As 20 cidades mais visitadas do mundo em 2016

Da Europa à Ásia-Pacífico, passando pelo Médio Oriente e pela África, há destinos para todos os gostos e estas foram as cidades mais visitadas em 2016.

As 20 cidades mais visitadas do mundo em 2016
Quais as cidades que mais encantam os turistas?

Se viajarmos pelo mundo, cedo percebemos que cada lugar, cada país ou cada cidade têm, definitivamente o seu encanto. Não excluindo algumas intempéries características de cada região e o mundo poderia ser um lugar visitável até à exaustão.

A lista é da Global Destination Cities, que faz o ranking das 132 cidades mais visitadas do mundo por turistas estrangeiros em 2016.


As 20 cidades mais visitadas em 2016


20. Praga, República Checa

praga

A capital da República Checa é ao mesmo tempo a maior cidade do país. A “cidade das cem cúpulas” é conhecida pelo seu património arquitetónico e pela história do seu centro urbano e, por isso mesmo, atingiu a marca dos 5,81 milhões de visitantes estrangeiros.



19. Xangai, China

Com mais de 20 milhões de habitantes, Xangai é a maior cidade da China e é uma das áreas metropolitanas mais fascinantes atualmente. Pela sua vida citadina agitada tem-se tornado um polo turístico e arrecadou, este ano, 6,12 milhões de visitantes estrangeiros, transformando-se assim numa das cidades mais visitadas do ano.



18. Viena, Áustria

viena

Viena é sinónimo de cultura, património e música, muita música. A cultura é uma das formas de turismo mais emergentes e, por isso mesmo, os 6,69 milhões de visitantes estrangeiros provam que Viena é um destino imperdível.



17. Osaka, Japão

A província japonesa de Osaka, na região de Kansai, é uma das principais do país. Com quase 9 milhões de habitantes e com uma grande quantidade de templos por metro quadrado, houve 7,02 milhões de turistas a visitar o país em 2016.



16. Roma, Itália

Roma

A cidade italiana é conhecida pela história (quem não se lembra do filme Gladiador?) e pelas ruelas estreitas e pitorescas. 7,12 milhões de pessoas não podem estar erradas, certo?



15. Taipé, Taiwan

Taipé significa, literalmente, “a Norte de Taiwan”. A cidade que recebeu 7,5 milhões de visitantes estrangeiros é o centro político, económico e cultural de Taiwan.



14. Milão, Itália

milão

A cidade da moda chama muitas pessoas pela vida cosmopolita e pela vida noturna. Só este ano recebeu 7,65 milhões de visitantes estrangeiros e tornou-se na 14ª cidade mais visitada do mundo, que aproveitaram para conhecer o Duomo e as boas pizzas italianas.



13. Amesterdão, Holanda

É a capital e também a cidade mais populosa dos Países Baixos. Ninguém parece ficar indiferente às paisagens pitorescas, aos passeios de bicicleta pelas margens dos canais e do rio Amstel e ao tão famoso red light district. Em 2016 registou 8 milhões de visitantes estrangeiros.



12. Barcelona, Espanha

barcelona

No que toca à rivalidade Madrid-Barcelona, a cidade catalã ganha aos pontos. Foram 8,2 milhões de visitantes que Barcelona recebeu em 2016. Passearam pelas ramblas, visitaram o colorido mercado La Boqueria…



11. Hong Kong, China

Hong Kong é a cidade mais ocidental do oriente. E esta é a principal razão pela qual a cidade chinesa tem atraído um turismo cada vez mais jovem e culturalmente interessado. Foram os 8,37 milhões de visitantes estrangeiros que fizeram desta a 11ª cidade mais visitada do mundo em 2016. 



10. Seul, Coreia do Sul

seul

É nas margens do rio Han que encontramos a décima cidade mais visitada do mundo. Seul conta com Patrimónios Mundiais da UNESCO, montanhas e ainda um dos parques nacionais mais visitados do mundo. Tem ainda o segundo maior parque temático coberto do mundo. E isso garantiu-lhe 10,2 milhões de visitantes estrangeiros.



9. Tóquio, Japão

É uma das cidades com maior tradição do mundo e mesmo assim sabe conviver muito bem com a crescente cultura popular que emerge no país. Não abdique do mercado de peixe de Tsukjii nem das cerejeiras em flor ao longo do rio Sumida. Jardins orientais também é algo que não falta em Tóquio, como é o caso do jardim oriental do Palácio Imperial. E, claro, para o jantar há sushi. Pelo menos houve para 11,7 milhões de visitantes.



8. Istambul, Turquia

istambul

A maior cidade da Turquia – e a quarta maior do mundo – foi visitada por 11,95 milhões de turistas internacionais. Conhecida pelas suas cores vibrantes e cultura mais do que rica, é fácil perceber as razões que levam tantos visitantes à Turquia.



7. Kuala Lumpur, Malásia

A maior cidade da Malásia tem no clima o seu maior trunfo. Protegida pelas Montanhas Titiwangsa, Kuala Lumpur nunca desce dos 19 graus nem excede os 33 durante todo o ano. É uma boa razão para ter 12,02 milhões de visitantes e ser a sétima cidade mais visitada do mundo.



6. Singapura

singapura

Singapura é uma cidade-Estado insular e é composta por 63 ilhas (sim, leu bem). A sexta cidade mais visitada do mundo em 2016 recebeu 12,11 milhões de visitas, que se perderam pelas paisagens idílicas e pelas praias de areal interminável.



5. Nova Iorque, Estados Unidos da América

Há muito para ver nesta que é uma das cidades mais visitadas do mundo: Estátua da Liberdade, Central Park, Empire State Building… E claro, se gostar de filmes românticos vai querer recriar uma cena de um deles na Grand Central Station. Em 2016 foram 12,75 milhões os turistas que o fizeram.



4. Dubai, Emirados Árabes Unidos

dubai

Conhecido pelos enormes arranha-céus e pela modernização, o Dubai tem gerado muita curiosidade junto dos turistas e empresários ocidentais. Por isso mesmo recebeu, só num ano, 15,27 milhões de visitantes estrangeiros, que se deliciaram com as praias de areia branca ou com as vistas dos altos prédios.



3. Paris, França

Cidade do amor e das luzes, Paris é conhecida de muitas formas e há muito para conhecer em Paris. As livrarias antigas, os passeios nas margens no Sena, a Disneyland… não há muitas razões para recusar Paris. Pelo menos não houve para 18,03 milhões de visitantes.



2. Londres, Inglaterra

londres

É possível ir dez vezes a Londres e ter dez experiências completamente diferentes. Esse é um dos aspetos mais positivos da capital inglesa. Isso e a cerveja artesanal, o mercado de Camden, o Palácio de Buckingham, … Há de tudo neste destino de férias que contou com 19,88 milhões de visitantes estrangeiros, ficando em segundo lugar neste top das cidades mais visitadas do mundo.



1. Banguecoque, Tailândia

Os 21,47 milhões de visitantes estrangeiros que escolheram Banguecoque para viajar fizeram-no por negócios, sim, mas também pela sua cultura exótica, que começa na vida noturna de Khaosan Road e Patpong e termina nos muitos templos budistas, de que Wat Arun e Wat Pho fazem parte. É, assim, a cidade mais visitada do mundo em 2016.
 


Top 10 das cidades mais visitadas do mundo em 2014

  • 1° Bangkok
  • 2° Londres
  • 3° Paris
  • 4° Singapura
  • 5° Nova York
  • 6° Istambul
  • 7° Dubai
  • 8° Kuala Lumpur
  • 9° Hong Kong
  • 10° Barcelona


Veja também: