Publicidade:

As 11 cidades com a melhor comida de rua

A gastronomia faz parte dos encantos de viajar e de conhecer novos locais. Por isso, tem mesmo que descobrir as cidades com a melhor comida de rua. Sabe quais são?

As 11 cidades com a melhor comida de rua
Comida de rua: uma verdadeira experiência local

Uma das maiores vantagens em viajar é descobrir as especificidades de novas culturas, deixar-se influenciar pelas histórias locais, perder-se pelas ruelas e vilarejos desconhecidos e, claro, deliciar-se com a gastronomia local. E se é um viajante que gosta de decidir os destinos tendo em conta o estômago, vai adorar saber quais são as 11 cidades com a melhor comida de rua do mundo.

Comida de rua não é apenas uma maneira rápida, barata e deliciosa de aconchegar o estômago – é uma maneira de experimentar e mergulhar verdadeiramente num destino à sua escolha. E se em alguns locais há que ter algum cuidado com as condições de higiene, noutros a fasquia de qualidade é tão elevada, que guardará memórias que dificilmente conseguiria no interior de um restaurante.

Quem precisa de estrelas Michelin quando existem cidades com a melhor comida de rua do mundo? Confira os destinos.

Cidades com a melhor comida de rua: top 11

Reunimos os locais a visitar na Europa, Ásia, África e Oceania para lhe dar a conhecer as cidades com a melhor comida de rua. Será que adivinha quais são?

1. Singapura, Singapura

singapura

Singapura é uma das cidades mais seguras no que à comida de rua diz respeito, graças a regulamentos rigorosamente aplicados, por isso não tenha medo de experimentar. Além disso, os locais estão identificados com os níveis de limpeza (de A a D), para saber quais devem ou não evitar.

Onde ir: Maxwell Food Centre; Hong Lim Food Centre; Lagoon Food Village.

O que deve comer: arroz de frango; Bak chor mee (macarrão de porco); Sup tulang (sopa de medula óssea); Min chiang kueh (panqueca de amendoim).

2. Sydney, Austrália

syndey

Fonte: Eat Drink Play

Com uma grande variedade de lado, as barracas de comida de rua de Sydney são algumas das mais limpas do mundo devido a diretrizes de segurança de alimentos estritas da cidade e inspeções regulares de limpeza. O único problema é que… Pode realmente comer demais…

Onde ir: Faça o download do aplicativo Sydney Food Trucks, que informa exatamente onde se encontram os camiões e barracas de comida de rua.

O que deve comer: hambúrguer e batatas fritas de trufa no Mister Gee Burger Truck; Nhoque com ragu de cordeiro no camião Urban Pasta; Banh mi de rolo de porco de Marrickville.

3. Istambul, Turquia

istambul

A comida de rua em Istambul é um modo de vida, encontrará um pouco por todo o lado um vendedor ambulante ou uma loja com comida para comer “on the go”. Aqui recomendamos que privilegia os alimentos cozidos e se mantenha longe de carnes cruas e frutos do mar.

Onde ir: Mercado de especiarias em Eminönü e Küçük Pazar.

O que deve comer: Lahmacun (pizza turco-estilo coberto na carne à terra, cebolas e especiarias), mısır (milho grelhado na espiga); Kokoreç (intestinos de cordeiro envoltos em espetos de espetos e grelhados sobre carvão); Börek (pastelaria escamosa com recheio de vegetais ou queijo).

4. Banquecoque, Tailândia

tailandia

Os vendedores ambulantes de Banguecoque oferecem tudo: desde o pequeno-almoço à sobremesa. Embora existam cerca de 12 mil fornecedores na capital tailandesa, nem todos os fornecedores estão licenciados, apenas os que possuem um adesivo com um sorriso, que é o selo de aprovação do departamento de saúde.

Onde ir: Yaowarat, Chinatown de Banguecoque; o mercado noturno Soi 38; Sukhumvit Road.

O que deve comer: Som gai yang do tum (salada verde do papaya com galinha); Moo ping (espetos de carne de porco grelhado servido com arroz pegajoso); Moo dad diew (carne de porco frita).

5. Marraquexe, Marrocos

marrocos

A comida de rua em Marraquexe é uma das mais excitantes e saborosas do mundo, com todas as suas especiarias, cores, cheiros, texturas e influências. No centro da cidade há inspeções frequentes e os restos de comida são descartados todas as noites. Deve optar por tagines, sanduíches e alimentos cozidos, quando possível.

Onde ir: Djemaa el-Fna.

O que deve comer: Tagine; Ghoulal (sopa de caracol-gosto melhor do que parece); B’stilla (torta de pombo marroquino); Ma’qooda (bolinhas de batata frita); Chebakia (biscoitos de gergelim).

6. Hong Kong, China

hongkong

Para Hong Kong, a comida de rua é um assunto muito sério. Importante de tal forma que o prestigiado Guia Michelin incluiu, na edição de 2016, uma secção dedicada a este género de gastronomia. Um dos mais conhecidos centros de comida de rua é o Tai Po Hui, mas há muitos mais para descobrir.

7. Istambul, Turquia

Istanbul

A gastronomia mediterrânica com toques orientais conquista corações em Istambul, na Turquia. Se procura conhecer as cidades com a melhor comida de rua, esta é definitivamente uma que será do seu agrado.

Nas ruas de Istambul encontrará kebabs, pão, batatas recheadas, hambúrgueres, sumos de frutas e deliciosas sobremesas.

8. Nova Iorque, Estados Unidos da América

comida

Conhecida como a cidade que nunca dorme, Nova Iorque é também conhecida por oferecer uma grande variedade de “street food”. Desde waffles, cachorros-quentes, hambúrgueres, donuts, brownies, pastrami, tacos, burritos, gelados, pizzas, e tantas outras maravilhas à sua escolha. Nas ruas nova iorquinas há de tudo, é só parar e escolher.

9. Bruxelas, Bélgica

bruxelas

Para os mais gulosos que estejam de visita à capital belga, um waffle com chocolate é imprescindível! Para quem prefere salgados, há também batatas fritas nas barraquinhas de rua.

10. Paris, França

crepe, paris

Os crepes com Nutella são um clássico obrigatório da comida de rua para quem visita a capital francesa. Mas se dispensa a Nutella, pode optar pelo mais tradicional: crepe apenas com manteiga e açúcar. O fallafel também se encontra em toda a cidade e, assim como a baguette, é uma ótima alternativa para quem quer comer sem perder tempo em restaurantes. Mas se o caso é apenas adoçar a boca, tem sempre os deliciosos macarrons.

11. Munique, Alemanha

salsicha, munique

Pode parecer um cliché, mas a enorme variedade e qualidade das salsichas alemãs não deixa dúvidas: esta é a melhor comida de rua que se pode encontrar no país, e Munique merece destaque. Mas para ficar perfeito, é preciso acompanhar com uma boa cerveja.

Uma viagem só fica completa com uma verdadeira experiência de comida de rua. Se visitar esta cidade, experimente as nossas sugestões e não se vai arrepender.

Veja também: