8 coisas a fazer antes de ir de férias

Se não vê a hora de gozar o seu descanso, saiba o que não deve deixar de fazer antes de ir de férias.

8 coisas a fazer antes de ir de férias
Previna-se… e vá descansado!

Porque todos gostamos de partir para o ócio descansados, não há nada como uma lista com o que fazer antes de ir de férias para nos facilitar a vida.
 

8 tarefas essenciais que não pode deixar de pôr em prática

 

1. Não deixe nada pendente no trabalho

Esta é a primeira regra de ouro para umas férias descansadas. Adiante tarefas, delegue outras quantas, deixe indicações ou documentos importantes acessíveis aos seus colegas. Ninguém gosta de receber telefonemas do emprego quando está na praia.

 

2. Pague as contas… e as férias

Não deixe para quando regressar o pagamento da luz, telefone e afins. Desta forma, terá menos uma preocupação pendente. O mesmo se passa com as férias que, num cenário ideal, devem estar pagas antes de serem gozadas.
 
Veja também: As melhores soluções de crédito pessoal

 

3. Deixe a casa arrumada e limpa

Camas feitas de lavado e sem roupa suja no cesto. Vai agradecer ter feito esse esforço quando chegar das suas férias carregado de roupa suja na mala e sem vontade para grandes limpezas.

 

4. Faça a lista de férias

Esta é tão óbvia que temos tendência em deixá-la para o fim. Saiba o que levar na sua mala de viagem com antecedência, para que nada importante fique esquecido em casa ou tenha de aquirir este ou aquele artigo à última da hora.

 

5. Deixe as suas chaves de casa com um familiar ou amigo de confiança

Para além dos imprevistos que possam surgir, é sempre bom poder com alguém para nos alimentar a tartaruga ou regar as plantas.



6. Não se esqueça de desligar a água e o gás

Não corra riscos. Uma inundação ou fuga de gás podem ditar o fim antecipado das suas férias, pelo que é imperativo que o faça. Se quiser desligar também o frigorífico para poupar mais energia, aproveite e faça uma limpeza a fundo neste eletrodoméstico.

 

7. Cuida da sua saúde

Se for para o estrangeiro, não se esqueça de solicitar ou renovar o Cartão Europeu de Seguro de Doença junto da Segurança Social, que lhe garante assistência médica além-fronteiras. Nestas coisas, mais vale prevenir que remediar!

 

8. Por último, avise a PSP

Mesmo que tenha alarme em casa, poderá solicitar à PSP da sua área de residência a garantia da segurança da sua casa durante o período em que se encontrar fora, através da “Operação Férias”, em vigor de 1 de julho a 15 de setembro.

A verdade é que as férias são sempre mais curtas do que desejamos, por isso não deixe de pôr em prática estas sugestões para poder desligar completamente e usufruir do seu merecido descanso!
 
Veja também: