As 10 cidades mais românticas do mundo

Não há melhor forma de celebrar o amor do que uma viagem inesquecível. Assim, de Paris a Quioto, descubra aqui as 10 cidades mais românticas do mundo.

As 10 cidades mais românticas do mundo
Pitorescas, intensas ou misteriosas, são todas irresistíveis.

Ah, o amor! Assim que o encontramos dá logo vontade de pegar nessa pessoa especial e correr as cidades mais românticas do mundo com ela a tiracolo! Passear por pitorescas ruelas ternamente iluminadas, deslizar por sedutores rios e canais em originais barquinhos, visitar castelos de contos de fada, partilhar os mais refinados petiscos... São muitas e variadas as viagens de sonho em que embarcamos com a nossa cara-metade.

No entanto, na maior parte das vezes, estes projetos variam de acordo com pessoa que temos ao lado, obedecendo a gostos e preferências comuns, a desejos que vamos elaborando e desenvolvendo em conjunto. Assim, para o ajudar a planear a sua próxima viagem a dois, organizamos a nossa seleção das cidades mais românticas do mundo em função das suas mais vincadas características. Esperamos que se apaixone por cada uma das opções apresentadas.

 

Cidades românticas, deslumbrantes e consensuais

 

1. Paris, França

Paris

Sim, é um inegável cliché, mas é também uma indiscutível verdade: Paris é uma cidade romântica. De acordo com inúmeras listas, é mesmo a mais romântica... e quem somos nós para discordar?  Para onde quer que nos viremos na “Cidade luz”, lá está um fantástico local e uma imperdível oportunidade para celebrar o amor: beijos apaixonados com a Torre Eiffel em fundo, langorosos passeios pelas margens do Sena, deliciosos crepes e aromáticos cafés partilhados num dos pitorescos e imutáveis cafezinhos parisienses... é só escolher.

A nossa sugestão romântica: para um roteiro verdadeiramente apaixonante, passeiem pela belíssima Place de Vosgues, sentem-se depois a conversar um pouco no lago do Jardin du Luxembourg e, ao pôr do sol, atravessem juntos a Ponte Neuf. Por fim, lanchem no fabuloso Laduree – mas, atenção: façam questão de se sentar no andar de cima, na opulenta sala de veludo azul.

 

2. Veneza, Itália

Veneza

Mais um clássico bastante acarinhado por todos os corações enamorados. Com os seus icónicos canais e extasiante arquitetura, a “Cidade da Água" apresenta uma paisagem urbana tão excecionalmente bela que conquista todos, especialmente os que já foram conquistados. Percam-se nas pitorescas vielas, pontes escondidas e encantadoras piazzas, descobrindo porque só nesta cidade existe uma “Calle del Bezzo”. Prepare-se: se ainda não estiverem apaixonados, vão ficar!

A nossa sugestão romântica: é impossível escapar a uma das mais românticas experiências do mundo. Sim, vamos mesmo recomendar que leve o seu amor numa viagem de gôndola através dos canais, de preferência escolhendo um gondoleiro que vos faça uma serenata. Ah, e não se esqueça de roubar um beijo à pessoa que lhe roubou o coração. Assim mesmo, “bem piroso e lamechas, como o amor deve ser” (porque os "Da Weasel" sabem do que falam!).

 

Românticas, pitorescas e encantadoras

3. Bruges, Bélgica

Bruges

No que toca às cidades mais românticas do mundo com canais, Bruges compete com Veneza, havendo até quem lhe dê preferência. É fácil perceber porquê: a cidade parece um conto de fadas medieval. Passeiem de mão dada pelas estreitas ruelas e aproveitem para desfrutar de vistas que incluem pitorescas pontes, inesperados moinhos e imponentes igrejas góticas. Se lhe disserem que chove muito, acredite, mas pode assegurar que isso só aumenta o encanto: afinal, haverá algo mais romântico que um beijo à chuva?

A nossa sugestão romântica: comecem com um passeio pela Praça do Mercado numa carruagem puxada por cavalos; de seguida visitem o Parque Minnewater, com o seu Lago do Amor, no qual que os cisnes são a atração principal; terminem com uma paragem na Sorbetiere De Medici, para partilharem um waffle belga caseiro, afogado em natas e chocolate.

 

4. Bath, Inglaterra

Uma cidade que inclui no seu site oficial uma página de “Locais onde propor casamento” tinha de fazer parte da nossa lista das cidades mais românticas do mundo! Claro que a luxuriante paisagem campestre com o seu encantador rio ajuda bastante, tal como ajudam o facto de ser conhecida mundialmente pelas propostas de casamento feitas em balões de ar quente e por ter sido o lar de Jane Austen. Sim, essa Jane Austen, a romântica incurável que, entre outros, escreveu “Orgulho e Preconceito” e “Orgulho e sensibilidade”. São argumentos suficientes?

A nossa sugestão romântica: comecem por se maravilhar com as águas termais do histórico “The Roman Baths”, seguido de um belo almoço no “Pump room”; com as forças já retemperadas, subam bem juntinhos os 154 degraus da Beckford's Tower e deixem-se extasiar pelas fabulosas vistas da cidade; terminem com um relaxante passeio de barco pelo Rio Avon.

 

Intensas e misteriosas

5. Praga, República Checa

Praga

Graças à sua bem preservada arquitetura de conto de fadas, Praga tem-se assumido como a grande concorrente de Paris ao pódio de cidade mais romântica do mundo. E é bem compreensível que tal cenário capte a imaginação: pitorescos castelos pendurados em colinas, impressionantes catedrais históricas, sedutoras pontes de pedra do séc. XIV, misteriosas ruas e becos, cafezinhos Art Noveau e até um relógio astronómico com cerca 600 anos. Para uma experiência inesquecível, percorram a cidade à noite, altura em que a iluminação assegura uma aura verdadeiramente romântica.

A nossa sugestão romântica: partam juntos à descoberta dos Jardins Petrin e descubram cada um dos seus recantos românticos; se quiserem dar umas gargalhadas, recomendamos que não percam o “Labirinto dos Espelhos”, com a sua “Parede do Riso”, na qual vão poder ver-se em versões que vão do esticado magricela ao gorducho achatado.

 

6. Edimburgo, Escócia

O vosso estilo romântico tem mais a ver com intriga e mistério? Então, esta é a vossa cidade! Tendo sido o cenário do movimento romântico escocês na Idade Média, Edimburgo manteve o encanto histórico da época, com o seu incontornável castelo e belíssima arquitetura medieval integrada em encantadores parques e jardins.  Se a isso juntarmos cafés e restaurantes de charme inquestionável, pubs de qualidade superior e adoráveis salas de chá, fica mesmo a apetecer um passeio romântico a dois. Bem juntinhos, porque o frio aqui é rei e senhor...

A nossa sugestão romântica: o medo aproxima as pessoas... assim, recomendamos que façam a excursão “Torturas e fantasmas”, onde vão poder descobrir juntos - e mesmo muito abraçadinhos - o passado sombrio de Edimburgo. Uma última nota: os calabouços de South Bridge, que fazem parte do roteiro, já foram considerados um dos locais mais assustadores do planeta!

 

Exóticas e envolventes

7. Jaipur, Índia

Jaipur

A índia já é, por si, um país intenso e apaixonante, mas quando falamos da sua “cidade cor de rosa”, o romantismo atinge outros níveis. Deixem-se seduzir pela riquíssima vida cultural e história régia de Jaipur, deslizando de mão dada entre opulentos jardins, vibrantes bazaars, impressionantes templos e palácios das mil e uma noites. Para dias a dois verdadeiramente singulares e inesquecíveis.

A nossa sugestão romântica: pode parecer estranho, mas um passeio de elefante pelas ruas borbulhantes da cidade é das coisas mais românticas que podem fazer. Se preferirem opções mais tradicionais, o ideal é uma visita ao lindíssimo Palácio Sisodia Rani e aos seus inesquecíveis jardins, com destaque para os coloridos murais nos quais que se conta a romântica história de Radha e Krishna.

 

8. Marraquexe, Marrocos

Esta é uma visita para os casais aventureiros e apreciadores de emoções intensas. O que mais se poderia esperar da “Cidade vermelha”, cor do fogo e da paixão? Assim, se aceitarem o desafio, deixem-se levar pela intensidade dos labirínticos mercados de rua, com os seus encantadores de serpentes e vendedores de tapeçarias, e pelo impressionante cenário que envolve a cidade, composto por palmeiras, por vistas das Montanhas Atlas e pela proximidade do Deserto do Sahara.

A nossa sugestão romântica: inevitavelmente, terão de fazer um passeio de camelo até Erg Chebbi, onde poderão depois passar uma noite romântica sob o céu e as estrelas do deserto.

 

Vibrante e intensa

9. Buenos Aires, Argentina

Buenos Aires

Tango, a “expressão vertical de um desejo horizontal”. Precisamos de dizer mais? Claro que a cidade berço da dança dos amantes teria de ser uma das mais românticas do mundo. Com uma elegância europeia e uma sensualidade latina, Buenos Aires é a epitome da sedução e conquista sobretudo pela sua intensa vida noturna. No entanto, são também de destacar a sua monumental arquitetura histórica, os frondosos jardins e as amplas avenidas, perfeitas para passeios a dois. Preparem-se para desejos inesperados ao virar de cada esquina.

A nossa sugestão romântica: nesta cidade, a noite é rainha. Assim, comecem com um jantar al fresco em Palermo Viejo; depois vá a uma milonga ver de perto os verdadeiros profissionais do tango; por fim, termine a noite com uma bebida no “Gran Bar Danzon”, um dos bares mais populares de Buenos Aires, com músicas bem calientes e ambiente a condizer.

 

Deslumbrante e refinada

10. Quioto, Japão

Quioto

Quioto conserva a quintessência do Japão tradicional, com os seus antigos templos budistas, majestosos palácios, requintados espaços verdes e encantadoras casas de chá tradicionais. Para uma visita inacreditavelmente romântica, escolham a época da primavera: as cerejeiras estão em flor, transformando toda a cidade num cenário extasiante de tirar a respiração! Nesta visita necessariamente tranquila e relaxante, não deixem também de tirar todo o proveito da riqueza cultural e refinada gastronomia.

A nossa sugestão romântica: comprem dois bilhetes e embarquem no “Comboio Romântico de Sagano”, uma viagem cénica ao longo do rio Hozu que, durante 25 minutos, atravessa o cenário pitoresco de Quioto. De seguida, para recuperar do passeio, dirijam-se a uma casa de banhos autêntica, como Funaoka Onsen, e mimem-se como se não houvesse amanhã.



Com um menu tão extenso e irresistível, não será preciso falar mais sobre as cidades mais românticas do mundo. Esperamos que a nossa seleção lhe tenha agradado e que se tenha divertido a explorar cada uma delas. Agora resta-lhe escolher a mais adequada e surpreender a sua cara metade com uma irresistível e inesquecível viagem a dois. Desejamos-lhes uns dias muito apaixonados!
 
Descubra a melhor maneira de conhecer todas estas cidades nos seus anos de reformado!

Veja também: