Chá para diabetes: 4 sugestões para se sentir melhor

Preparámos uma lista de chá para diabetes. Os ingredientes são tão comuns que até pode encontrar a flor para fazer o chá no jardim de sua casa.

Chá para diabetes: 4 sugestões para se sentir melhor
Dente de leão é um chá que ajuda a baixar os níveis de açúcar

A hidratação é essencial para o funcionamento do organismo, sobretudo dos diabéticos. Porém, e tendo em conta a oferta de chá para diabetes, a hidratação não tem de ser apenas à base do recomendado 1,5 L de água por dia.

Na verdade, os chás e as infusões são uma saudável forma de complementar a hidratação. Sobretudo por conterem vários compostos bioativos, como é o caso dos flavonoides e antioxidantes naturais. Por outro lado, fornecem diferentes benefícios, consoante a planta utilizada.

Contudo, ainda assim, os diabéticos deverão ter atenção no consumo de alguns chás. Como é o caso, por exemplo, dos chás detox, assim como os que contenham teína, isto é, a cafeína do chá.

4 chás para diabetes

Chá de gengibre

chá de gengibre

Uma infusão carateriza-se por deitar água a ferver sobre plantas, frutos ou folhas, com o propósito de retirar e usufruir das suas substâncias ativas. E uma das infusões das quais podemos retirar muitas propriedades é o chá de gengibre.

Do gengibre podemos ressaltar os seus benefícios como chá para diabetes, nomeadamente o facto de diminuir os níveis de glicose, assim como os lípidos. Contudo, estão ainda reconhecidas outras vantagens ao nível da circulação e na prevenção de problemas cardiovasculares.

Preparação: colocar 250 ml de água a ferver. Desligar e acrescentar 2 cm de gengibre descascado e cortado em pequenos pedaços, 1 pau de canela e sumo de meio limão. Deixar repousar por 15 minutos e servir.

Chá de hibisco

chá de hibisco

Apesar de ser natural do Brasil, a comercialização do hibisco, ou também vinagreira, já é muito comum em Portugal. Uma das principais razões para ser tão popular prende-se com a sua capacidade de ajudar a emagrecer.

Para além desta apelativa propriedade, o hibisco tem ainda propriedades adequadas à dieta dos diabéticos, uma vez que reduz os níveis de glicose. De todo o modo, ajuda ainda a reduzir o colesterol LDL; aumenta o colesterol HDL; tem um efeito diurético e ajuda no controlo da hipertensão.

Preparação: coloque uma colher de chá de flores secas de hibisco e ferva em 250 ml de água. Deixe a água ferver durante 10 minutos e coe de seguida. Pode consumir morno ou frio, ou então como chá gelado para os dias mais quentes.

Chá de dente de leão

chá de dente de leão

Para além de ser uma das flores preferidas das brincadeiras das crianças, o dente de leão esconde muitos benefícios, nomeadamente o facto de ser um chá para diabetes.

Outro aspeto interessante é a facilidade com que podemos encontrar este chá, uma vez que é muito comum encontrar a flor nos campos e mesmo nos jardins dentro das cidades.

De todo o modo, os seus benefícios vão ao encontro das necessidades das pessoas com diabetes. Uma vez que estimula a produção de insulina, regulando assim os níveis de açúcar no sangue. Por outro lado, não é de descurar as suas capacidades drenantes.

Preparação: A preparação deste chá é muito versátil, uma vez que tanto pode preparar a sua infusão utilizando a raiz, as folhas ou mesmo as flores. Coloque um litro de água a ferver, coloque o dente de leão e após uns minutos retire e coe.

Chá de camomila

chá de camomila

As propriedades calmantes da camomila já há muito são conhecidas. Mas, ainda assim, os seus efeitos calmantes vão muito além do controlo da ansiedade. Entre os quais destacamos: acalmar a pele; ajudar a clarear as manchas da pele e melhorar a ação de máscaras faciais.

Porém, a razão principal de incluirmos a camomila na listagem de chá para diabetes, prende-se com o facto de esta infusão diminuir os níveis de açúcar no sangue dos diabéticos, sobretudo dos diabetes tipo 2.

Preparação:  A infusão de camomila pode ser preparada, através da utilização das flores secas da planta ou das saquetas pré-embaladas, vendidas em ervanárias e supermercados. Deste modo, deverá ferver a água e, caso seja o caso, adicionar as flores secas de camomila. Em seguida, deixe repousar 10 minutos e, por fim, pode coar e beber.

Veja também:

Continuar a Ler