Publicidade:

As 5 cidades mais populosas de Portugal

Quer saber quais as cidades mais populosas de Portugal? Provavelmente os seus palpites estão corretos. Fique a conhecer os números.

As 5 cidades mais populosas de Portugal
Lisboa encabeça, sem surpresas, a lista das cidades mais populosas

Se já pensou nas cidades mais populosas de Portugal, depressa chegou à conclusão que as cidades do litoral são mais povoadas e “apetecíveis” para a população portuguesa.

De facto, os números não enganam: de acordo com o Pordata, é junto à costa litoral que a densidade populacional é maior. Neste artigo deixamos-lhe a lista das cidades mais populosas de Portugal e, provavelmente, não irá ser surpreendido. Para esta lista foram analisados todos os concelhos de Portugal Continental e das ilhas.

As cidades mais populosas de Portugal: top 5

Já fez as suas apostas? Provavelmente apostou na capital e na cidade Invicta. Sem grandes surpresas, Lisboa e Porto fazem parte do topo das cidades mais populosas de Portugal.

De acordo com os dados da Pordata e do Instituto Nacional de Estatística (INE), em 5º lugar surge Cascais, com cerca de 210 mil residentes. Segue-se o Porto, com mais de 214 mil residentes, e o pódio abre com mais uma cidade nortenha: Vila Nova de Gaia surge no terceiro lugar das cidades mais populosas de Portugal, com pouco mais de 300 mil habitantes.

Em 2º lugar surge Sintra, com cerca de 383 mil habitantes e, finalmente, Lisboa surge destacada no 1º lugar com mais de 504 mil habitantes.

Ainda assim, os dados da Pordata e do INE mostram que Lisboa e Porto, ao contrário das restantes cidades deste top 5, estão a perder população residente. Desde 2001, o Porto já perdeu perto de 50 mil habitantes e Lisboa já viu partir cerca de 60 mil residentes.

sintraSintra é a segunda cidade mais populosa do país

As cidades menos populosas de Portugal

A lista das localidades com menos densidade populacional leva-nos, sobretudo, às regiões autónomas. Ainda assim, a vila de Barrancos, no distrito de Beja, também surge nesta contagem. De acordo com o Pordata e o INE, em 2016, Barrancos tinha 1702 residentes (menos 200 do que em 2001).

Segue-se o município de Lajes das Flores, nos Açores, com 1499 residentes (menos 7 do que em 2001) e, finalmente, feitas as contas, o Corvo, também nos Açores, é a zona com menos residentes de todo o país: 460 habitantes (mais 35 do que em 2001).

Veja também: