Plano de Saúde Medicare

Gratuito durante 6 meses!

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por e-konomista.pt

Saber mais

Chá para a tosse: os 5 melhores

Fomos tentar perceber qual o melhor chá para a tosse, para que se livre deste tão temido sintoma!

Chá para a tosse: os 5 melhores
Acabe com esse incómodo!

A tosse, seja seca, com expetoração ou irritativa é dos incómodos mais comuns associados a estados febris e a constipações. É daqueles sintomas que nenhum de nós quer ter pois, além de ser algo que não nos deixa descansar (por estarmos sempre a tossir), acaba por ter consequências ao nível do corpo, como dores físicas!

Existem várias causas para o surgimento da tosse e no caso da mesma se tornar persisntente, é muito importante que seja visto pelo seu médico assistente no sentido de descartar cenários mais graves. O diagnóstico por um profissional de saúde é sempre mais seguro.

Para os casos em que a tosse é mais ligeira e passageira existe um conjunto de chás para a tosse que o podem ajudar a aliviar os sintomas.
 

5 melhores chás para a tosse


Chá de urtiga


 
A urtiga é um dos ideiais chás para a tosse, sobretudo a alérgica, ou seja, aquela que é mais seca e teima em não desaparecer. A urtiga tem propriedades anti histamínicas, daí ajudar a eliminar este sintoma.

Preparação: Junte uma colher de sopa de folhas secas de urtiga a 200 ml de água após fervida e deixe em infusão uns minutos. De seguida coe o preparado e vá tomando ao longo do dia, não ultrapassando as três chávenas por dia. Se preferir, pode adoçar o chá com um pouco de mel.
 


Chá de canela e limão

canela

A canela é um excelente bactericida, o que ajuda a matar os micro-organismos que estejam a provocar a tão temida tosse. Este chá para a tosse é muito fácil de fazer e alia os efeitos da canela aos do limão, excelente ingrediente para fortalecer o sistema imunitário.

Preparação: Coloque num bule um pau de canela, três cravos da índia, uma rodela de limão e junte meio litro de água a ferver. Deixe em infusão durante uns minutos e está pronto a coar e servir. Pode beber duas chávenas deste chá para a tosse por dia. Uma vez preparado, o chá tem de ser consumido no próprio dia. 
 


Chá de limão

limao

Quem não se lembra de, em criança, estar doente e a avó preparar um chá de casca ou sumo de limão? E a verdade é que nos sentíamos logo melhor!

Não é por acaso que isso acontece. O limão tem imensas propriedades anti bacterianas e que reforçam o sistema imunitário e ajuda a combater a tosse.

Preparação: Pode escolher: fazer o chá com a casca ou com o próprio sumo do limão.
 


Chá de tomilho

tomilho

O tomilho é uma excelente opção para o combate à tosse, sobretudo se for aliado a um quadro de bronquite.

Preparação: Junte a água fervente uns raminhos de tomilho e deixe em infusão cerca de 10 minutos. Após esse tempo, está pronto a consumir!
 


Chá de gengibre

gegibre
 
Com múltiplos fins, o gengibre também ajuda a combater a tosse.

Preparação: Fatie um pouco da raís de gengibre e junte a água a ferver. Após ficar em contacto com a água durante alguns minutos, basta coar e beber. Pode ir bebendo o chá ao longo do dia e se não gostar do sabor, pode adoçar com um pouco de mel.
 
 

Chá para a tosse infantil

No caso da tosse nas crianças, o cuidado deve ser redobrado, ou seja, em nenhum circunstância deve fazer uma medicação sem avaliação médica e não vai ser um chá, por si só, que vai curar o problema.

O que é possível é que o chá para a tosse ajude a aliviar este incómodo, mas sempre após a consulta ao médico do seu pequenino.


Chá de cenoura

cenoura
Este chá é preparado frio e é muito fácil de fazer. Basicamente, pega numa cenoura, rala-a e deixa esse preparado alguns minutos no frigorífico. A cenoura vai acabar por largar o seu próprio sumo, e é esse sumo que a criança deve beber.

Pode adoçar com umas colheres de mel e ir dando ao longo do dia.

Veja também: