Como saber o coeficiente de localização do IMI

Saiba o que é o coeficiente de localização do IMI, e como pode verificar qual é o do seu imóvel e se está a pagar de acordo com o valor real do mesmo.

Como saber o coeficiente de localização do IMI
Mantenha-se a par dos seus impostos

Quando é preciso poupar é necessário olhar para todas as possibilidades, de modo a que o ordenado chegue para tudo. Uma dessas possibilidades é poupar no IMI, sendo para tal necessário ir verificando alguns elementos para saber se poderá vir a poupar. A verificação do coeficiente de localização (Cl) do IMI, que influência o valor que tem de pagar, pode ajudá-lo a saber se consegue manter alguns euros no bolso.
 

O que é?

O coeficiente de localização é um dos elementos da fórmula de cálculo Valor Patrimonial Tributário (VPT), que por sua vez serve de base no cálculo do IMI. Este coeficiente varia entre 0,4 e 3,5, mas no meio rural pode chegar aos 0,35. É alterado de acordo com certas características do imóvel:
  • Acessibilidades, como a qualidade e variedade de vias marítimas, rodoviárias e ferroviárias
  • O acesso a equipamentos sociais como escolas
  • Serviços de transportes públicos
  • Valor do mercado imobiliário na localização do imóvel

Este valor é utilizado na avaliação de imóveis comprados desde dezembro de 2003.
 

Como saber o do seu imóvel?

Para saber qual o seu coeficiente de localização, e se este mudou e anda a pagar a mais ou menos, basta ir ao Portal das Finanças e seguir o seguinte caminho:
  • Consultar > Imóveis > Património Predial/Cadernetas 

Deverá, então, selecionar a caderneta predial. O valor deste coeficiente está indicado sob a sigla “Cl”. Poderá, depois, verificar se este coincide com o valor atual, ao utilizar o mapa interativo das Finanças. Neste, basta pesquisar pela morada para poder confirmar se está a pagar aquilo que deve, ou se o valor foi alterado.

No caso de o valor do coeficiente de localização ter sido reduzido, poderá pedir uma reavaliação do imóvel para conseguir ter a possibilidade de pagar menos IMI. Para confirmar os valores deverá carregar em “simular”, poderá ainda utilizar outros simuladores, como o da DECO.

Deverá também pedir a atualização do coeficiente de vestutez, outro dos valores que influencia o cálculo do VPT. Este depende da idade dos imóveis, cujo envelhecimento natural não se reflete nos valores que paga de forma automática.
 

Pedir reavaliação do imóvel

Caso queira pedir a reavaliação do imóvel por estar a pagar a mais, terá de aceder ao Portal das Finanças, e preencher a declaração Modelo 1 do IMI. Ao aceder ao portal, deverá seguir o seguinte caminho:
  • Cidadãos > Entregar > IMI > Modelo 1 > Inscrição/Actualização de Prédios

Aí, a primeira opção vai deixá-lo entregar a declaração a partir do portal, enquanto a segunda permite fazer o download da aplicação para preencher a declaração com a mesma. Deverá então preencher a declaração, gravando-a de vez em quando. No final, basta validar e submeter.


Veja também: