8 coisas a fazer antes de ir de férias

Quer gozar as suas férias sem preocupações ou chatices de última hora? Quer deixar a sua casa protegida? Siga este plano de tarefas prévias e fique tranquilo.

8 coisas a fazer antes de ir de férias
Mais vale prevenir do que remediar

Prevenir é o melhor remédio, por isso, antes de partir para uns dias de merecido descanso, siga esta lista de tarefas, elaboradas em parceria com a Prosegur, especialista em manter os seus clientes tranquilos, todos os dias do ano. Se cumprir estas 8 coisas a fazer antes de ir férias, estamos certos de que estas vão ser realmente relaxadas e felizes. Quer tomar nota?

8 tarefas obrigatórias antes de partir para férias

Não deixe nada pendente no trabalho

nao deixar trabalho pendente

Esta é uma das primeiras coisas a fazer antes de ir de férias, pois só assim poderá desligar-se verdadeiramente do trabalho. Adiante tarefas, delegue outras quantas, deixe indicações ou documentos importantes acessíveis aos seus colegas e informe clientes, ou outras pessoas com quem interage profissionalmente, do período em que estará ausente do serviço.

Estes passos são essenciais para não ter de de receber telefonemas do emprego enquanto está a tomar banhos de sol.

Proteja a sua casa de roubos ou vandalismo

sistema alarme prosegur

De uma maneira geral, Portugal é um país seguro, no entanto são frequentes os casos de assaltos a habitações, nomeadamente nesta altura do ano, em que muitas famílias se ausentam de casa para gozar uns dias de férias. Instalar um sistema de alarme é a forma mais eficaz de proteger a sua casa e eliminar as suas preocupações. Para além de funcionar como elemento dissuasor, em caso de tentativa de assalto, a equipa da empresa de segurança entrará em ação.

Um sistema de alarme realmente eficaz e inovador, que lhe oferece tripla proteção (anti-intrusão, anti-sabotagem e anti-inibição) é o da Prosegur, que até 29 de maio está com 40% de desconto e inclui a proteção extra de um Vigilante 24 horas.

Saiba mais sobre as condições desta campanha promocional da Prosegur >>

Deixe a casa arrumada, limpa e segura

Sabemos que a vontade de abalar é enorme e que a preguiça pode falar mais alto, no entanto, não deixe para depois das férias o que pode fazer antes. Deixar as camas feitas de lavado e o cesto da roupa suja vazio vão fazer toda a diferença quando regressar. Se não tiver tempo para isso, mas tem uma empregada de confiança, peça para ela lá ir durante as férias limpar e arrumar. Vai saber-lhe muito bem chegar de férias e ter tudo impecável.

Por outro lado, não se esqueça de desligar água, gás e eletricidade ou pedir à sua empregada para o fazer. Uma inundação ou fuga de gás podem ditar o fim antecipado das suas férias, pelo que é imperativo que tenha este cuidado. Se quiser desligar também o frigorífico para poupar mais energia, aproveite e faça uma limpeza a fundo neste eletrodoméstico antes de ir de férias.

Faça uma lista do que pretende levar para férias

Decida o que vai levar na mala com tempo, até para poder comprar com antecedência aquilo que não tem, mas vai precisar. Estude bem o destino de forma a escolher o tipo de vestuário e outros detalhes. Depois, e ainda antes de sair de casa, percorra a check-list.

Lembre-se do quão desagradável é chegar ao destino e ver que se esqueceu do livro que andava a ler ou que em vez de ir direto para a praia, vai ter de descobrir uma farmácia para comprar um medicamento ou protetor solar!

Deixe tudo pago antes de ir

deixe as contas pagas

Não deixe para quando regressar o pagamento da luz, telefone e outras contas. Desta forma, terá menos uma preocupação pendente. Até porque um esquecimento pode ser sinónimo de multa. E para evitar outro tipo de gastos extra, relembramos a campanha promocional da Prosegur, que lhe oferece 40% de desconto imediato na aquisição de um sistema de alarme de última geração com Vigilante 24 horas. A melhor decisão para umas férias tranquilas!

Deixe as suas chaves de casa com um familiar ou amigo de confiança

Esta é uma dica que deve cumprir todo o ano, no entanto, nas férias, pode ser ainda mais útil deixar as suas chaves com alguém em quem confia, nem que seja para que possam ir alimentar os peixes, regar as plantas ou enganar os eventuais ladrões, simulando que há movimento lá em casa. Por outro lado, há sempre imprevistos que podem ocorrer, como esquecer-se ou perder as suas chaves e, nesse caso, terá forma de entrar em casa sem ter de chamar os bombeiros.

Ainda que confiar as suas chaves a um familiar ou amigo seja um conselho útil, não se esqueça de que a melhor forma de deixar a sua casa protegida é instalando um sistema de alarme eficaz e com provas dadas, como o sistema de alarme da Prosegur: ao adquiri-lo até 29 de maio, usufruirá de um desconto imediato de 40% e ainda a oferta de Vigilante alerta 24 horas.

Saiba tudo sobre o sistema de alarme de última geração da Prosegur >>

Faça um seguro e confirme a validade dos documentos

confirme validade documentos

Da lista de coisas a fazer antes de ir de férias, estas são igualmente fundamentais. Um seguro de viagem, mesmo que vá de férias no seu próprio carro e para um destino dentro do país, dar-lhe-á proteção extra no caso de alguma situação menos agradável. Informe-se sobre os seguros e coberturas disponíveis e contratualize-o antes de partir, um conselho ainda mais importante caso vá para o estrangeiro.

Não se esqueça ainda de confirmar a validade do seu Cartão de Cidadão e/ou Passaporte, para que os possa renovar com tempo, caso haja necessidade. Lembre-se também que se for para o estrangeiro, deve levar consigo o Cartão Europeu de Seguro de Doença atualizado, que lhe garante assistência médica além-fronteiras. Pode solicitar este documento ou a sua renovação num balcão da Segurança Social ou numa Loja do Cidadão.

Por último, avise a polícia de que vai estar ausente

Sabia que pode solicitar à PSP da sua área de residência a garantia da segurança da sua casa durante o período em que se encontrar fora, através da “Operação Férias”? Funciona de 1 de julho a 15 de setembro e para que possa usufruir da vigilância extra por parte desta força policial deverá dirigir-se à esquadra mais próxima de sua casa até 48 horas antes de ir de férias.

No entanto, se pretende ir de férias completamente tranquilo e consciente de que a sua casa fica protegida dos larápios, esta é a altura ideal para instalar um sistema de alarme da Prosegur, multinacional que ganhou pelo segundo ano consecutivo o prémio “5 estrelas” por parte dos consumidores. As suas soluções de alarme são tecnologicamente avançadas e estão com 40% de desconto imediato, incluindo Vigilante 24 horas!

Saber mais sobre esta campanha incrível >>

Principais características do sistema de segurança da Prosegur

  • Anti-inibição
  • Anti-sabotagem
  • Anti-intrusão
  • Alarme com aviso à polícia
  • Ligação à central de segurança da Prosegur
  • Vigilante 24 horas
  • App que permite gerir o sistema de alarme a partir do telemóvel

Veja também: