As cidades mais (e menos) saudáveis do país

Sempre quis saber quais são as cidades mais saudáveis do país? Esta lista é para si. Será que vai ficar surpreendido? Confira agora mesmo o nosso artigo.

As cidades mais (e menos) saudáveis do país
Coimbra encabeça a lista das cidades mais saudáveis

Neste artigo, trazemos-lhe a lista das cidades mais saudáveis do país. Para tal, apoiamo-nos nos resultados obtidos pela Universidade de Coimbra (UC), que analisou a saúde da população portuguesa entre 2001 e 2011.

Portugal: as cidades mais saudáveis do país


Para este ranking, os investigadores da UC analisaram 43 indicadores, entre eles a qualidade do ar, criminalidade e pobreza da população.

Feitas as contas, os municípios urbanos são os que apresentam melhores resultados neste Índice de Saúde da População. Neste ranking das cidades mais saudáveis do país destacam-se Coimbra, Caldas das Rainhas, Guimarães, Felgueiras, EntroncamentoMaia.

guimaraesGuimarães. Uma das cidades mais saudáveis de Portugal

Por sua vez, os municípios rurais são os que apresentam piores resultados no Índice de Saúde da População. Alcoutim, Baião, Cinfães, Idanha-a-Nova, Moura, Pampilhosa da Serra ou Carrazeda de Ansiães são alguns dos piores posicionados neste ranking.

Porto e Amadora entre os piores do ranking

Porto e Amadora também se encontram na lista de municípios com valores globais de saúde bastante baixos. Os investigadores da UC apontam o desemprego, a elevada proporção de famílias monoparentais e o elevado número de beneficiários do Rendimento Social de Inserção como fatores determinantes para esta classificação.

Os investigadores explicam, ainda, que o Porto e a Amadora têm “elevados valores de mortes associadas a condições de pobreza e mais altas taxas de incidência de doenças infeciosas, como a tuberculose e VIH-SIDA”, bem como “condições do ambiente físico que são desfavoráveis à saúde e bem-estar da população, tais como elevadas taxas de criminalidade e má qualidade do ar”.

Índice de Saúde da População: como inverter os maus resultados

Além da classificação das cidades mais saudáveis do país, os investigadores da UC deixaram alguns avisos aos municípios que obtiveram as piores classificações.

Para inverter a situação será necessário apostar no apoio à população idosa, na melhoria dos sistemas de abastecimento de água e saneamento, na promoção da saúde e prevenção da doença, bem como priorizar áreas como o emprego.

Países mais saudáveis do mundo: Portugal entra na lista

Já sabe quais as cidades mais saudáveis do país, mas será que conhece os países mais saudáveis do mundo?

De acordo com a Bloomberg, Itália é o país mais saudável, muito à conta da dieta mediterrânica. Segue-se a Islândia e, a fechar o pódio, a Suíça.

No top 10 encontramos países como Singapura, Austrália, Espanha, Japão, Suécia, Israel e Luxemburgo.

Portugal também é cotado nesta lista de países mais saudáveis do mundo: surge na 21ª posição do ranking, depois de países como a Áustria, a França, a Alemanha e a Grécia.

Veja também: