6 coisas a ter em conta antes de comprar um smartphone novo

Quer comprar um smartphone novo? Mas porquê? E se vai comprar… o que é que deve ter em conta?

6 coisas a ter em conta antes de comprar um smartphone novo
Pense antes de comprar um novo smartphone.

O velho já está estragado e está na hora de comprar um smartphone novo? Ou vai comprar só mesmo para estar na vanguarda? Há muitas coisas a considerar e a ter em conta antes de comprar um novo equipamento. Fizemos uma pequena lista de perguntas para que não seja apanhado desprevenido na hora de comprar um smartphone novo. 
 

Porquê?

A primeira pergunta da nossa lista é: Porquê? Porque é que quer comprar um smartphone novo? É bastante válida, atenção! Mas não nos cabe a nós fazer juízos de valor acerca da sua razão. Pode ser porque o seu smartphone atual já é bastante velho. Ou porque já está bastante estragado. Ou simplesmente porque não gosta dele e quer um novo… qualquer razão pode ser bastante válida! Mas será que é mesmo necessário?

 

O que considerar:

 

1. O sistema operativo

O Android continua a dominar o mercado dos smartphones. É de baixo custo e facilmente personalizável. Mas também tem os seus senãos! Tal como o iOS da Apple que oferece uma grande fiabilidade e que parece conquistar à primeira experiência. Mas há outros! Como, por exemplo, o Windows Phone. Nós aconselhamos a leitura destes artigos: Android ou iOS, Windows Phone ou iOS e Android ou Windows Phone.
 

2. O tamanho do ecrã

Pode não parecer mas o tamanho do ecrã é uma das grandes dúvidas de quem pretende comprar um smartphone novo. Pode encontrar smartphones com ecrãs pequenos (menos de 4,5 polegadas), ecrãs médios (de 4,5 a 5,4 polegadas) ou ecrãs grandes (de 5,5 polegadas para cima). Regra geral, os melhores smartphones possuem um ecrã bastante grande.
 

3. O processador

Pode ser um pouco confuso falar de velocidade do processador e afins. Por isso, resolvemos facilitar-lhe a questão. Quer um smartphone novo para quê? Fique ciente de que quanto melhor o processador for, melhor o smartphone irá processar as aplicações que vai ter. Quer o smartphone só para chamadas e mensagens? Não precisa de um processador muito bom para isso. Mas se pretender jogar ou editar imagens… já precisa de um processador bem melhor. 
 

4. A câmara

Quer tirar muitas fotografias? Ou nem por isso? A qualidade da fotografia já é algo que deve ter em conta. Aprenda um pouco mais acerca disto, neste artigo que escrevemos para si.
 

5. Capacidade de armazenamento

Filmes e fotografias? E muitos jogos? Procure um smartphone com uma grande capacidade de armazenamento! Mas se precisar de um smartphone novo apenas para as coisas simples… cinja-se às baixas capacidades de armazenamento.
 

6. O preço

Quanto é que pretende gastar? Antes de tudo, saiba como escolher um smartphone e pense nos requisitos mínimos que deve ter o seu smartphone novo. Depois, defina um preço máximo. 

Já pode ir às compras!


Veja também: