Publicidade:

Comeu demais no Natal? 9 chás para combater os excessos

Uns quilos a mais, barriga inchada, má disposição e pernas pesadas são alguns presentes indesejados do Natal. Siga as nossas dicas para voltar ao normal.

Comeu demais no Natal? 9 chás para combater os excessos
Sugestões de chás de acordo com os sintomas dominantes

Os jantares de Natal marcaram a sua agenda das duas últimas semanas. Já estava a ser difícil cumprir a dieta com tantos convívios natalícios, cheios de pratos simpáticos, sobremesas atraentes e brindes carregados de alegria. Muitas calorias também! E chegado o dia tão esperado, lá se vai toda a dieta por água abaixo!

Tempos de festa são tempos de fartura e as iguarias natalícias numa mesa portuguesa trazem-nos os sabores da nossa terra, da nossa família e das nossas origens! Percorrer as delícias da consoada é matar saudades, é aconchego, é viver o espirito de Natal!

O pior é quando chega a hora de folgar o cinto para dar espaço à barriga, quando a digestão custa a fazer, a má disposição ameaça. Cada perna pesa uma tonelada e a cadeira não nos deixa levantar!

Para o ajudar a recuperar a boa disposição, sugerimos-lhe os seguintes chás e suas combinações de acordo com os sintomas dominantes.

Os melhores chás para combater os excessos alimentares do Natal


Digestão difícil, gases, enfartamento e obstipação – CHÁ DE ALCACHOFRA E DENTE DE LEÃO

cha alcachofra

Os chás de alcachofra e de dente de leão melhoram a digestão nas refeições mais pesadas, estimulando a produção de saliva e suco gástrico. Melhoram também o funcionamento do fígado e vesícula biliar na digestão das gorduras pelo aumento de produção de bílis. Resolve a obstipação quando esta se deve ao mau funcionamento da vesícula biliar.

Azia – CHÁ DE ERVA PRÍNCIPE

cha erva principe

Este chá é uma bebida muito agradável com um forte sabor a limão, que pode acompanhar as refeições. Combate a má disposição e azia por ter uma ação antiespasmódica do tubo digestivo.

Enjoo – CHÁ DE GENGIBRE

cha de gengibre

Utilizam-se os seus rizomas para fazer o chá. O chá de gengibre é facilitador da digestão, tem efeito terapêutico no tratamento e prevenção de enjoos.

Cólicas abdominais – LÚCIA-LIMA E HORTELÃ-PIMENTA

cha hortela pimenta

Esta combinação é ótima para eliminar as dores de estômago e intestino, pela redução dos espasmos musculares. Também podem ser utilizados isoladamente.

Retenção de líquidos – CHÁ VERDE, CAVALINHA E PÉS-DE-CEREJA

cha verde

Isoladamente ou combinadas, estas ervas estimulam a eliminação de líquidos, aumentando a quantidade de urina. Não ocorre perda de sais minerais como nos fármacos diuréticos pelo seu elevado conteúdo em sais minerais. No edema, pernas e pés inchados tem uma forte ação drenante, dando uma sensação de maior leveza.

Veja também:

Ana Luisa Santo Ana Luisa Santo

Enfermeira especializada em acupuntura e medicina tradicional chinesa. É uma apaixonada pela saúde natural e terapias alternativas, explorando ativamente formas seguras de cuidar a saúde e o bem-estar. Trabalhou no Serviço de Cuidados Intensivos do Hospital Geral Santo António, Porto. Atualmente trabalha na consulta de acupuntura do Hospital da Lapa. Docente no Instituto Jean Piaget. Enfermeira voluntária na AMI.