibre

O gengibre, entra as suas mil e uma utilizações, ajuda a reduzir a dor de garganta e a rouquidão. Coloque um pouco da raíz do gengibre juntamente com água a  ferver e deixe atuar cerca de 20 minutos. Tome este chá cerca de três vezes ao dia.

Adicione mel

Quem nunca ouviu falar das capacidades do mel para tratar problemas de garganta? Pois bem, não é só fama, o mel é mesmo um excelente aliado para tratar dores de garganta e problemas associados. Simplesmente faça o chá ou infusão daquilo que quiser e adicione uma generosa colher de mel.

Veja também: