AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Coaching pessoal: vale ou não a pena?

Saiba o que é e quais as vantagens do coaching pessoal. 
 

Coaching pessoal: vale ou não a pena?
O termo é muito usado, mas raramente explicado.

Preparado para uma nova aventura profissional?Já ouviu falar em coaching pessoal? Provavelmente já, até porque o termo parece estar em voga. Mas ainda que seja um conceito muito falado, nem sempre é convenientemente explicado. Mas mais do que uma tendência, o coaching assume-se como uma ferramenta e metodologia de desenvolvimento e capacitação humana. Mas afinal o que é isso de coaching pessoal?
 

Coaching: o que é?

O termo inglês é usado para designar uma atividade de formação que envolve um instrutor/mentor (o coach) e o cliente (o coachee), com o intuito de evoluir numa determinada área da vida do cliente (seja em termos pessoais ou profissionais). 

A expressão inicialmente usada para definir um tutor particular (em contexto universitário), com o passar do tempo passou a ser usado noutras áreas e atualmente é usado por profissionais que pretendem desenvolver certas competências ou características.

Existem vários tipos de coaching: o coaching profissional, empresarial, financeiro ou pessoal. Sendo neste último que nos vamos focar.

O coaching pessoal é uma técnica que visa, tal como o nome indica, promover o desenvolvimento pessoal e a capacitação, através da definição e desenvolvimento de objetivos. Esta metodologia possibilita o desenvolvimento de competências profissionais e pessoais, permitindo ao individuo (o profissional) que alcance o seu exponencial máximo e supere os potenciais objetivos futuros. A técnica deriva da psicologia e tem vindo a conquistar adeptos por todo o mundo.
 

Coaching pessoal: as vantagens?

São vários, mas entre os principais podem enumerar-se os seguintes:
  1. Promoção do autoconhecimento
  2. Melhoria de desempenho pessoal e profissional
  3. Melhoria da autoestima e autoconfiança
  4. Aumento da motivação
  5. Facilidade no processo de decisão
  6. Aumento da sensação de bem-estar
  7. Definição e realização de objetivos
  8. Melhoria da capacidade de gerir o tempo
  9. Desenvolvimento da capacidade de liderança
  10. Diminuição dos níveis de stresse
  11. Aumento da eficácia nas estratégias de pensamento e regulação emocional
  12. Melhoria nas relações interpessoais
  13. Melhoria das competências de comunicação
  14. Melhoria da qualidade de vida
  15. Maior resiliência
 

Vale a pena investir?

Um bom coaching pessoal pode ajudá-lo a explorar todo o seu potencial, o que – tanto a nível pessoal como profissional – terá certamente mais-valias. Dizem os especialistas, que as vantagens do coaching são inúmeras (e vão muito além das enumeradas anteriormente). Dizem também que graças ao coaching, os profissionais podem apreciar uma melhoria considerável na sua produtividade, bem como uma maior satisfação com a sua vida pessoal e profissional. E depois se quer estar no seu melhor, porque não? Bem vistas as coisas, não tem nada a perder.
Faça mais pela sua carreira
Veja também: