Chá para o fígado: os 5 melhores

Existirá algum chá para o fígado, que ajude a limpar e revitalizar este órgão? Descubra connosco.

Chá para o fígado: os 5 melhores
Trate um dos maiores órgãos do corpo humano!

Existem alguns chás para o fígado, que ajudam a que o mesmo se mantenha saudável.  O fígado é um dos mais importantes órgãos do nosso corpo. Afinal é ele que ajuda a limpar e e drenar o nosso corpo de substâncias mais nocivas e de gorduras indesejadas. O fígado é responsável por executar mais de 60 funções no nosso corpo!

Para manter uma boa saúde do fígado, é desejável que mantenha uma dieta equilibrada e à base de alimentos saudáveis e com pouca gordura. Fritos, gorduras e açúcares simples são os maiores inimigos deste importante órgão!
Além destes cuidados alimentares, deve também praticar algum exercício físico, de forma a evitar que haja gordura acumulada em demasia.

Chá para o fígado: top 5

Chá verde

cha verde

O chá verde é um excelente chá para o fígado pelas suas propriedades antioxidantes, que ajudam a potencializar as mais de sessenta funções deste órgão.

Preparação: Existem saquetas já pré preparadas com este chá, mas pode optar por fazer em casa a infusão, comprando as folhas numa loja de produtos naturais ou numa ervanária.

Chá de açafrão

açafrão Também conhecido como curcuma, o açafrão da terra é conhecido pelas fortes propriedades medicinais, com ações anti-inflamatórias e anti-infeciosas que protegem o organismo em geral e o tubo digestivo em particular.

Ajuda a tratar gastrites, úlceras e colesterol, e é também muito indicado para regenerar o fígado e limpar a bílis.

Preparação: Deixe ferver meio litro de água e junte um pouco desta raíz. Após alguns minutos de infusão, coe e pode beber. Ingira até três chávenas deste chá por dia.

Chá de cebola

cebola

A cebola é um bom chá para o fígado, ajudando a “limpar” algumas gorduras que podem acumular-se neste órgão.

Preparação: Cozinhe quatro cebolas num litro de água e vá bebendo ao longo do dia esta mistura. Pode manter o tratamento até um mês.

Chá de alface

alface

A alface é um grande aliado na limpeza do organismo, incluindo o fígado.

Preparação: Reseve cerca de 100 gramas de folhas de alface e junte a um litro de água fervente. Pode consumir cerca de três chávenas de chá de alface por dia para que comece a sentir os resultados.

Chá de cardo mariano

O cardo mariano é utilizado desde a antiguidade para inúmeros problemas de saúde. Uma das suas principais funções está relacionada com a reestruturação do fígado e com a produção da bílis, o que o torna um ótimo chá para o fígado.

Composto por silimarina, este chá ajuda a proteger e reparar as células do fígado, e atua como um desintoxicante. Pode ser utilizado, por exemplo, como auxiliar após um dia de abuso de bebidas alcoólicas.

Preparação: Coloque um punhado desta planta junto com meio litro de água fervente e deixe atuar uns minutos. Em seguida coe e está pronto a consumir!

Veja também: