AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Coaching: o que é e para que serve

O coaching está a ganhar preponderância e já está presente em muitas áreas de negócio/social. Saiba o que é o coaching, para que serve e quais os seus benefícios.

Coaching: o que é e para que serve
Tudo o que precisa saber

Espaços coworking para pequenas empresas e freelancers

O coaching é cada vez mais requisitado e parece ter-se fixado, definitivamente, em muitas áreas, nomeadamente, profissional, pessoal, financeira, saúde e bem-estar, etc. Ainda que para muitos seja visto como uma moda e, até, com desconfiança, o coaching já não pode ser ignorado. Assim sendo, importa saber o que é na realidade o coaching, para que serve e quais os benefícios que pode trazer à sua vida ou sua empresa. Retire todas as dúvidas sobre o coaching:
 

O que é?

Segundo Grant (1999), numa definição também citada pela Association for Coaching, o coaching é uma colaboração focada na solução, orientada para os resultados e um processo sistémico em que o coach (profissional de coaching/tutor/instrutor) procura facilitar a melhoria de desempenho no trabalho, experiência de vida, auto-aprendizagem e crescimento pessoal do coachee (cliente), ou seja, podemos definir o coaching como um processo de desenvolvimento pessoal e profissional, sustentado por um profissional que auxilia no desenvolvimento de competências.
Assim, o coaching coadjuva o profissional (cliente) a descobrir o que ele realmente quer para poder construir, de modo estratégico, a sua trajetória profissional/pessoal.
 

Para que serve?

Até pela abrangência das áreas o coaching tem diversas aplicações. Assim, destina-se a todas as situações em que o cliente (empresa ou particular) deseja atingir determinados objetivos, metas/sonhos. Foca-se sempre no futuro, ou seja, naquilo que se pretende atingir e na forma como poderemos lá chegar, bem como quando o desejamos alcançar. Desta forma, o coaching pode ser útil para os líderes, profissionais (início de carreira ou com uma carreira já sustentada), equipas e organizações que tenham como objetivo atingir alto rendimento, quer a nível profissional quer a nível pessoal.
 

Benefícios do coaching

Segundo alguns clientes (coachees) o coaching pode ser benéfico, entre outras, nas seguintes situações:
  • Para estabelecer e tomar medidas no sentido de alcançar as metas pretendidas;
  • Torne-se mais auto-suficiente;
  • Mais trabalho e satisfação com a vida pessoal;
  • Para que o profissional contribua mais eficazmente para a equipa de trabalho/organização;
  • Assumir uma maior responsabilidade e responsabilização nas suas ações e compromissos;
  • Para trabalhar de forma mais produtiva com os outros (chefes ou subordinados) e comunicar mais eficazmente.
Faça mais pela sua carreira
 
Veja também: