Publicidade:

5 truques caseiros para evitar e tratar o cieiro

Frio, vento, saliva e determinados alimentos são algumas das principais causas de cieiro. Conheça alguns truques para evitar ter os lábios secos.

5 truques caseiros para evitar e tratar o cieiro
Saiba como manter os lábios hidratados

Lábios secos, gretados ou com peles. Estes são alguns dos sinais mais visíveis de lábios com cieiro. Por outro lado, o inverno, as temperaturas baixas e o vento são alguns dos fatores que mais contribuem para lábios secos. Conheça alguns truques para evitar e tratar o cieiro.

5 dicas para evitar o cieiro e os lábios secos


1. Faça esfoliação

esfoliante labial

Um cuidado essencial para prevenir o cieiro é fazer uma esfoliação regular dos lábios. Ao ter este cuidado irá eliminar as células mortas, renovando assim a camada superficial da pele.

Sugerimos duas soluções caseiras que vão tornar os seus lábios mais suaves. Um truque muito prático consiste em passar suavemente a escova dos dentes nos lábios. Outra alternativa para uma esfoliação igualmente eficaz e natural é, simplesmente, juntar um pouco de açúcar e mel e massajar suavemente nos lábios.

2. Evite humedecer os lábios

cieiro

Outro segredo para evitar o cieiro é não passar a língua demasiadas vezes nos lábios. Este é um tique que alivia os sintomas do cieiro no imediato, mas vai ressecar ainda mais os lábios, assim que a saliva se evaporar.

Por outro lado, a secura dos lábios pode fazer com que se criem algumas peles que deve evitar arrancar, uma vez que pode provocar a formação de gretas.

3. Use batom de cieiro

batom do cieiro

Uma das formas mais eficazes de evitar ter lábios secos é reforçar a hidratação dos mesmos. O método mais comum e também mais eficaz é o uso de batom do cieiro.

Deste modo, deve hidratar os lábios antes de sair para a rua, assim como se trabalhar em ambientes com ar condicionado. Além disso, deve evitar colocar o batom antes de ir dormir, pois é muito provável que durante o sono o batom saia à medida que se vai virando.

4. Hidratação

hidratacao labios

Outro dos cuidados a ter para evitar ter cieiro é reforçar a ingestão de líquidos, pois a falta de líquidos resseca não só a pele do corpo, como também a pele dos lábios.

Ao beber água está a contribuir ativamente para manter a elasticidade e a firmeza da pele – dos lábios, do rosto e do corpo -, mantendo-a com um aspeto jovem e saudável. Além disso, previne o aparecimento de acne, estrias e celulite.

5. Alimentação

alimentação

Sal, alimentos picantes e citrinos têm um aspeto em comum: contribuem para o cieiro, com aquilo a que normalmente chamamos “lábios a arder”. Deste modo, caso não consiga resistir completamente, tente pelo menos reduzir o consumo destes alimentos. Um exemplo é a toranja que, pela sua acidez, pode causar lesões na boca.

Veja também: