2000 anos de história no Circuito Religioso em Pedrógão Pequeno

O Circuito Religioso de Pedrógão Pequeno apresenta-lhe edifícios que são testemunhos de práticas religiosas com dois mil anos. Não pode deixar de conhecer!

2000 anos de história no Circuito Religioso em Pedrógão Pequeno
Uma história de práticas religiosas com dois mil anos

Os testemunhos de edifícios seculares em Pedrógão Pequeno testemunham a relação secular dos seus habitantes com o transcendente. No seu conjunto, formam o Circuito Religioso de Pedrógão Pequeno, que vale mesmo a pena conhecer, onde cada um dos seus elementos ganha destaque.

A diversidade e a dispersão dos restantes edifícios religiosos que compõem o Circuito Religioso de Pedrógão Pequeno, pelo espaço urbano e sua envolvente, incitam à descoberta desta Aldeia do Xisto tão rica em história e em beleza natural.

Circuito Religioso em Pedrógão Pequeno, ordem cronológica

1. Ara votiva


Esta Ara é uma inscrição em pedra que remonta ao século I d.C.

2. Igreja Matriz


Pertenceu à Ordem de Malta e terá sido edificada na primeira metade do séc. XVI (já deveria existir em 1522). A existência da igreja dedicada a S. João Baptista está documentada desde 1551. O ano de 1587, inscrito no arco triunfal, corresponderá à conclusão da igreja ou da capela-mor. Como consequência do terramoto de 1755, um dos marcos históricos de Portugal, esta igreja sofreu, em 1779 grandes obras de reparação e remodelação. É uma igreja que reflete os estilos manuelino, renascentista e barroco, tendo uma planta longitudinal.

igreja

3. Capela da Misericórdia


Há documentos da Santa Casa da Misericórdia que já referenciam esta capela no final do século XVII, que sofreu diversas intervenções, que lhe deram o aspeto que hoje exibe. Na frontaria, uma escadaria semicircular de quatro degraus, um portal simples e o nicho com uma imagem de Nª Srª com o Menino (possivelmente do séc. XVII e XVIII). No topo da fachada traseira, há uma sineirita com duas volutas laterais e com arco de volta perfeita com sino, encimada por cruz. A porta para a sacristia tem uma padieira característica dos séculos XV-XVI.

capela

4. Capela de Santo António


Esta pequena capela já existia em 1730, tendo sido restaurada em 1950. Tem uma planta rectangular, implantada sobre um afloramento rochoso.

5. Capela de São Sebastião


De construção anterior a 1730, serviu como capela do antigo cemitério até 1892. De acordo com referências antigas, esta capela teria um alpendre. Em 1918, a capela recebeu obras que foram custeadas pela família Vidigal, que aqui realizava as cerimónias familiares de casamento e batizado.

6. Alminha do Cabril


É um pequeno nicho do século XIX, no qual se encontra uma tábua pintada com representação das almas no Purgatório, e onde se pode ler a inscrição:
“Pelas alminhas do Purgatório. Padre Nosso. Avé Maria”

7. Capela de Santa Maria Madalena


Esta capela foi mandada edificar pela família Conceição e Silva em 1893, tendo a frontaria orientada a poente. Apresenta um portal simples, com arco de volta inteira. O topo da fachada é decorado com dois pináculos e com uma cruz assente sobre uma esfera encaixada numa base trabalhada com 4 volutas. No altar um nicho, encontra-se a imagem de Stª Maria Madalena.

8. Capela de São Ângelo


Pequena capela, que remonta ao século XIX.

9. Via Sacra (conjunto de estações)


Este circuito das 14 estações, dos séculos XIX e XX, encontra-se estabelecido entre o centro da aldeia e o topo do Monte da Srª da Confiança. Todas as estações exibem a representação da respetiva cena da Via Sacra, em moderno painel de azulejos.

10. Conjunto de estelas discóides


Estas estrelas discóides constituem o património religioso mais recente.

O que pode encontrar nas proximidades?

1. Capela da Senhora da Confiança (séc. XX)
2. Capela de São Rafael (séc. XVIII)

capela

Proposta de Circuito

1. Capela de S. Sebastião
2. Praça Ângelo Henriques Vidigal
3. Estação I e II da Via Sacra
4. Capela da Misericórdia
5. Capela de Stª Maria Madalena
6. Capela de Stº António
7. Alminha do Cabril
8. Igreja Matriz
9. Monte da Srª da Confiança
10. Capela da Srª da Confiança
11. Miradouro

Vale mesmo a pena conhecer o Circuito Religioso em Pedrógão Pequeno. Na plataforma oficial de Booking das Aldeias do Xisto encontra as melhores casas e alojamentos típicos.

Veja também: