4 Coisas que as pessoas produtivas fazem

Descubra o que fazem as pessoas produtivas e veja como pode melhorar a sua produtividade. 

4 Coisas que as pessoas produtivas fazem
Quer tornar-se mais produtivo? Então este artigo é para si.

Espaços coworking para pequenas empresas e freelancers

Sabe o que têm as pessoas produtivas que as outras não têm?
 
Bem, além de serem capazes de cumprir todas as tarefas na sua lista de trabalhos, ainda encontram tempo para a sua vida pessoal e para as atividades que lhes dão prazer (seja ir ao ginásio, ler um livro ou ver as séries favoritas, por exemplo). Pode não acreditar, mas essas pessoas que fazem imensas coisas no trabalho e ainda assim parecem sempre relaxadas e bem com a vida existem. E isso está longe de ser uma capacidade do outro mundo. No fundo, tudo se resume a uma boa organização. Você também pode integrar este grupo das pessoas produtivas, basta que mude algumas coisas na sua rotina diária.
 

As atitudes da produtividade

Mas o que fazem para ser tão produtivas? É isso que lhe vamos dizer. Saiba agora qual é o "segredo" das pessoas produtivas e veja como tornar-se uma delas.
 

1. Sabem estabelecer prioridades

Pode dizer-se que este é um dos grandes segredos das pessoas produtivas. Tentar fazer tudo ao mesmo tempo não aumenta a sua produtividade. Muito pelo contrário até vai atrapalhar. Se quer fazer parte deste grupo das pessoas mais produtivas é importante que aprenda a analisar as tarefas que tem em mãos e saiba definir as suas prioridades. Comece pelas mais importantes ou dentro dos prazos a cumprir e siga a partir daí, focando as suas atenções numa tarefa de cada vez.
 
Quer saber mais?
Receba as nossas melhores dicas no seu e-mail. Registe-se no E-Konomista. Diariamente, levamos até si a informação mais relevante.

2. Não são dadas ao multitasking 

E o ponto anterior traz-nos até aqui. Uma pessoa produtiva é capaz de fazer muitas coisas, mas isso não significa que as faça todas em simultâneo. Deixe de tentar (ou querer) fazer 20 coisas ao mesmo tempo. Essa mudança constante de tarefa é um total desperdício de tempo. É preferível que dedique a uma tarefa, que a comece e acabe. Além de ser tornar mais eficiente, ainda desempenha o seu trabalho de forma mais eficaz.
 

3. Sabem gerir o tempo

É impossível falar de produtividade sem falar na boa gestão do tempo. E as pessoas produtivas têm perfeita noção disso. Por essa razão, começam por organizar o dia e tentar definir o tempo para cada tarefa. Uma dica simples, mas que os ajuda a cumprir as suas tarefas, sem falhar prazos.
 

4. Eliminam distrações

Passar a vida a “espreitar” o Facebook ou verificar o email a cada cinco minutos não ajuda à produtividade. Pelo contrário, interrompe a concentração e, consequentemente, prejudica a produtividade. As pessoas mais produtivas tendem a seguir algumas regras, para evitar que isso aconteça. Se também você sucumbe às distrações, deixamos-lhe um truque simples que pode aplicar. Na planificação diária inclua um período - entre tarefas - para fazer uma pausa ou consultar o email, por exemplo.
 

Torne-se mais produtivo

Lembre-se, não interessa o número de horas que trabalha, mas sim o que é capaz de produzir nesse tempo. É isso a produtividade. Portanto, analise as suas rotinas, detete as suas falhas e aplique os truques das pessoas produtivas.
 
Veja também: