AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Cidades onde é mais fácil encontrar emprego

Conheça em que cidades é mais fácil encontrar emprego em Portugal país devido à sua alta taxa de empregabilidade. Veja também onde há menos emprego.

Cidades onde é mais fácil encontrar emprego
As cidades portuguesas onde há mais oportunidades para encontrar emprego

Ainda recentemente a Comissão Europeia, em dados publicados no âmbito do Eurobarómetro, no caso sobre a qualidade de vida nas cidades europeias, chegou à conclusão que apenas 9% dos residentes em Lisboa afirmava ser fácil encontrar emprego na capital portuguesa. Este resultado colocava Lisboa no penúltimo lugar entre as cidades onde é mais fácil encontrar emprego. Outras cidades portuguesas estiveram incluídas no estudo, mas em todas mais de 80% dos inquiridos considerou difícil obter um emprego.
 
Estes resultados, juntamente com uma taxa de desemprego superior aos 15%, diz bem da dificuldade que é encontrar emprego no nosso país. No entanto, considerando a taxa de empregabilidade, encontra-se, em Portugal, cidades onde é mais fácil encontrar emprego. Recorremos a dados do INE e Pordata para conhecê-las:
 
FIQUE ATENTO:
Se quer receber mais notícias gratuitas como esta, basta registar-se no E-Konomista. Toda a informação sobre emprego actualizada ao minuto.

Maior taxa de empregabilidade por município

1. Corvo (Açores) – 64,2%
2. Vila Franca de Xira – 57,8%
3. Mafra – 57,7%
4. Santa Cruz – 57,5%
5. Arruda dos Vinhos – 56,6%
 

Menor taxa de empregabilidade por município

1. Vinhais – 28,4%
2. Penamacor - 29,1%
3. Idanha-a-Nova – 29,1%
4. Gavião – 29,6%
5. Pampilhosa da Serra – 29,8%
 

Menor taxa de desemprego por município

1. Vale Cambra – 8%
2. Oleiros – 8,30%
3. Meda – 8,40%
4. Mortágua – 8,50%
5. Alcanena – 8,70%
 

Maior taxa de desemprego por município

1. Resende – 26,90%
2. Cinfães – 26,20%
3. Baião – 25,30%
4. Lamego – 24,40%
5. Barrancos – 24,20%
 
Em conclusão, podemos afirmar que é no Norte, interior Norte e interior do Alentejo que é mais difícil encontrar emprego em Portugal. Por outro lado é no Centro e interior Centro onde é mais fácil arranjar emprego. Também nas áreas urbanas ou mediamente urbanas é no Centro que está a melhor taxa de emprego. Já nas zonas predominantemente rurais é na Madeira, seguido de Lisboa, que se encontra a melhor taxa de emprego.
 
Finalmente, nas grandes cidades o cenário não muda muito. Porto e Braga, consecutivamente, são as cidades com mais taxa de desemprego. Em sentido contrário, ainda que com taxas de desemprego altas, Leiria e Lisboa, consecutivamente, são as cidades onde é mais fácil encontrar emprego.
 
Veja também: