Publicidade:

Estes são os chefs mais famosos de Portugal

Conheça-os um bocadinho melhor e guarde os nomes dos chefs mais famosos de Portugal: qualquer dia destes vai querer provar alguma magia.

Estes são os chefs mais famosos de Portugal
Já se sentou à mesa de um destes chefs?

Há uns anos, os chefs saíram da cozinha e transformaram-se em autênticas estrelas no panorama nacional. É possível que já tenha visto muitos destes nomes na televisão – pelos programas que apresentam e, até, por prémios que ganharam. Vamos conhecer melhor os chefs mais famosos de Portugal.

Os 7 chefs mais famosos de Portugal


chefs mais famosos de portugal

José Avillez

Licenciou-se em Comunicação Empresarial e fez uma tese sobre a identidade e a imagem da gastronomia portuguesa. É um dos chefs mais famosos de Portugal, obviamente, e um dos que tem mais espaços de sucesso abertos – seja em Lisboa ou no Porto. José Avillez começou a sua carreira no Fortaleza do Guincho e, pelo caminho, aprendeu com Maria de Lourdes Modesto, Alain Ducasse e até Ferran Adrià… Tudo grandes nomes do cenário gastronómico nacional e mundial. Ganhou a primeira estrela Michelin no Restaurante Tavares, em Lisboa, e entretanto já arrecadou mais duas estrelas no Belcanto, também em Lisboa.

Ricardo Costa

Conhecido pelo seu trabalho no The Yeatman, em Vila Nova de Gaia, o chef Ricardo Costa é, claramente, um dos chefs mais famosos de Portugal. Está à frente do restaurante com uma das melhores vistas do país desde 2010 mas antes já tinha passado pelo Sheraton e pelo Largo do Paço, em Amarante. Se haveria alguma dúvida sobre a sua qualidade, a segunda estrela Michelin no The Yeatman veio dissipar tudo. Até porque é o único restaurante com duas estrelas no grande Porto.

Rui Paula

Esta é, sem dúvida, uma cara conhecida da televisão dos portugueses (e também muito acarinhado)… Rui Paula é natural do Porto, mas o seu gosto pela cozinha começou no Douro, com a avó materna. Em 2007 abriu o DOC, no Douro, e depois rumou ao Porto, onde abriu o DOP. Entretanto abriu um restaurante em Recife, no Brasil, e em 2014 abriu as portas da menina dos seus olhos, a Casa de Chá da Boa Nova, em Leça da Palmeira. Por que é que é a menina dos seus olhos? Porque foi aqui que recebeu a sua primeira estrela Michelin.

Vasco Coelho Santos

Nascido e criado (com orgulho) no Porto, Vasco Coelho Santos é (e será) um dos chefs mais famosos de Portugal. Depois de ter passado por restaurantes como o Olivier Avenida, Tavares Rico (sob a batuta do chef José Avillez), Arzak, El Bulli, Mugaritz e Pedro Lemos, o chef portuense dá cartas em espaço próprio, no Euskalduna Studio, no Porto. Tem sido premiado constantemente e, por isso mesmo, ganha alguma fama no mundo da gastronomia.

Vítor Matos

Depois de ter começado a trabalhar na alta cozinha na Suíça, Vítor Matos voltou para Portugal e passou pelo Grande Hotel da Curia, pelo Tiara Park Atlantic Hotel e pelo Largo do Paço, em Amarante, onde recebeu uma estrela Michelin. Agora pousou arraiais no Antiqvvm, no Porto, e também já recebeu outra estrela.

Henrique Sá Pessoa

É de Oeiras que vem um dos chefs mais famosos de Portugal. Henrique Sá Pessoa já trabalhou no Park Lane Hotel, em Londres, no Hotel Sheraton on the Park, em Sidney, no Lapa Palace, no Restaurante Xarope, em Cascais, no La Villa, no Estoril, e no Bairro Alto Hotel, em Lisboa. Em 2005 foi considerado “Chef Cozinheiro do Ano” e em 2007 lançou o seu primeiro livro.

É uma cara conhecida da televisão pelos programas em que participa e apresenta. Em 2009 abriu o seu primeiro restaurante, o Alma, ao qual se juntou, em 2013, o Cais da Pedra.

Miguel Rocha Vieira

Atualmente com 39 anos, Miguel Rocha Vieira é um dos chefs mais famosos de Portugal. Nascido e criado em Cascais até aos 19 anos, o chef rumou a Londres para estudar gastronomia na Le Cordon Bleu, uma famosa escola francesa de gastronomia. Depois de ter passado por restaurantes de topo em Inglaterra, França e Espanha, abriu, em Budapeste o Costes. Foi aqui que ganhou a sua primeira estrela Michelin, em 2008.

É possível que lhe conheça a cara do programa televisivo MasterChef, mas Miguel continua a passar muito (e bom) tempo na cozinha do Fortaleza do Guincho, em Cascais.

Veja também: