5 coisas a fazer antes de engravidar

Está a pensar em aumentar a família mas não sabe bem o que fazer? Saiba quais as coisas que deve fazer antes de engravidar no próximo artigo.

5 coisas a fazer antes de engravidar
Tudo o que deve fazer antes de dar este grande passo

Engravidar é um passo muito importante e, de forma a garantir que tudo corre pelo melhor, há algumas coisas que deve fazer antes de engravidar. Há alguns passos que pode tomar para preparar tanto o seu corpo como a sua vida para a chegada do novo bebé. Descubra quais com as próximas dicas.
 

5 passos a dar para preparar uma gravidez

 

1. Fale com o seu médico

Talvez a coisa mais importante que deve fazer antes de engravidar é ir a uma consulta com o seu médico. Assim, poderá fazer o check-up necessário para saber se está tudo bem e em conformidade para ter uma gravidez saudável. Pode verificar ainda se há alguma vacina que tenha de tomar, se há algum constrangimento que dificulte a gravidez, quais os cuidados que o médico a aconselha a ter, etc.

 

2. Prepare o seu corpo

Uma coisa que deve fazer antes de engravidar é tomar vitaminas pré-natal, suplementos e ácido fólico para garantir que o seu corpo tem tudo o que necessita para fazer crescer um bebé. Estas vitaminas irão ainda diminuir o risco do feto crescer com mal formações e, assim, promover o bom desenvolvimento do bebé. A verdade é que o seu corpo necessita de um certo tipo de vitaminas e suplementos em maior escala quando está grávida por isso deve começar a tomá-los mesmo antes de engravidar.

 

3. Diga não à cafeína e nicotina

Se está a pensar em engravidar e costuma tomar muitos cafés e/ou fumar, então esta é uma excelente altura para terminar com estes hábitos. A cafeina pode afetar a sua fertilidade por isso terminar com a ingestão desta substância (presente também em variados chás e bebidas energéticas!) pode ajudá-la, ainda, a engravidar mais facilmente.
A nicotina é conhecida por ser prejudicial à nossa saúde mesmo não estando num estado de gravidez. Quando estiver a pensar em engravidar o ideal é cortar por completo deste vício para que durante a gravidez não tenha essa vontade. A nicotina pode causar o nascimento prematuro do bebé e essa deverá ser preocupação suficiente para lhe dar o alento necessário para abandonar por completo este vício.

 

4. Cuide dos seus dentes

Uma outra coisa que deve fazer antes de engravidar é garantir que os seus dentes estão bem tratados. Há muitas complicações durante a gravidez associadas à saúde oral da mãe, por isso, prepare os seus dentes antes de tudo. Uma má saúde oral pode aumentar o risco de infeção bacteriana o que, em última instância, pode resultar num parto prematuro ou até mesmo em pré-eclâmpsia (hipertensão arterial durante a gravidez). Para além disso, se tiver que fazer algum tratamento aos seus dentes, tais como um raio-x, o ideal é fazê-lo antes de engravidar!

 

5. Tire umas férias!

A verdade é que depois de engravidar e ter um bebé, naturalmente, as suas prioridades irão mudar. Assim, antes de dar este passo, faça aquelas férias que sempre sonhou antes de ter de se preocupar com cadeira para o carro, mala do bebé, berço, etc. Saiba que após as 36 semanas de gravidez não poderá viajar de avião e, mesmo depois do bebé chegar, há muitos locais que não são os ideais para um bebé pequeno. Aproveite esta altura, viaje para um local exótico e mime-se antes da chegada do novo membro da família!

Já sabe quais as coisas que deve fazer antes de engravidar? Esta é uma altura que deve desfrutar ao máximo e evitar o stress. Ao seguir estas dicas temos a certeza que terá uma gravidez saudável e feliz! Boa sorte!
 
Veja também: