Conheça a cidade que mais adora gatos

Fique a conhecer uma cidade que adora gatos como nenhuma outra. Aqui, pode encontrar referências a estes felinos onde quer que olhe.

Conheça a cidade que mais adora gatos
Esta é a cidade que mais venera estes animais

Há uma cidade que adora gatos e não consegue esconder esta sua paixão! Falamos de Kuching, a capital do Estado de Sarawak, na Malásia Oriental.

Se adora felinos, esta cidade vai deixá-lo encantado, pois para onde quer que olhe há uma grande probabilidade de encontrar grafítis, estátuas de gatos ou outras referências pouco ou nada subtis a estes animais. Estão um pouco por todo o lado.

Kuching: a cidade que adora gatos como nenhuma outra

gatos na cidade kuching

Qual a origem do nome da cidade ?

A obsessão desta cidade da Malásia por gatos começa pelo seu nome, pois em malaio, “kucing” significa “gato”. As referências aos gatos estão por toda a parte e no Museu do Gato são apresentadas algumas teorias sobre o porquê da cidade ter recebido o nome de “gato”:

1. Alguns creem que quando o primeiro Rajah de Sarawak, um inglês de nome James Brooke, chegou a Kuching, por volta do ano 1839, ao apontar para um estabelecimento e perguntar o seu nome, um local pensou erroneamente que ele estivesse a apontar para um gato e disse-lhe que se chamava ‘Kucing’;

2. Outros afirmam que a cidade recebeu o nome pelo facto de, por todo o lado, crescerem árvores com pequenos frutos chamados mata kuching, ou “fruta de olho de gato”;

3. A última teoria é que o nome da cidade que adora gatos provém dos tempos em que os moradores descobriram gatos de cauda curta que viviam ao longo das margens do rio Sarawak, que atravessa a cidade.

O que pode encontrar em Kuching?

gato gigante em kuchingFonte da imagem: Sarawak Malaysia Borneo – Sarawak Tourism

Kuching é o lar de uma população diversificada, composta por malaios, chineses e índios, bem como tribos locais. Os gatos conseguem ser significativos para cada um desses grupos. Para os chineses, por exemplo, os gatos são um símbolo de boa sorte.

O gato está profundamente enraizado nesta cidade, sendo que até colégios locais incluem a palavra CAT na sua sigla. A estação de rádio local também se chama Cats FM. O comércio tem que ser criativo no momento de dar nome às suas lojas, de forma a demonstrar o apreço da cidade por este animal.

Na cidade que adora gatos, por onde quer que passe, avistará sinais destes felinos, desde rotundas a paredes ou no cimo de pilares. Há, inclusivé, e como referido, um Museu do Gato.

Encontrará desde gatos gigantes, a gatos brincalhões em bronze, gatos pretos, brancos ou até dourados. Não se admire ainda com os nomes dos cafés, que primam por referir gatos.

Se também é fã destes animais, sinta-se convidado a visitar a cidade que adora gatos.

Veja também: