Publicidade:

Chromecast: como funciona, vantagens e desvantagens

O Chromecast é um adaptador que permite que veja conteúdos online em streaming na sua televisão. Pode ser controlado pelo smartphone, tablet ou computador.

Chromecast: como funciona, vantagens e desvantagens
Os melhores conteúdos streaming vídeo e áudio na televisão

Chromecast, desenvolvido pela Google, é um adaptador que se liga à televisão, através de HDMI, e permite o streaming de vídeo e áudio a partir de várias fontes online como NetflixYouTube, HBO Go, Hulu Plus, Pandora, etc.

Este gadget, à venda no site da Google por 39 euros, pode ser controlado através do smartphone, tablet ou computador, sendo compatível com iOS e Android.

A televisão tradicional broadcast é muito boa, mas a verdade é que a televisão de streaming é o futuro. E o Chromecast é uma das melhores e mais fáceis formas de obter vídeos streaming.

Como funciona o Chromecast


chromecast

O aparelho é ligado à porta HDMI da televisão, sendo alimentado através de um cabo micro-USB e é controlado por um dispositivo como smartphone, tablet ou computador.

Para usar este equipamento, após este estar ligado à televisão, basta instalar a Chromecast app e carregar no botão “Cast” para depois ver de imediato o conteúdo a ser exibido via streaming no ecrã.

O Chromecast funciona ao ser gerido diretamente através de um smartphone, tablet ou computador, em vez de um comando, o que permite que selecione mais facilmente o conteúdo que pretende ver antes de este aparecer na televisão.

Isto significa que, em vez de andar com o comando à procura do que quer ver, como se fizesse zapping, pode simplesmente selecionar o que quer ver no seu telemóvel, por exemplo.

O Chromecast tem um modelo limitado a resolução 1080p, mas se quiser um Chromecast com resolução 4K pode comprar a versão Ultra.

Vantagens e desvantagens do Chromecast

O Chromecast é um aparelho com streaming rápido e a aplicação funciona muito bem. O cabo embutido HDMI tem um toque agradável. Mas a melhor característica deste produto é a relação qualidade preço, aliada à facilidade de utilização.

A questão de não existir um comando próprio tanto pode ser algo favorável como não. O Chromecast é o único gadget do seu tipo que não tem comando: isto requer que use ou tenha sempre por perto outro dispositivo pronto a usar (especialmente se tiver de colocar uma password a cada utilização).

O Amazon Instant Video não funciona com o Chromecast, o que também é uma desvantagem para os utilizadores. Outro senão é este aparelho não disponibilizar muitos jogos.

É difícil resistir ao Chromecast porque o preço é baixo. A Google fez um excelente trabalho no que toca a equilibrar o preço e a posicionar este produto como a melhor e mais fácil ferramenta para ver na televisão conteúdos da Netflix, YouTube, Tidal, Spotify, Pandora, etc.

Para além disto, a app do Chromecast é muito interessante: permite fazer pesquisas universais e tem fast play, melhorando a forma como se procura conteúdo e se avança partes que podem não interessar tanto ao utilizador. O facto de a app estar disponível para iOS e Android é outra grande vantagem deste equipamento.

Veja também:

Ana Duarte Ana Duarte

Jornalista e gestora de comunicação no projeto Patient Innovation, Ana Duarte é mestre em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Porto. A sua paixão pela escrita começou cedo, quando aprendeu a escrever e começou a criar os seus próprios jornais. Interessa-se por tecnologia, desporto, cinema e literatura.