4 chás para o colesterol que vai querer conhecer

Já se questionou sobre os chás para o colesterol? Temos uma boa notícia para si: eles existem, e são eficazes. Fique a conhecê-los.

4 chás para o colesterol que vai querer conhecer
Livre-se do mau colesterol com estas dicas simples e económicas

Sabia que o colesterol ajuda na digestão das próprias gorduras? E que 70% dele é fabricado pelo nosso organismo? O responsável por quase todo o processo é o fígado. Apenas os restantes 30% resultam da dieta que se adopta.

Pode até não saber, mas nem todo o colesterol é mau. Uma vez que compõe as membranas celulares do cérebro, dos nervos, dos músculos, do fígado e de todo o nosso corpo, o colesterol acaba por ser um tipo de gordura presente no organismo com a função de garantir o seu normal funcionamento.

A grande questão dos malefícios do colesterol está nos seus tipos: o HDL é o considerado colesterol bom, pois ajuda na tal digestão de gorduras, e o LDL é aquele intruso que não queremos nem ouvir o nome. Mas é mesmo verdade: o colesterol LDL é um verdadeiro vilão para o nosso corpo – em excesso, ele pode ficar depositado nas nossas artérias e causar graves problemas de saúde.

Tome nota da boa notícia: aquele que todos tentamos combater pode ir embora com a ajuda dos chás para o colesterol. Quer saber quais são as infusões que nos ajudam a baixar os níveis deste temido inimigo? Então esteja atento a este artigo: listamos as opções que podem ajudá-lo a lutar contra o mau colesterol, mas recordamos que é essencial adotar mudanças na dieta, para além da prática de atividade física.

Os chás para o colesterol, sozinhos, não vão garantir a total eficácia. Determine-se e viva uma rotina ativa, aliada a uma alimentação equilibrada.

Chás para o colesterol

Chá verde


O chá verde, graças aos seus poderes antioxidantes e regenerativos, é um bom aliado na luta contra o colesterol mau.

Para baixar os níveis de colesterol LDL no sangue, este chá deve ser consumido quatro vezes ao dia e, de preferência, fora dos horários das refeições. Opte pelas versões feitas em casa: adicione três colheres de chá verde em meio litro de água a ferver e deixe atuar durante uns minutos. A seguir, coe e está pronto a consumir.

Chá de cúrcuma

A cúrcuma, ou raíz de açafrão, ajuda também a baixar os níveis de colesterol no sangue pelas suas propriedades curativas e drenantes.

Para cada meio litro de água deve adicionar três colheres de café de curcuma, deixando repousar por dez minutos. Beba três chávenas da mistura por dia.

Nota importante: se tiver pedras na vesícula, ou se tomar medicamentos anticoagulantes não deve optar por esta solução. Além disso, se estiver grávida ou a amamentar, deve consultar primeiro o seu médico antes de tomar este chá para colesterol.

Chá de alcaçuz


O alcaçuz é uma planta medicinal utilizada desde sempre para inúmeras finalidades curativas. Uma delas é, exatamente, a redução dos níveis de colesterol mau no sangue.

Deve usar cerca de 1 a 5 gramas por dia, numa infusão com um litro de água. No entanto, é necessário algum cuidado com este chá: consumir mais de 20gr por dia pode vir a resultar em pequenas complicações como dores de cabeça, hipertensão e problemas de coração.

Chá de alho


Nem só para temperar e refogar serve o alho. Ele tem também imensas propriedades benéficas para a nossa saúde e ajuda, inclusivamente, a lutar contra o colesterol.

Utilize três dentes de alho, um pouco de raíz de gengibre e junte-os à quantidade equivalente a dois copos de água a ferver. Reserve durante alguns minutos e coe. Pode adicionar mel se não se sentir confortável com o sabor. Beba duas chávenas por dia: uma ao acordar e outra ao deitar.

Veja mais: