AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Coaching profissional: tudo o que deve saber

Ainda que novidade para alguns, o coaching profissional tem extrema importância em muitos países e tem vindo, aos poucos, a ganhar terreno em Portugal.

Coaching profissional: tudo o que deve saber
Sabe o que é? Interessa-lhe?

Mas o que é o coaching profissional ou de carreira?

O coaching profissional ou de carreira tem o principal objetivo de ajudar as pessoas a analisar, gerir e percecionar as suas profissões e/ou carreiras.

O profissional responsável por esse auxílio, denominado por coach, trabalha, em conjunto com os indivíduos, de forma a que estes consigam, não só identificar, com clareza, os objetivos, metas e sonhos relacionados com as suas carreiras, como também que os consigam atingir.

Ainda que esta profissão esteja direcionada para a vertente profissional, a verdade é que, uma das principais conquistas do coaching profissional é a obtenção de um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.



Em que situações é benéfico o coaching profissional?

O coaching profissional é benéfico não só para indivíduos isolados como também para empresas, pois é extremamente importante para motivar e auxiliar na obtenção de metas.



Para os indivíduos

Pretende conseguir um aumento ou uma promoção? Melhorar o relacionamento e a comunicação entre colegas e chefias ou adquirir competências que o tornem um melhor profissional? São tudo necessidades que podem ser obtidas com o coaching profissional.



Para as empresas

Se tem uma empresa e define metas, não só para si, como também para os seus colaboradores, o coaching profissional ou de carreira, apoia e auxilia os seus colaboradores, de forma a que estes atinjam as metas estabelecidas e, dessa forma, atingindo as da empresa.



De que forma decorre o processo de coaching profissional?

O coaching profissional ocorre através de encontros, onde o indivíduo irá expôr os seus problemas ou encontrar os seus objetivos e aspirações e consequentemente delinear estratégias e metas a atingir.

Até aos encontros seguintes, o indivíduo deve trabalhar de forma a cumprir as metas e objetivos. Após análise de conclusão das metas do encontro anterior, serão criadas novas metas e etapas.

Para além disso, o coach irá ajudar o indivíduo a enfrentar os seus medos, através da realização de atividades fora do habitual ou que deixem o indivíduo receoso.

Tem receio de falar em público? O coaching pode ajudá-lo a enfrentar e acabar com esse medo! Ainda que o coaching profissional não lide com traumas ou problemas do passado, como a psicologia, ajuda a enfrentar receios profissionais, bem como a apresentar novos mecanismos para lidar com situações problemáticas no futuro.



Devo procurar um coach?

Se tem grandes sonhos e objetivos para a sua carreira profissional, o coaching profissional e, consequentemente, o apoio de um coach, pode fazer toda a diferença na obtenção dos mesmos.

É algo que lhe irá dar novas luzes sobre o mundo empresarial, concedendo-lhe maior confiança e uma melhor postura face o mundo profissional, independentemente da sua área de trabalho.
Faça mais pela sua carreira >>
Veja também: