8 coisas que as pessoas inteligentes não dizem

Há 8 coisas que as pessoas inteligentes não dizem… e que pode começar já a evitar para que a sua imagem melhore!

8 coisas que as pessoas inteligentes não dizem
Comece a repensar o seu discurso!

A forma como as outras pessoas olham para nós e a opinião que criam sobre nós podem fazer toda a diferença em alturas decisivas. Não há nada como construir a sua própria imagem pública de forma a mostrar o seu lado bom e a evitar que os outros fiquem a conhecer o seu lado menos bons. Nós descobrimos 8 coisas que as pessoas inteligentes não dizem e que possuem a capacidade de transmitirem uma má imagem. Identifica-se com alguma?
 

Expressões que as pessoas inteligentes não usam

 

“Não é justo!”

Sim, todos nós sabemos que a vida é injusta e que, muitas vezes, premeia quem menos merece. A verdade é que constatar o óbvio, nesta situação, pode funcionar contra si. Porquê? Porque pode fazer com que você seja visto como uma pessoa imatura ou até ingénua. A nossa sugestão é simples: dirija-se à origem do problema e tente perceber o que é que levou essa pessoa a tomar essa decisão.

 

“Esta pode ser uma ideia estupida” ou “A minha pergunta é um bocado parva”

As pessoas inteligentes tendem a ser confiantes quando falam. Usar estas duas expressões demonstram que você não tem confiança em si próprio. E ninguém é capaz de seguir alguém que não possui confiança sobre si próprio, certo?

 

“Foi sempre assim!”

Sim, todos sabemos que “em equipa que ganha, não se mexe”… mas isto nem sempre é verdade. Os procedimentos antigos podem alcançar o sucesso mas que tal render-se a novas sugestões? É que o nosso mundo e a nossa sociedade está em constante evolução… E o que hoje é verdade amanhã pode não ser.

 

“A culpa não é minha”

Por mais pequena que seja a sua intromissão naquilo que aconteceu de mal, dizer que a culpa não é sua pode ser mal interpretado. Ninguém quer estar ao lado de alguém que não é capaz de amenizar o erro cometido assumindo uma quota-parte da culpa, certo?

 

“Não consigo”

Não diga que não consegue! Para além de estar a menosprezar as suas capacidades, está a criar um problema ainda maior quando aquilo que se procura é uma solução. Que tal substituir o “não consigo” por um “podemos fazer de outra maneira”?

 

“Pelo menos nunca fiz (…)”

Esta frase é uma forma agressiva de mudar o centro das atenções e pode funcionar contra si. Sim, tudo bem que nunca fez aquilo. Mas isso não o desculpa de ter feito isto! E as pessoas inteligentes assumem os próprios erros.

 

“Tu sempre…” ou “Tu nunca…”

Nem toda gente sempre, nem toda a gente nunca. Percebeu? As pessoas não gostam de ouvir que estão a persistir em algo ou que não assumem algo diferente. Para além do mais, constatar isto só as colocará numa postura defensiva e dificilmente irá conseguir conversar com alguém depois de dizer isso.

 

“É como quiseres”

Se a outra pessoa pede uma opinião é porque preza aquilo que você diz e pensa. Se você optar por uma resposta tão simples como “é como quiseres” está a demonstrar desinteresse perante aquilo que a outra pessoa pergunta.
 

Subscreva a nossa Newsletter de soluções empresariais


Veja também: