Check-In Online: o que saber

Tem dúvidas sobre como fazer o check-in online? Nós temos algumas dicas para o ajudar!

Check-In Online: o que saber
Saiba como fazer o check-in online nas principais companhias aéreas

Porquê passar tempos intermináveis em filas de espera para fazer o check-in se o pode fazer no conforto da sua casa e, chegado, ao aeroporto ter a tarefa bem mais facilitada? Pois bem, essa é a grande vantagem de fazer o check-in online

Atualmente são cada vez mais as companhias aéreas que oferecem esta possibilidade e o processo é muito simples e semelhante na grande maioria dos casos, variando apenas o “como” e o “quando”, de acordo com a operadora com a qual vai viajar. 


Check-in online: o que é? 

O check-in online é um serviço que permite imprimir o cartão de embarque comodamente em casa, dias ou horas antes de chegar ao aeroporto. Esta possibilidade é perfeita para evitar “corridas” desnecessárias para chegar a tempo de fazer o check-in no aeroporto - porque, sejamos francos, atrasos acontecem e se ainda tiver que fazer o check-in no aeroporto está tudo encaminhado para um ataque de nervos.

Além de ser mais prático e cómodo, ainda ganha tempo para preparar outros detalhes viagem. O check-in online permite-lhe também confirmar o seu lugar para a viagem. Todo o processo é realizado através da internet, na página da companhia aérea com que escolheu viajar e permite-lhe ter acesso ao seu cartão de embarque, evitando ficar na fila no dia do voo. 


O que necessita?

Para proceder ao check-in online, necessita de ter a informação do código de reserva e saber qual é o aeroporto do voo de ida e de volta, visto que o código de reserva localiza o voo.



Como fazer o check-in online?

Como dissemos antes, ainda que o processo seja muito semelhante nas várias companhias aéreas que disponibilizam este serviço, há pequenas diferenças, essencialmente no prazo para fazer o check-in online. Para o ajudar na sua próxima viagem, nós dizemos-lhe como fazer o check-in online em algumas das principais companhias aéreas europeias.


Na TAP 

Na TAP pode realizar o check-in online desde 36 horas antes da partida do seu voo. Fazendo o check-in online, e caso viaje sem bagagem, pode dirigir-se diretamente à porta de embarque (ainda que em alguns aeroportos possa ter que se deslocar a um balcão de check-in para poder aceder à porta de embarque). Caso viaje com bagagem e tenha feito o check-in online deve dirigir-se aos balcões de drop-off no aeroporto para deixar as suas malas antes de embarcar. 

Para garantir a pontualidade do seu voo, todos os passageiros têm de estar junto à porta de embarque 30 minutos antes do horário de partida. Todas as condições de uso do check-in online da TAP estão disponíveis na página da companhia. E já agora saiba que a TAP também dispõe de um serviço de mobile check-in



Na Ryanair

Na Ryanair o check-in online está disponível 30 dias antes do voo e até 2 horas antes de cada voo. Nesta companhia, o check-in online é mesmo um requisito. Todos os passageiros devem fazer o seu check-in online obrigatoriamente, através da página web da companhia e da impressão prévia do seu talão de embarque, que devem ser impressos (numa folha A4) e apresentados aquando do embarque, juntamente com o documento de identificação. Os passageiros que não façam o check-in online dentro dos prazos definidos pela companhia terão eu pagar uma taxa de check-in no aeroporto. 



Na Easyjet

Tal como na Ryanair, também na Easyjet o check-in online está disponível 30 dias antes do voo e até 2 horas antes do horário programado de saída do voo. A porta de embarque fecha 30 minutos antes da hora da partida e se chegar tarde, não entrará a bordo do avião.



Na Lufthansa

Simples, intuitivo e muito rápido. Assim é o check-in online na Lufthansa. O processo está disponível até 23 horas antes da saída do voo. Ao fazê-lo pode ainda reservar o seu lugar e imprimir o cartão de embarque online ou então pedir que lhe seja enviado para o telemóvel. 



Na Iberia

Na Iberia, é possível fazer o check-in online até uma hora antes da partida do voo. Deste modo, evita filas e pode seguir diretamente à porta de embarque, tendo já reservado o seu assento e imprimido o talão de embarque com antecedência. O processo em si é muito simples. Basta introduzir o seu apelido, o seu código de reserva e o destino de partida. Depois, seleciona o voo e os assentos. Por último, guarda o talão de embarque no seu telemóvel, imprime o documento ou solicita o envio de uma mensagem.
 


Na Vueling 

A Vueling possibilita fazer o check-in online de 7 dias antes da partida até 4 horas antes do voo. Pode solicitar o envio do cartão de embarque em pdf (para imprimir), por sms ou na aplicação que a empresa disponibiliza. 



Na Air France 

O check-in online da Air France está disponível partir de 30 horas antes da partida do seu voo. Através deste serviço não só confirma a sua presença no voo, como ainda pode escolher o seu lugar. 



Na Air Europa 

Na Air Europa pode fazer o check-in online entre 48 a uma hora antes da partida do voo. O processo tal como nos anteriores é muito simples. Pode fazer check-in online através do número do bilhete ou pelo seu sobrenome. 

Simples, prático e eficaz. Agora que já sabe não deixe de usufruir deste serviço muito útil. Boa viagem! 
 
Hotéis, apartamentos e quartos no mundo inteiro, a preços mínimos garantidos >>
Veja também: