20 coisas para fazer em casa até ao final do mês

No início de cada novo ano fazemos inúmeras resoluções. Mas este ano tem mesmo que cumprir a lista de coisas para fazer em casa até ao final do mês. Damos uma ajuda!

20 coisas para fazer em casa até ao final do mês
Acabaram-se as desculpas para algumas das tarefas domésticas

Ano novo, vida nova, novas resoluções, novas promessas de fazer isto ou aquilo, verdade? Pois bem, no que à lista de coisas para fazer em casa até ao final do mês diz respeito, podemos dar uma ajuda. Quando ao resto, cabe-lhe a si ter a força de vontade necessária para cumprir com os seus objetivos.

20 coisas para fazer em casa até ao final do mês

1. Organize a gaveta dos soutiens

Deve ser uma das gavetas que mais abre e fecha lá em casa, correto? Para bem dos seus soutiens, convém estar sempre organizada, de modo a não danificar os tecidos nem os elásticos e, com isso, estragar roupa desnecessariamente.

2. Mais espaço no guarda-roupa

Para parecer que o seu guarda-roupa é maior e poder arrumar mais coisas, coloque uma tampa de lata de refrigerante presa num cabide e isso permite adicionar mais um cabide na vertical.

3. Compre novas almofadas

O conforto na hora de dormir é muito importante para a saúde. E na verdade muitas vezes desleixamos pormenores como a qualidade do colchão ou das almofadas. Para saber se está na altura de substitui-las dobre a sua almofada a meio. Se ela não regressar imediatamente à sua forma original, está na altura de ir às compras.

4. Aproveite o espaço nas portas dos armários

Coloque uma barra a fazer de suporte e poderá pendurar nas portas dos armários todos os líquidos de limpeza.

5. Tape todos os fios

Os fios de eletricidade dos candeeiros ou de alguns aparelhos eletrónicos não são a melhor coisa numa decoração de sala ou quarto. Experimente colá-los com fita cola aos armários e o problema fica resolvido.

6. Mais plantas

Sim, poderão dar um pouco mais de trabalho (mesmo que regar 2 a 3 vezes por semana possa já ser para si uma tarefa penosa), mas dão mais vida e cor a qualquer espaço e ajudam a relaxar.

7. Remova as más energias

Esta técnica dos nativos americanos está sempre na moda: incenso. Além de afastar más energias e vibrações, confere um aroma agradável ao seu lar. Veja outras ideias de como conseguir por a sua casa a cheirar bem.

8. Comprar alimentos a granel

Fica mais barato quando compra determinados itens em quantidade, mesmo no caso dos produtos alimentares. Por isso, compre uns frascos bonitos, coloque as devidas etiquetas e fica com uma despensa organizada e aprovisionada.

9. Almofadas e mantas organizadas

É daquelas pessoas que gosta de ter muitas almofadas e mantas nos sofás, mas na altura de se sentar não usa nem metade? Ao invés de as atirar para o chão, compre um cesto grande de verga e coloque-as lá dentro quando não estiverem em utilização.

10. Pequenos problemas de limpeza

Utilize uma escova de dentes para limpar nos locais mais inacessíveis. Esta técnica vai poupar-lhe imenso trabalho e evitar a acumulação de bactérias e fungos em locais improváveis.

11. Papéis, papéis e mais papéis

Tem o vício de acumular papéis constantemente? Está na altura de dar uma olhadela a tudo e deitar fora o que realmente já não precisa. E aproveite para organizar os restantes em dossier próprios e devidamente identificados.

12. Limpe o suporte de facas

Utiliza uma faca, lava, seca e volta a colocar no suporte, certo? Errado! Pense bem em quantas vezes já limpou esse mesmo suporte… Nenhuma? Está na altura de o fazer!

13. Velas

Chegar a casa depois de um dia cansativo de trabalho e poder acender uma vela do aroma que mais lhe agradar (por aqui gostamos de baunilha e morango), é uma excelente e económica forma de relaxar.

14. Lavar a máquina de louça

Não pense que a máquina está limpa após cada lavagem. As bactérias e a sujidade ficam sempre acumuladas dia após dia. Por isso, idealmente uma vez por mês deverá limpar a máquina de lavar louça de forma adequada.

15. Louça limpa ou suja?

E já que falamos na máquina de louça, levantamos outra questão: a louça da máquina está lavada ou ainda suja? No meio da azáfama do dia a dia podemos não prestar a devida atenção e confundir-nos, por isso, coloque uns post its a indicar “limpa” ou “suja” e evita a confusão. Este truque também serve para a máquina de lavar roupa.

16. “Querido/a, sabes onde estão as minhas chaves?”

Para não ter que voltar a fazer esta pergunta, compre um pequeno despeja bolsos para colocar num local acessível (móvel do hall de entrada, por exemplo). Assim, sempre que entra em casa, a primeira coisa a fazer é deixar lá as suas chaves.

17. Limpeza do carro

Sabe aquelas reentrâncias do ar condicionado? Também são para limpar…

18. Almofadas nas cadeiras

Para tornar as cadeiras mais confortáveis, habitualmente colocamos umas almofadas, mas depois elas deslizam e saem do sítio e lá se vai o conforto. A solução ideal é prendê-las com fita-cola dupla. Simples, assim!

19. Esponja do banho

É um utensílio útil e agradável, mas o local perfeito para a acumulação de bactérias. Deverá substitui-la a cada 4 meses.

20. Plataformas giratórias

Comprar uma, ou mais, plataforma giratória permite-lhe poupar espaço nos armários e chegar mais facilmente a tudo.

Dicas simples, mas que lhe vão poupar imenso tempo. Vai implementar algumas destas 20 coisas para fazer em casa até ao final do mês?

Veja também: