16 coisas para levar numa viagem sozinho

Todos estes artigos cabem numa mala de viagem de tamanho regular e serão muito úteis. Saiba quais são as 16 coisas para levar numa viagem sozinho.

16 coisas para levar numa viagem sozinho
Artigos imprescindíveis para quem viaja sem companhia

Pode ser uma verdadeira aventura e talvez até ache que não está preparado, mas com esta lista de 16 coisas para levar numa viagem sozinho, tudo ficará mais fácil.

Em primeiro lugar, os itens mais importantes na lista de artigos para colocar na mala devem proporcionar conforto e conveniência e, idealmente, servirem para alguma finalidade extra. Por isso, a regra é simplificar. Quando estiver em dúvida, pegue no objeto e questione-se se será mesmo imprescindível.

O próximo nível do teste? Certifique-se de que pode carregar sozinho a sua mala durante grandes distâncias, sem problemas. O ideal será levar uma mala com rodas de material bem leve e uma mochila, o que lhe permite mais espaço de armazenado e facilidade de transporte.

Depois das dicas iniciais, certifique-se de que coloca estas 16 coisas para levar numa viagem sozinho na sua lista, quando estiver a preparar a mala.

Vai viajar sozinho? Não se esqueça destes 16 artigos

“Um dia vou viajar sozinho”. Se já pensou nesta possibilidade várias vezes, então, está na altura de colocar esse plano em prática. Escolha o destino, marque viagem e hotel, estabeleça um orçamento e, dias antes da partida, prepare a mala. Mas o que levar? Sugerimos 16 coisas para levar numa viagem sozinho. Confira a nossa lista.

1. Mala com rodas leve

As malas de rodas facilitam o transporte e, se forem feitas em material duro e leve, tanto melhor. Algumas possuem um fecho que permite aumentar o espaço disponível, para aquelas lembranças que comprou e que lhe vão ocupar espaço.

2. Mochila com alças acolchoadas

mochila para viajar sozinho
Não só uma mochila permite uma melhor distribuição do peso, como permite que fique com as mãos livres. Nas companhias aéreas low cost pode levar uma pequena mala/bolsa de mão, além da de viagem. E uma mochila oferece o espaço extra necessário.

3. Sacos de plástico

São perfeitos para tudo: para a medicação, para levar carregadores, artigos de higiene pessoal até passaportes e telefones. Opte pelos sacos mais resistentes para proteger contra a humidade e que sejam transparentes para facilmente encontrar o que procura. E leve sempre alguns a mais, pois não sabe quando será necessário e quase não ocupam espaço nenhum.

4. Bolsa de cintura

Existem umas mais largas e outras mais estreitas, com mais ou menos bolsos, de diversos materiais e cores. Pode parecer um objecto bastante antiquado, mas a verdade é que uma bolsa de cintura será tremendamente útil e segura.

5. Casaco com fechos

casaco com fechos
Fica tudo mais fácil com um casaco deste género: um bolso para o telemóvel, outro para o cartão do metro, outro para colocar algum dinheiro… E se for impermeável, tanto melhor!

6. Sapatos multifunções

Depois de perceber o quão ridículo é levar cinco pares de sapatos em cada viagem, limite-se ao essencial. Escolha dois de diferentes tipos: uns ténis à prova de água, duráveis e bons para longas caminhadas e outros para uma saída mais formal à noite, por exemplo.

7. Lanterna

Um dos itens recomendados na lista de coisas para levar numa viagem sozinho é uma lanterna e as disponíveis no mercado são pequenas, discretas e bastante potentes.

8. Pasta para documentos

Pode ser um envelope de plástico, resistente, onde coloca toda a papelada essencial: incluindo o bilhete de avião, a reserva do hotel e todas as confirmações de transporte, entradas em museus, mapas…

9. Toalhetes

Estando a viajar sozinho, não poderá contar diretamente com ninguém para ajudá-lo, por isso, toalhetes darão sempre jeito: para limpar as mãos, para limpar os bancos dos transportes públicos, para as casas de banho públicas, para limpar a mala que está suja. Um sem número de utilidades.

10. Kit de primeiros socorros personalizado

Cada pessoa sabe o que poderá precisar mais, por isso, inspire-se nos kits de primeiros socorros que pode comprar na farmácia ou supermercado e prepare um adequado a si, às suas necessidades e ajustado ao seu destino de viagem.

11. Cartão de informações com contacto de emergência

Este papel, que convém estar escrito em inglês e na língua do país que está a visitar, deverá conter o contacto da pessoa a quem devem ligar se lhe acontecer alguma coisa, mas também um breve resumo do seu historial médico ou se tiver algum problema de saúde. Esperemos que não seja preciso utilizá-lo, porém, mais vale prevenir.

12. Cachecol

cachecol

Seja para se aquecer, para compor alguma vestimenta, para cobrir a cabeça ou usar como um cobertor extra, um cachecol grande pode ser útil em várias situações.

13. Chinelos de dedo

Além dos dois pares de sapatos acima mencionados, leve também um par de chinelos. Uma vez que são resistentes à água e são planos o suficiente para ocupar um espaço mínimo na mala, podem ser úteis durante dias na praia, ou para proteger os pés no chuveiro ou no chão de um albergue.

14. Barras de cereais

Quer pelo preço, quer pelo tipo de comida, a alimentação durante uma viagem pode ser uma aventura por si só, por isso, para saciar a fome entre refeições principais, para comer de forma mais saudável e sem gastar mais por isso, recomendamos que leve algumas barras de cereais, de preferência com ingredientes que não derretam.

15. Casaco desdobrável

casaco desdobrável é outro essencial quando viaja sozinho, já que por vezes o tempo pode provocar algumas surpresas e pode ser necessário uma maior proteção contra a chuva ou frio. Além disso, serve também como almofada!

16. Kit de costura

Os imprevistos acontecem, como uma bainha descosida e um botão que caiu. Nesses casos, dá jeito ter um kit de costura à mão. Basta uma agulha e algumas linhas de cores básicas, como branco, preto e nude.

Após conhecer a lista de coisas para viajar sozinho, ganhe coragem para partir rumo àquele destino que lhe ocupa o pensamento.

Veja também: