10 cidades mágicas no México

Provavelmente nunca ouviu falar delas, mas são 10 cidades mágicas no México que merecem, sem dúvida, visita. Descubra quais são!

10 cidades mágicas no México
Muitos locais incríveis por descobrir

Riviera Maya, Cidade do México ou Puerto Vallarta são destinos bastante conhecidos e concorridos, mas há todo um país cheio de pequenas cidades e vilas históricas, com encantos próprios e uma cultura única. Damos-lhe a conehcer 10 cidades mágicas no México que vão ser também o palco ideal para umas férias com sabor a tropical.

México: 10 segredos por descobrir

São cidades mágicas no México que não aparecem entre os grandes pontos turísticos, mas que vão ser o palco de umas férias de sonho.

1. Aculco

aculcoUma cidade no meio das montanhas / Fonte: Visit Mexico

Situada no meio das montanhas rochosas e quedas de água, em Aculco a luz do sol banha as ruas com uma luz dourada que ilumina becos e se reflete nas paredes brancas de toda a cidade.

Este é um começo dia de normal nesta cidade histórica, onde não só pode aprender sobre um dos povos originais do México, os Otomies, como também admirar a arquitetura tradicional, cheia de vielas e casas com amplos pátios e corredores apoiados por pedreiras e colunas de calçada.

2. Atlixco

AtlixcoO vulcão Popocatepetl é o pano de fundo desta cidade / Fonte: mexicocarrental.mx

Esta cidade partilha paisagem com o vulcão Popocatepetl. Se estiver num terraço ou no topo do Cerro de San Miguel, este gigante aparece de longe com a sua nuvem de fumo, e a sua presença acompanha as idas e vindas dos dias nesta pequena cidade, que se orgulha de ter o melhor clima no país, com árvores frutíferas, plantas e muitas flores por onde quer que olhe. Os moradores locais vivem da venda do que cultivam e têm o costume de celebrar sempre com tapetes de flores.

3. Bernal

BernalUma cidade para alpinistas / Fonte: Peter’s Travel Blog

Peña de Bernal é um ponto de referência obrigatório para alpinistas de todo o mundo. No entanto, Bernal não é apenas um destino para aqueles que procuram a aventura, mas é também um destino holístico devido à energia que dali é emanada.

Aqui o tempo passa devagar, sem pressas e isso não parece afetar os habitantes, que realmente vivem mais e que passam os dias ao abrigo do terceiro maior monólito do mundo, que foi formado há milhões de anos pela força esgotada da lava vulcânica.

4. Calvillo

calvilloCabeça Chichimeca / Fonte: insolitoxx

Esta aldeia fértil, que cheira a geleia, recebe os visitantes com uma bela arquitetura religiosa, como a Parroquia del Señor del Salitre. Possui algumas jóias naturais, já que a cidade está cercada por várias barragens e pela imponente Serra Fria.

A cidade oferece o cenário perfeito para quem procura aventura, podendo fazer ciclismo, caminhadas, rapel, campismo e pesca desportiva na barragem de Alamitos. Não há lugar melhor para relaxar nesta cidade mágica do que ter as quedas de água Los Huenchos e Garruño.

5. El Fuerte

el fuerteO forte que protegeu a cidade durante largos anos 

El Fuerte é uma cidade ensolarada, com um som suave da água que atravessa o rio e se torna numa espécie de sussurro que o acompanhará dias e noites, passados entre comida fresca e música tradicional. Aqui aprenderá a coexistir com a natureza, pois esta vila preserva as raízes indígenas e usa materiais da terra para criar danças eufóricas, como as cabaças quebradas pela metade que adquirem características acústicas quando mergulhadas em água.

6. Jerez

jerezFonte:Gringosuelto

Jerez significa “o lugar onde as plantas abundam” e assim foi denominado pela abundância de vida vegetal existente na região. Esta é uma das cidades mágicas do México que deve conhecer, pois atrativos não faltam: Jardin Rafael Paez, um lindo jardim muito tranquilo com um fluxo interminável de fontes; o Santuário da Solidão, onde ficará maravilhado com a Virgem da Solidão; e a Igreja Paroquial da Imaculada.

7. Pachuca

pachucaAs casas coloridas de Pachuca

Pachuca preserva o esplendor de uma cidade mineira. Antigamente, ouro e prata existiam em abundância na região e poderá ver toda a esta história retratada, entre muitas outras, no Museu de Fotografia. A 2600 metros acima do nível do mar, poderá contemplar o Monumental Cristo Rey de pedreira outrora branca que protege a cidade e que agora está pintada de mil cores. E é daqui que terá uma visão esplêndida sobre a cidade e as suas influências mexicanas, espanholas e ingleses.

8. Pahuatlan

pahuatlanJoias feitas por artesãos de Pahuatlan

Só se chega a Pahuatlan, uma cidade no meio da montanha de Puebla, atravessando vales e afluentes de rios, mas a viagem vale a pena. Todos os dias será acordado pelo cheiro de pão quente e do café acabado de fazer. É uma cidade cheia de cor: nas flores, na elaborada roupa bordada usada pelos locais, nas decorações tradicionais feitas por mãos indígenas.

9. Tepoztlán

TepoztlanA calma reina em Tepoztlán / Fonte: Visit Mexico

Esta cidade está localizada no sopé da montanha de Tepozteco e é o resultado da combinação das tradições antigas e da sabedoria local com o enriquecimento de muitas expressões culturais, como o esoterismo, tesouros pré-hispânicos, a contracultura, o ecoturismo ou a simplicidade.

A arquitetura, as ruas de pedra, as cores vivas das flores e o clima quente farão esquecer qualquer problema. Dê uma volta pelo mercado, visite o antigo antigo convento da Natividade e experimente uma aventura no Parque Nacional El Tepozteco.

10. Valladolid

ValladolidUma cidade mais cosmopolita com fortes ligações ao passado / Fonte: Inside Elsewhere

O design perfeito desta cidade e as antigas mansões pintadas com as cores do céu vão transportá-lo para uma bolha etérea, onde o tempo mal passa e o passado se funde com o presente. Em Valladolid, a água cristalina do pequeno riacho X’kekén subterrâneo é turquesa e apenas acessível através de uma pequena entrada natural no meio das rochas.

Por aqui não faltam templos históricos, homenagens a valentes guerreiros e pedaços gastronómicos para os deuses – depois de tudo isto vai perceber por que motivo esta cidade era conhecida como a capital da religião maia no leste do país.

São 10 mas poderiam ser muitas mais as cidades mágicas no México. Este é um país riquíssimo em histórica, influências culturais de diversas partes do mundo e em fauna e flora, que nos mostram o melhor da natureza. Vale muito a pena uma visita com tempo, sem datas, sem relógio no pulso.

Quer conhecer o México? Confira as promoções da TopAtlântico, antes que esgotem!

Veja também: