4 Coisas a saber antes de tirar a carta de condução

Tirar a carta de condução é um verdadeiro desafio que todos enfrentamos para poder conduzir.

4 Coisas a saber antes de tirar a carta de condução
Esteja preparado

Há coisas que devemos saber antes de tirar a carta de condução para prevenir o insucesso. Se falharmos, temos que pagar mais por aulas extra, por exames extra e possivelmente até por livros extra. O melhor é saber e ir preparado para no futuro não ter que pagar mais do que aquilo que deve.
 

4 Coisas que o vão ajudar a ter a carta

 

1. É preciso praticar muito

Há quem acredite que tirar a carta de condução é só estar presente, dar uma vista de olhos ao código e já está. Felizmente, não é assim tão simples. A segurança nas estradas é levada muito a sério, e os testes necessários para a carta não são fáceis.

A melhor maneira de estudar para ambos é através da prática, tanto com a realização de vários exames teóricos como com várias horas de prática a conduzir (sempre acompanhadas pelo instrutor). A alternativa é, está claro, ir a pé.

 

2. Não vale a pena ter pressa

Se está ansioso por tirar a carta de condução e vai fazê-lo apenas para poder conduzir o quanto antes, pense bem se é uma altura oportuna para o fazer. É preciso estudar e praticar muito para poder conduzir em segurança.

Se apenas quiser fazer as aulas obrigatórias para se apressar a ir a exame e ter a carta, é provável que acabe por chumbar e vá recambiado de volta para as aulas. A pressa só lhe vai custar tempo e dinheiro.

 

3. Existem percursos predefinidos

No que toca ao exame de condução, existem percursos predefinidos a percorrer. Se está a pensar meter-se na condução, é uma boa ideia ir conhecer e familiarizar-se com a zona tanto antes de ter aulas como depois.

Vai estar a pagar aulas extra, mas continua a ser mais barato do que chumbar, para não falar no tempo perdido até poder repetir um exame. Note que se não se sentir pronto isto não o vai ajudar, e é melhor levar o seu tempo a preparar-se.

 

4. Ter a carta não vai fazer de si um ás

Quando conseguir tirar a carta de condução não vai ser nenhum ás da condução, e mesmo a partir daí terá que conduzir com bastante cuidado de modo a preservar a sua segurança na estrada. Apenas com tempo e experiência poderá sentir-se totalmente à vontade nas estradas, mas quando assim for não se desleixe!


Veja também: