20 coisas grátis para fazer na Europa

Se é daquelas pessoas que vive para viajar, vai adorar as 20 coisas grátis para fazer na Europa que lhe apresentamos, por diversas cidades.

20 coisas grátis para fazer na Europa
Sem gastar dinheiro e aproveitando ao máximo

Viajar é um dos melhores hobbies para os aventureiros: é emocionante, permite descobrir novas realidades, culturas, locais, abre-nos os horizontes… Mas também pode ser bastante dispendioso. Por isso, sugerimos 20 coisas grátis para fazer na Europa. São actividades incríveis em grandes cidades europeias que lhe vão aguçar ainda mais o apetite pela próxima aventura!

20 coisas que pode fazer na Europa a custo zero

Algumas das mais conhecidas e turísticas cidades do velho continente podem ser dispendiosas, mas depois de ver as nossas dicas de 20 coisas grátis para fazer na Europa mudará completamente de ideias. Fique atento!

Amesterdão, Holanda

amesterdao

1. Caminhe e aprenda
Conheça ou redescubra Amesterdão com uma excursão gratuita com o grupo Sandeman’s New Europe. Explore todos os lados da cidade, os mais recentes, os mais míticos e prepare-se para descobrir as melhores cafetarias e restaurantes, ao mesmo tempo que recebe uma lição de história. Estes tours são completamente gratuitos, mas convém reservar o seu lugar com antecedência.

2. Amostras grátis
Muito para nossa alegria, Amsterdão tem muitas coisas grátis, inclusivamente nos principais mercados da cidade é usual oferecerem amostras dos produtos vendidos como forma de atrair o cliente, tal como no mercado Nieuwmarkt, que se realiza todos os sábado e reúne centenas de agricultores locais.

3. Visite os jardins do Museu de Arte Nacional
Há sempre algo acontecendo nos jardins do Rijksmuseum, o Museu de Arte Nacional de Amesterdão e apesar da entrada no próprio museu ser paga, o acesso aos jardins e às actividades que lá decorrem são totalmente gratuitas.

Barcelona, Espanha

barcelona gratis

1. Visite o Museu Picasso
Alojado num palácio medieval no bairro elegante de El Born, este museu é um dos must see da cidade catalã. Mas há uma boa notícia: todos os domingos depois das 15h, a entrada é totalmente gratuita.

2. Faça um tour de arquitetura
O famoso arquitecto catalão Antoni Gaudí desenhou vários edifícios emblemáticos em Barcelona, incluindo grandes obras famosas, como a Casa Batlló, a Casa Milà e a Basílica da Sagrada Família, que está em construção há mais de 100 anos. Para entrar sim, é preciso pagar, mas admirar de fora o estilo irrevente de Gaudí é totalmente gratuito.

3. Aproveitar o sol
Sabe qual é o melhor lugar para experimentar a vibrante energia de Barcelona? A praia Barceloneta. Aqui há praticamente de tudo: um areal de perder de vista, o Mediterrâneo a chamar por si para uns belos banhos de mar, inúmeros bare para um mojito ao final do dia… Imperdível.

Berlim, Alemanha

berlim gratis

1. Veja arte no lado leste
Berlim é o lar de algumas das melhores artes de rua do mundo, e está tudo em exibição na East Side Gallery. Os 1.316 metros que restam do Muro de Berlim estão igualmente pintados com exibições política e socialmente carregadas de diversos artistas de rua. Quem precisa de um museu abafado quando pode ter acesso à maior galeria ao ar livre do mundo?

2. Junte-se ao Bite Club
Nas noites de sexta-feira no verão, o Bite Club reúne as melhores roulottes de comida de toda a cidade, onde também não faltam vendedores artesanais e muita música que se vai estendendo pelo rio, na zona de Kreuzberg. O acesso é gratuito!

Dublin, Irlanda

dublin gratis

1. Museus para todos
A cada segunda-feira, os museus nacionais de História Natural, Artes Decorativas e História e Arqueologia possuem entrada gratuita. Ideal principalmente se viajar com crianças.

2. Ouça música típica ao vivo
A música irlandesa é uma parte enorme da cultura em Dublin: em qualquer bar vai poder ouvir violinos, banjos em sotaque gaélico. O Temple Bar é um pouco turístico, mas o Whelan’s na Camden Street é onde os moradores locais param para dar um pezinho de dança e desfrutar de música ao vivo.

Lisboa, Portugal

lisboa gratis

1. Atrações com entrada gratuita
O MUDE – Museu do Design e da Moda é sempre livre, enquanto o Mosteiro dos Jerónimos, de 500 anos, e a histórica Torre de Belém oferecem entrada gratuita no primeiro domingo de cada mês.

2. Faça um tour de azulejos
Portugal é famoso pelos seus azulejos elaboradamente pintados e que decoram as paredes de casas, bancos de parques e fachadas de palácios um pouco por todas as cidades e Lisboa não é exceção. Além disso, o Museu Nacional de Azulejos oferece entrada gratuita no primeiro domingo de cada mês.

3. Provas de vinhos
Sabemos que parece bom demais para ser verdade, mas a Viniportugal, organização que promove os vinhos portugueses, oferece copos gratuitos entre as 11 e as 7 da noite, de terça a sábado. Vai conseguir resistir?

Aproveite para ver o nosso roteiro de Lisboa para famílias.

Londres, Inglaterra

londres gratis

1. Assista ao Render da Guarda
O Render da Guarda no Palácio de Buckingham é uma das tradições britânicas mais interessantes e gratuitas de testemunhar. Com horários marcados, e com a típica pontualidade britânica, lembre-se que esta atividade gratuita poderá ser o mais perto da família real que conseguirá chegar em toda a Inglaterra.

2. Para os amantes da arte
Sabe qual é uma das nossas coisas favoritas sobre Londres? Os museus gratuitos, que permitem ver em primeira mão obras de Matisse e Rothko, na Tate Modern, e clássicos de Cézanne, Vermeer e Da Vinci, na National Gallery.

Roma, Itália

roma gratis

1. Pedir um desejo na Fonte de Trevi
De certeza que já ouviu falar na Fonte de Trevi, uma escultura em mármore barroco localizada no final de um aqueduto do século XIX. A lenda diz que se você atirar uma moeda para a fonte, voltará a Roma novamente um dia…

2. Visitar o Panteão
Não é todos os dias que você pode visitar um antigo templo romano preservado. E não precisa de ser religioso para se sentir no sétimo céu e com uma tremenda sensação de paz assim que entra neste momento, olha para cima, e vêm cúpula de luz do Panteão.

Descubra também outras boas razões para ir a Roma este ano.

Paris, França

paris gratis

1. Piquenique sob a Torre Eiffel
Um bilhete para o topo da Tour Eiffel não é barato e ainda vai ter que aguentar largos minutos (por vezes horas) na fila. Mas temos uma solução para desfrutar deste monumento parisiense: vá até ao Champ de Mars, o enorme relvado público na frente da torre e faça um piquenique com uma vista lendária.

2. Aprecie a vista de Montmartre
Nos subúrbios da cidade, no 18º Arrondissement, o bairro montanhoso de Montmartre é o lar de artistas boémios, artistas de rua, cafés e de algumas das melhores vistas da cidade. Caminhe todo o caminho até a Basílica do Sacré-Coeur, situado no ponto mais alto de Montmartre e ter acesso a uma vista privilegiada sobre a cidade.

3. Explore Notre Dame
Uma das mais famosas catedrais do mundo, Notre Dame está aberta todos os dias do ano, de forma totalmente gratuita. Por isso, esta é mesmo uma fila que vale a pena aguentar, para visitar o interior gótico alto, completo com enormes contrafortes voadores, vitrais e um altar ensolarado.

Precisa de um roteiro para visitar Paris? Espreite o nosso.

Depois de descobrir as 20 coisas grátis para fazer na Europa, viajar vai parecer ainda mais prazeroso…

Veja também: