5 benefícios do chá preto

Conheça o rei dos chás, o chá preto! O chá que serve de base a muitos outros, como por exemplo, o chá de frutos silvestres ou o earl grey.

5 benefícios do chá preto
O chá preto provém da planta camellia sinensis

Sabia que Portugal tem atualmente a única plantação de chá da Europa? Localizada nos Açores, mais precisamente em São Miguel – a Gorreana – conta com 32 hectares de plantação, nas variedades de chá preto e verde.

O chá é um produto resultante das folhas secas provenientes da planta camellia sinensis. Neste sentido, todo o chá deriva desta planta, como é o caso do chá preto, chá branco, chá verde e chá oolong.

A diferença entre os chás reside na seleção da folha a utilizar para cada um deles e no seu processamento. No caso do chá preto, produzido nos Açores, as folhas são deixadas a murchar e enroladas, causando o esmagamento parcial da folha. Mais tarde, são expostas ao ar para dar continuidade ao processo lento e natural de oxidação, fermentação e, por fim secagem.

Os 5 benefícios do chá preto

1. Reforça a atividade mental

Graças à presença de cafeína e teanina, o chá preto, é considerado um dos chá indicados para tomar ao pequeno-almoço. Uma das principais razões prende-se com o facto de este melhorar a capacidade cognitiva e, por sua vez, a atividade mental.

Ainda que contenha menos cafeína do que um café, o chá preto promove a irrigação sanguínea, ao mesmo tempo que aumenta os níveis de energia.

2. Combate as alergias

alergias

Uma outra utilização do chá preto é a sua eficácia no combate às alergias, nomeadamente na alergia à hera venenosa. Assim, caso tenha feito reação alérgica à hera venenosa a melhor forma de aliviar esses sintomas é preparar um banho relaxante. Para isso, basta juntar 5 saquetas de chá preto ao seu banho e, deixar os taninos do chá atuar.

Por outro lado, outra forma de desfrutar das propriedades do chá preto no combate às alergias é beber algumas chávenas de chá por dia e, assim usufruir das capacidades dos flavonoides.

3. Combate a diarreia

A diarreia carateriza-se por uma inflamação no intestino. Através da presença dos taninos, o chá preto ajuda a absorver os líquidos e acalmar a inflamação intestinal.

Na verdade, este é um chá recomendado pelos médicos sempre que se verificam casos de diarreia.

4. Melhora a saúde oral

saúde oral

Também neste caso podemos usufruir da versatilidade do chá preto, podendo ser usado para bochechar ou colocando as saquetas do chá diretamente nas gengivas.

Ambos os usos vão trazer melhorias às suas gengivas inflamadas, uma vez que ajudam a diminuir a proliferação de bactérias. Para isto contribuem os polifenóis, assim como os taninos.

5. Olhos irritados

olhos irritados

Se tem os olhos irritados, pode usufruir das propriedades do chá preto, através de uma receita caseira. Para isso, basta colocar 2 saquetas de chá em água morna durante 10 minutos. Esprema os sacos, de modo a retirar o excesso de líquido e, por fim coloque sobre os olhos, durante 10 a 15 minutos.

Contraindicações do chá preto

Uma das principais contraindicações deste chá, está relacionado com o facto de o mesmo conter cafeína e teanina. Como tal, se for sensível à cafeína, deve ter algumas reservas no consumo deste chá, como por exemplo evitar beber chá preto após as 18h.

De qualquer forma, pode optar por chá preto descafeinado. Se seguir a dose recomendada de 2 a 3 chávenas por dia,  irá evitar quaisquer efeitos indesejáveis.

Como preparar o chá preto

como preparar chá

Para ajudar a preparar corretamente o chá e, assim, extrair todos os seus benefícios, socorremo-nos das recomendações da Gorreana.

Coloque a água, de preferência filtrada, a aquecer, até começarem a aparecer as primeiras bolhas de ar na água. Desligue ainda antes a água começar a ferver. Adicione a erva do chá e abafe com uma tampa, deixando repousar durante 5 minutos. Por fim, coe o chá e desfrute.

No que respeita a quantidade, aconselha-se a medida de duas colheres de chá para um litro de água.

Onde comprar

O chá preto é vendido em supermercados, lojas de produtos naturais, onde pode encontrar o mesmo à venda tanto em erva como em saquetas. O preço ronda os 2€.

Veja também: