PLANO DE SAÚDE MEDICARE - 6 mensalidades sem compromisso

Chá para gripe: os 5 melhores

Com o tempo frio a aproximar-se, é certo que a gripe vai visitar as famílias portuguesas. Saiba como aliviar os sintomas com um chá para gripe.

Chá para gripe: os 5 melhores
Sabe quais os melhores chás para combater as gripes?

Todos os anos, com a chegada do outono, dá-se início ao ciclo das gripes. Embora muitas vezes não sejam motivo para grandes alarmes, elas podem causar muito desconforto e, quando mal curadas, provocar maiores complicações. Existe uma receita infalível para aliviar os sintomas. E ela é do tempo da avó. Sabe que chá para gripe deve tomar em cada situação?

É verdade, os chás não substituem qualquer medicação indicada pelos médicos, mas é verdade também que eles são importantes aliados quando é preciso aliviar os incómodos e dizer adeus à gripe. A fórmula não é nada secreta e faz parte dos milagres conhecidos pelas avós e pelas mães, que não costumam deixar passar nada sem um bom chá para aliviar. 
 

Quais os chás para gripe?

No caso da gripe, é sabido que as bebidas quentes não podem faltar, mas será que de facto elas fazem efeito na redução dos sintomas? A verdade é que o chá não é capaz de curar, mas não há dúvidas de que aumentam a temperatura do corpo e promovem a melhoria no bem-estar, aliviando inflamações, dores no corpo e nariz entupido.

Estas bebidas, para além de acessíveis, são saborosas e poderosas aliadas quando o assunto é mandar embora um quadro de gripe. Os chás mais indicados para acalmar os sintomas das gripes e constipações são à base de:
 
  • Erva-doce
  • Hortelã
  • Lima
  • Camomila
  • Eucalipto
 

O mel e outros super alimentos contra a gripe

Sabia que, também para adoçar ou aromatizar os chás, é preciso escolher o ingrediente certo para dar mais força aos seus efeitos? Experimente adicionar raspas de gengibre, cebola ou alho, e não esqueça o mel. Estes alimentos ajudam a reduzir a inflamação, a tosse e o congestionamento nasal.

O mel nos chás ajuda a hidratar a mucosa, enquanto que o alho, a cebola e o gengibre têm poderes para agir diretamente na luta contra o vírus. 

Dica do E-konomista: adicione os acompanhamentos enquanto o chá estiver bastante quente. 

Agora que já sabe que a avó tem (quase) sempre a razão, está preparado para as estações mais frias do ano?  Quando a gripe bater à porta, é hora de ir para a cozinha e fazer o melhor chá. 

Veja também: