4 chás para a retenção de líquidos

Chás para retenção de líquidos? Sim, esta pode ser uma forma de se livrar do inchaço indesejado e garantir o seu bem estar.

4 chás para a retenção de líquidos
Limpe o seu organismo com a ajuda de poderosas infusões

Quantas vezes não ouvimos a velha história de: “isto não é gordura, é retenção de líquidos”? Em alguns casos pode não passar de uma desculpa que damos a nós próprios, mas noutros é mesmo verdade que a retenção de líquidos é a causa de mais volume e mais peso.

Sabe quais são as causas deste desconforto? Veja neste artigo o porquê do inchaço e aprenda uma forma natural para tratar o problema.

Quais são as causas da retenção de líquidos?

São várias as razões que provocam a retenção de líquidos. Tome nota das principais:

  • Alimentação com excesso de sal;
  • Fígado com excesso de albumina;
  • Acumulação de proteínas;
  • Falta de vitaminas;
  • Falta de magnésio;
  • Escassez de potássio;
  • Escassez de ácidos gordos.

Como tratar?

A orientação principal é: reveja a sua alimentação. Carnes brancas e magras, cereais integrais, fruta e verduras devem ser os ingredientes principais à mesa. Fritos, açúcares e produtos refinados devem passar longe do prato – e por que não deixá-los apenas para os dias de festa?

Em conjunto com estes cuidados, é sugerida a prática regular de atividade física – que pode mesmo passar por simples caminhadas diárias. Mas quer saber um segredo para livrar-se do inchaço? Existem 4 poderosas infusões capazes de drenar o problema.

Chás para a retenção de líquidos

1. Chá de barbas de milho


As barbas de milho são muito diuréticas e ajudam a evitar retenção de líquidos, drenando os líquidos em excesso.

Utilize uma colher e meia de sopa de barbas de milho para cada meio litro de água e deixe ferver por uns minutos. Em seguida, coe a mistura e está pronto a servir. Mas atenção: não deve beber mais do que uma chávena deste chá num intervalo de 12 horas.

2. Chá de dente de leão


O chá de dente de leão, apesar de muito pouco calórico, é extremamente nutritivo e os benefícios que apresenta são mais do que muitos:

  • Ele é rico em vitaminas, minerais e proteínas;
  • Contém inulina, pectina, riboflavina e tiamina;
  • É fonte de cálcio, potássio, cobre, magnésio e ferro;

Dica: se tem deficiência em cálcio, que tal inserir esta infusão na sua rotina? Cada chávena deste chá para retenção de líquidos possui tanto cálcio quanto meio copo de leite.

Para preparar este chá, pode utilizar a raiz ou as folhas – e até mesmo as flores. Junte um pouco de dente de leão a um litro de água, ferva uns minutos e coe. Sirva e aproveite os seus benefícios!

3. Chá de pera

A pera, para além de ser um fruto muito nutritivo e apreciado pela maior parte das pessoas, tem uma grande concentração de pectina, que é um elemento poderoso para desintoxicar o organismo. Como consequência deste seu super poder, a pera ajuda a drenar líquidos em excesso. Beba a infusão quente ou fria… e delicie-se!

4. Chá de hibisco

O chá de hibisco tem diversas propriedades antioxidantes que evitam a acumulação de gorduras no organismo. Para somar mais vantagens ao seu consumo, a bebida ajuda a reduzir a absorção de hidratos de carbono e é uma excelente aliada na luta contra o peso.

Pode escolher os chás prontos e embalados em saquetas, ou preparar a sua infusão em casa, comprando o hibisco em lojas de produtos naturais e ervanárias.  Está pronto para mandar o inchaço embora?

Veja mais: