Plano de Saúde Medicare

Gratuito durante 6 meses!

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por e-konomista.pt

Saber mais

4 motivos para beber chá verde

O chá verde é uma ótima alternativa a bebidas industrializadas e ainda traz benefícios para a saúde!

4 motivos para beber chá verde
Um chá repleto de benefícios!

Comecemos com um pouco de história. Feito a partir da infusão da planta camellia sinesis, o chá verde é utilizado há centenas de anos na China e no Japão. Mais recentemente começou a ser trazido para o mundo ocidental e a ganhar aí o seu espaço de mercado.

Existe, inclusivamente, uma plantação de chá verde em Portugal, especificamente em São Miguel, Açores, de onde se exporta o chá para todo o mundo.

E os motivos para se consumir chá verde são mais do que muitos.


4 benefícios do chá verde


1. Fortalece o sistema imunitário

Rico em ácido fólico, manganês, potássio e vitaminas, o chá verde melhora o funcionamento do nosso sistema imunitário, redorçando-o contra eventuais infeções, vírus ou bactérias.

 

2. Previne a artritre

Foram realizados estudos que comprovam que determinadas substâncias presentes no chá verde conseguem bloquear a enzima responsável pela destruição da cartilagem que leva à artrite.

 

3. Reduz o colesterol “mau”

Todos nos queremos ver livres do famoso “LDL”. O chá verde pode dar uma ajudinha! Foi realizado um estudo que demonstrou que quem consumia chá verde tinha maiores probabilidades de diminuir os níveis de colesterol do que quem não o consumia.

Claro está que este chá isoladamente não vai fazer milagres; mas quando conjugado com uma alimentação saudável e exercício físico, pode ser uma boa ajuda!
 

4. Doenças do coração afastadas

Ao consumir chá verde está a diminuir as probabilidades de se formarem coágulos nas artérias do nosso corpo. Isto acontece pela forte presença de flavonoides neste chá.

Para que o efeito seja visível, deve tomar pelo menos três chávenas por dia.
 


Preparação do chá verde

O chá verde tem algumas especificidades no que respeita a sua preparação.

Além de não ser recomendado deixar a água ferver totalmente (pois deixa o sabor do chá muito amargo), o tempo de infusão não deve ser superior a três minutos.

Existe a versão de chá verde em planta, para preparar em casa, ou em saquetas, já prontas a consumir. No entanto, evidências apontam para que a versão em saquetas seja menos eficiente nos resultados pretendidos do que a planta verdadeira.

 

Advertências

Pessoas sensíveis à cafeína, grávidas, pessoas com problemas de hipertensão, glaucoma e doenças psiquiátricas devem evitar o consumo do chá verde, uma vez que o mesmo pode interferir com a medicação tomada para cada um dos casos indicados.

 

Onde adquirir

O chá verde em saquetas pode ser comprado em qualquer loja e supermercado e uma embalagem de dez saquetas custa cerca de um euro.

Já a planta para preparação pode ser comprada em ervanárias, lojas de produtos naturais e supermercados selecionados. Uma embalagem ronda os dois euros e meio.

Veja também: