Cidade das Profissões: o que é e para quem

Saiba o que é a Cidade das Profissões, a quem se destina e quais são os seus principais objetivos.

Cidade das Profissões: o que é e para quem
Uma rede que promove a empregabilidade e o empreendedorismo

Na década de 90, em França, foi criada uma rede internacional de Cidades das Profissões, intitulada Réseau Cités des Métiers. A principal missão desta rede tem sido promover a empregabilidade dos cidadãos, estimular o empreendedorismo, ajudar no desenvolvimento de determinadas competências e fomentar o conhecimento sobre o mercado de trabalho. Em 2006, a Cidade das Profissões chegava finalmente ao Porto.


O que é a Cidade das Profissões?

Este projeto procura promover o acesso a informação sobre emprego e formação ao longo da vida, através da realização de várias parcerias com outras instituições, projetos e serviços na cidade do Porto, contribuindo assim para uma nova mentalidade dos cidadãos face ao emprego e à sua formação.
 

Quais são os principais objetivos da Cidade das Profissões?

  • Permitir o acesso a informação de qualidade, atualizada e que permita aos cidadãos fazer escolhas e tomar decisões devidamente esclarecidas;
  • Promover um comportamento proativo perante o emprego;
  • Possibilitar uma cultura empreendedora;
  • Estimular a criação de emprego (incluindo novas atividades que contribuam para fixar os jovens na cidade do Porto);
  • Desenvolver o espírito empresarial;
  • Concretizar parcerias estratégicas que melhorem a qualidade do projeto da Cidade das Profissões.
 

A quem se destina a Cidade das Profissões?

Este projeto tem como público-alvo todos aqueles que procuram informações sobre diferentes modalidades de formação. Além disso, destina-se a quem queira aperfeiçoar estratégias de procura ativa de emprego, integrar-se no mercado de trabalho, informar-se sobre programas de voluntariado e estágios, desenvolver determinadas competências-chave ou criar o seu próprio negócio.
 

Que serviços são disponibilizados pela Cidade das Profissões?

A Cidade das Profissões dispõe de:
  • Serviço de Consultoria de Percursos Profissionais (com atendimento gratuito);
  • Atendimento com Entidades Parceiras (atendimento personalizado com especialistas nas áreas de empreendedorismo e empregabilidade);
  • Workshops (oficinas e atividades semanais, gratuitas, mas sujeitas a inscrição);
  • Espaço Multimédia (postos informáticos de consulta com acesso à Internet).
 

Que temáticas são abordadas nos workshops da Cidade das Profissões?

As atividades realizadas nas instalações da Cidade das Profissões, na Rua das Flores, incidem nas seguintes áreas: Empreendedorismo, Empregabilidade, Competências-chave, Mobilidade, Clubes de Línguas (Inglês, Alemão, Francês, Espanhol, Árabe).

Há workshops sobre Direito do trabalho, Financiamento, Gestão de carreira e da vida profissional, Comunicação empresarial, Plano de Negócios, Life coaching, Mentoring do negócio, Personal branding, Voluntariado, Redes Sociais, entre tantos outros — e todos gratuitos.

Veja também: