5 coisas que as pessoas não fazem tanto quanto deveriam

Há determinadas atividades nas quais perdemos imenso tempo do nosso dia, outras esquecemos por completo e não devíamos: saiba quais.

5 coisas que as pessoas não fazem tanto quanto deveriam
Ainda há tempo: comece agora!

coisas que as pessoas não fazem mas que deviam, pois tratam-se de atividades que promovem o nosso bem-estar. Presos nas nossas rotinas diárias, acabamos por deixar escapar algumas coisas às quais poderíamos dar mais atenção. Um bom exemplo são os restos que vamos acumulando no frigorífico. Por vezes não temos tempo nem para os aproveitar e quando reparamos que lá estão pode já ser tarde de mais.


Coisas que deve começar a fazer já: aponte na agenda

Há outras tarefas que podem ter consequências mais graves se não as fizermos e a verdade é que, normalmente, não as fazemos. Por isso, toca a apontar na agenda esta 5 coisas que não fazemos, mas devíamos fazer - a bem do nosso trabalho, da nossa saúde e do nosso bem-estar.



1. Fazer backup da informação

Estamos sempre a dizer que vamos fazer, e até já tivemos más experiências, mas continuamos a não fazer o backup da informação que temos no nosso computador com a frequência necessária. Marque na agenda um dia por mês para fazer esta tarefa tão importante. Opte por armazenar tudo numa drive online e livre-se do terror de perder toda a informação importante.



2. Afiar as facas

Só nos lembramos que não afiamos as facas há muito tempo quando as estamos a usar e elas não correspondem em eficácia. Defina duas a três alturas do ano para afiar todas as facas da cozinha. É a frequência necessária e os resultados são incríveis: cortar legumes ou carne será muito mais fácil e parecerá um chef profissional.



3. Desligar o telemóvel

Quem diz desligar o telemóvel diz desligar o computador portátil ou mesmo o tablet. Por um lado, as baterias destes aparelhos, em alguns casos, beneficiam se forem gastas mesmo até ao fim, fazendo com que a durabilidade da bateria seja maior. Por outro lado, desligar-se do mundo através das tecnologias pode trazer outros benefícios para si. Imagine quanta atenção dedicará ao que está ao seu redor se tiver estes aparelhos desligados.



4. Limpar o frigorífico

Esta é uma tarefa que deveria ser feita semanalmente e é outras das coisas que as pessoas não fazem tantas vezes quanto as que deveriam. Ao limparmos o frigorífico com esta frequência, a tarefa em si torna-se mais fácil, menos demorada e garante que não nos esquecemos, por demasiado tempo, de alguns restos que vamos guardando lá. A limpeza semanal permite termos sempre um frigorífico limpo, livre de germes e bactérias e ainda a cheirar bem.



5. Dedicar tempo a si mesmo

É uma tarefa que esquecemos frequentemente e que não devíamos. As rotinas e responsabilidades do nosso quotidiano exigem que estejamos na nossa melhor condição física e psicológica. Para conseguirmos isso é fundamental dedicarmos algum tempo a nós mesmos, pois isso fará com que seja mais fácil lidar com todas as outras tarefas. Leia um livro, vá dar um passeio, vá ao ginásio, ouça música ou veja um filme: escolha algum tempo que seja dedicado apenas àquilo que realmente lhe agrada.

Toca a puxar da agenda e a anotar o dia e hora para começar a fazer estas coisas já. Ainda vai a tempo e as consequências merecem toda a nossa atenção.

Veja também: