As 12 cidades com melhor reputação do mundo

55 cidades mundiais foram avaliadas com base em 13 critérios de desenvolvimento. Conheça o top 12 das cidades com a melhor reputação do mundo.

As 12 cidades com melhor reputação do mundo
Sydney é uma das cidades com melhor reputação

Um estudo liderado pela empresa de consultoria Reputation Institute revelou as cidades com a melhor reputação do mundo. Este estudo, tornado público em novembro de 2016, apresenta o ranking das cidades com a melhor reputação do mundo.

O Canadá destaca-se nesta lista classificatória, sendo o único país com três cidades a entrar no top 12, sendo elas Toronto, Montreal e Vancouver.

Este ranking resulta de entrevistas realizados a mais de 22 mil pessoas nos países do G8, nas quais avaliaram 55 cidades segundo 13 critérios que envolvem o desenvolvimento da economia, a efetividade do governo e o ambiente atrativo das cidades.

Este estudo é realizado desde 2010, sendo que, pela primeira vez, as notas do Índice de Reputação alcançaram o grau “excelente”, que corresponde a mais de 80 pontos.

Conheça as 12 cidades com a melhor reputação do mundo

1. Sydney, Austrália

casa de opera em sydney

Sydney, na Austrália, esteve no topo da lista em 2013 e tem melhorado a sua reputação a cada ano que passa. Este ano, somou boas notas em todas as categorias do Índice de Reputação e, com 81,8 pontos, é a cidade número um no top das cidades com a melhor reputação do mundo.

2. Viena, Áustria

st charles church vem vienaFonte da imagem: EuroJet

Viena foi ultrapassada neste ranking por apenas 0,1 pontos. Ficando atrás de Sydney, esta cidade somou 81,7 pontos.

3. Zurique, Suíça

centro de zuriqueFonte da imagem: guideswitzerland.info

Zurique, a capital da Suíça, foi outra cidade a atingir o nível “excelente”, tendo alcançado o 3º lugar das cidades com a melhor reputação, com 80,2 pontos.

4. Toronto, Canadá

vista sobre torontoFonte da imagem: Lonely Planet

Toronto surpreendeu pela sua enorme subida no ranking, fazendo com que o Canadá se destaque por ter colocado três cidades no top 12 das cidades com a melhor reputação do mundo.

Este ano em 4º lugar, com 79,5 pontos, Toronto subiu bastante em relação à sua anterior 26ª posição. Os entrevistados consideraram esta uma cidade na qual gostariam de viver, trabalhar, visitar ou investir.

5. Estocolmo, Suécia

cidade de estocolmo

Com a mesma pontuação que Toronto, 79,5 pontos, Estocolmo foi outra cidade europeia a conquistar um lugar de destaque neste top 12.

6. Edimburgo, Escócia

vista sobre edimburgoFonte da imagem: Dream Croisière

A capital da Escócia subiu um lugar do ranking de 2015 para 2016, tendo conquistado 78,9 pontos neste Índice de Reputação.

7. Montreal, Canadá

montreal

Tendo ficado classificada em 10º lugar em 2014, esta cidade canadense somou 78,7 pontos e subiu em 2016 para o 7º lugar da classificação.

8. Roma, Itália

roma

Roma esteve longe do top 10 em 2014 e em 2015, mas 2016 parece ter sido o seu ano de sorte, já que arrecadou 78,6 pontos dos entrevistados.

9. Vancouver, Canadá

vancouver

Vancouver fecha a lista de cidades metropolitanas do Canadá a entrarem neste top 12, tendo conseguido uma robusta pontuação de 78,5.

10. Copenhaga, Dinamarca

vista sobre copenhaga

Copenhaga baixou um lugar da sua classificação de 2015, conseguindo 78,4 pontos, que a colocaram em 10º lugar neste ranking das cidades com a melhor reputação do mundo.

11. Helsínquia, Finlândia

helsinquia
Fonte da imagem: Harper’s Bazaar

Outra capital europeia a conquistar este top 12 foi  Helsínquia, que obteve 77,7 pontos.

12. Veneza, Itália

centro de veneza

Classificada em 5º lugar no ranking de 2014 e em 10º no ranking de 2015, Veneza baixou para 12º em 2016, contudo, continua no top 12 das cidades com a melhor reputação do mundo, sendo de valorizar a sua pontuação de 77,5.

Nesta lista de 55 países, os últimos classificados, correspondentes aos países com reputações mais fracas, são: Nova Deli (Índia), Istambul (Turquia), Cidade do México (México), Moscovo (Rússia), Rio de Janeiro (Brasil) e Cairo (Egito).

Veja também: