9 benefícios do chocolate preto que vai querer conhecer

Tudo de bom que o chocolate preto tem para oferecer.

9 benefícios do chocolate preto que vai querer conhecer
Como se precisássemos de mais razões para comer chocolate

O chocolate preto é um tipo de chocolate feito a partir dos grãos de cacau torrados sem adição de leite, e é muitas vezes utilizado para usos culinários como base para sobremesas, bolos e bolachas.

Rico em flavonoides e antioxidantes, o chocolate preto tem sido alvo de várias investigações aos longo dos últimos tempos, que têm provado os vários benefícios deste tipo de chocolate.

Uma das vantagens do chocolate preto é ter níveis baixos de açúcar. No entanto continua a ser um alimento bastante calórico, sendo que a quantidade recomendada deste tipo de chocolate é de 30 gramas por dia.

Entre os vários benefícios do chocolate preto, existem alguns que destacamos.

9 benefícios do chocolate preto

Controlo do colesterol

O consumo de chocolate amargo estimula o aumento do “bom colesterol” e a diminuição do “mau colesterol”.

Redução da pressão arterial

Os flavonoides presentes no chocolate ajudam a promover a dilatação das artérias, diminuindo a resistência arterial, o que contribui para a melhoria da pressão arterial.

Protecção da pele

O chocolate preto possui uma forte acção antioxidante que ajuda a proteger a pele contra as radiação ultravioleta.

Proteção do sistema cardiovascular

Segundo um estudo realizado pela Universidade de Monash, em Melbourne, na Austrália, o consumo de chocolate preto (com pelo menos 70% de cacau) ajuda a prevenir o enfarte cardíaco e a reduzir os riscos a que os pacientes com problemas cardiovasculares estão sujeitos.

É importante referir que este benefício prevalece quando o consumo deste chocolate é associado à prática de um regime alimentar saudável e de exercício físico.

Sensação de bem-estar

O chocolate é fonte de triptofano. Este aminoácido é percursor da serotonina, hormona responsável pelo prazer. Além disso, o alimento possui neurotransmissores que estão relacionados com o relaxamento e a redução da ansiedade.

Proteção do cérebro

O chocolate amargo diminui o excesso de oxidação no cérebro e pode prevenir doenças degenerativas como o Alzheimer.

Ação antioxidante

A forte ação antioxidante dos flavonoides presentes no chocolate preto combatem os radicais livres e proporcionam benefícios em todo o organismo.

Promove o bom funcionamento dos músculos

O chocolate preto também possui grandes quantidades de magnésio, importante para o bom funcionamento dos nervos e músculos, e que ajuda a evitar a formação de pedra nos rins e vesícula.

Aumenta os níveis de Ferro

O ferro está presente no chocolate amargo e é importante para aumentar os níveis de ferro e evitar a anemia.

Veja também: