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Cinco: a marca de jóias mais famosa da internet

A Cinco, marca portuguesa de jóias em prata 925, é uma das mais conhecidas online. Conversámos com a fundadora, Li Furtado, e contamos-lhe tudo.

Cinco: a marca de jóias mais famosa da internet
A Cinco é uma marca portuguesa de jóias em prata 925

Li Furtado, uma alentejana de sorriso rasgado que trocou o sul do país por Coimbra, é a inspiração criativa por trás da marca que leva o nome Cinco. O que começou por ser uma brincadeira transformou-se numa paixão e, actualmente, numa empresa que conta com mais uma ajudante, para além da Li, do namorado e do bulldog francês, Zaza, que é o ícone da marca.

O nome – Cinco – fica no ouvido mas surgiu por acaso. Li explica: “precisava de registar um site e não sabia que nome dar, então dei o dia em que nasci, 5 do 5. A verdade é que este número sempre me deu sorte, sempre foi uma espécie de amuleto. Hoje penso que é um bom nome. Apesar de ser português, é facilmente reconhecido a nível internacional e, por ser curto, é facilmente memorável”.

As peças de cunho minimalista, mas sempre com um je ne sais quoi, pretendem funcionar como um amuleto, um acessório que usamos vezes sem conta sem nos cansarmos e que, um dia, ofereceremos como legado às nossas filhas. Quando perguntamos à fundadora qual a peça preferida ela sorri e responde: “É quase impossível ter uma preferida. Cada uma delas tem um significado para mim. O facto de lhes atribuir nomes de mulheres, e inerentes personalidades, faz com que cada uma delas, à sua medida, seja uma espécie de heterónimo. São indissociáveis de mim. Mas como há sempre momentos mais fortes, diria que a Ginger é a minha escolha do momento. Mas ainda recentemente lançámos a Olive e a Frances e estou apaixonada por ambas”.

Desenhadas e produzidas em Portugal, todas as peças Cinco são em prata 925 e existem na versão prateada ou na versão dourada (que leva um banho de ouro para adquirir o tom). Mas, para além do nosso país, a verdade é que, cada vez mais, a Cinco dá cartas lá fora. Afinal, numa era em que a internet não conhece fronteiras, as marcas que nasceram no digital lideram a corrida na conquista de novos mercados.

Assim, a Cinco sempre se assumiu no meio digital como uma das marcas preferidas das influencers. Esse reconhecimento foi afirmado no dia em que a americana Aimee Song usou peças da marca e publicou as fotos no instagram. Li destaca esse momento como um dos de maior felicidade: “Apesar de adorar todas as clientes Cinco, e apesar de ter muitas influencers, sigo a Aimee há muitos anos. Ela está num patamar estratosférico, com acesso gratuito a muitas marcas. O facto de querer usar as peças da Cinco, sem qualquer contrapartida, foi um sentimento espectacular”.

Para o futuro, a criadora da Cinco diz que a aposta “será cada vez mais internacional, marcada por lançamentos mensais e uma identidade cada vez mais associada a peças intemporais”. Enquanto aguarda pelos novos lançamentos, veja abaixo as 5 peças Cinco que vai querer comprar.

5 colares Cinco para comprar já

Colar Alice

colar placa dourada alice cinco

Uma plaquinha dourada, em forma de colar, que promete ser um amuleto para a vida. Perfeito para dar uma pitada chique a qualquer look.

Preço: 50€ Ver produto>>

Colar Ginger

colar dourado mapa mundo medalhao cinco

O bestseller da Cinco e favorito das it girls. É uma medalha com um mapa mundo gravado. Existe em dourado e prateado.

Preço: 50€ Ver produto>>

Colar Lore

colar lore andorinha prata cinco

As mais românticas vão adorar o Lore. É uma medalha em forma de andorinha, perfeita para os coordenados estivais.

Preço: 50€ Ver produto>> 

Colar Bella

colar dourado cruz cinco prata

Uma cruz dourada de traços simples mas marcantes. Se gosta de cruzes, este colar Cinco é para si.

Preço: 50€ Ver produto>>

Colar Frances

colar cinco medalha

É o mais recente lançamento da cinco e promete ser um recordista de vendas. Uma medalha bonita e atemporal.

Preço: 60€ Ver produto>> 

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Catarine Martins Catarine Martins

Licenciada em Direito pela Universidade de Coimbra, trocou as leis pela escrita e a cidade dos estudantes pelo Porto. Pelo meio, transformou a eterna paixão pela moda num blog, o Le Fashionaire e assumiu, com orgulho, que o jogo das palavras é o seu preferido.