10 coisas que deve deixar de comprar

Fizemos uma lista com 10 coisas que deve deixar de comprar. Porquê? As razões são várias. Continue a ler para perceber tudo.

10 coisas que deve deixar de comprar
Corte estas coisas da sua lista de compras

Há pelo menos 10 coisas que deve deixar de comprar já. A expressão “apertar o cinto” faz parte do nosso dia-a-dia há muito tempo, mas nunca foi tão fácil arranjar formas de contornar as dificuldades orçamentais como agora.

Vamos dizer-lhe o que anda a comprar sem necessidade. A ideia é convencê-lo a deixar de gastar dinheiro nestas coisas. O resultado? Mais dinheiro ao fim do mês.

10 coisas que deve deixar deixar de comprar para poupar


1. Sacos do lixo

lixo

Apesar de haver cada vez mais movimentos para tentar acabar com os plásticos e de muitos supermercados e lojas terem sacos de papel e outros materiais, os sacos de plástico ainda existem. E pode perfeitamente usar aqueles que ainda for levando para casa para colocar no balde do lixo. Não pode negar que é uma forma simples de poupar nos sacos do lixo, pelo que deve deixar de os comprar.

2. Sacos de congelação

lancheira

Há quem use sacos de congelação para levar uma sandes ou fruta para o trabalho. Dão jeito porque têm um fecho, é verdade. Mas se faz isto todos os dias, se calhar o melhor é comprar uma lancheira. O investimento é maior mas pela quantidade de sacos que gasta mensalmente vai pagar o valor da lancheira à terceira ou quarta caixa de sacos de congelação. Sem falar do estilo que as lancheiras hoje em dia têm. Há imensas opções e não é só para os mais novos.

3. Sumo

sumo juice fruit natural

Sim, sumo é bom. Mas mesmo os light têm mais açúcar do que é suposto, por isso, deixe de os comprar. Temos duas soluções para si: ou deixa de beber sumos processados de todo – e no final do mês a carteira e o corpo agradecem-lhe –, ou começa a fazer sumos naturais. Se quiser ainda pode fazer batidos, adicionando iogurte líquido ou leite. Mais variedade, menos dinheiro e mais saúde.

4. Ambientadores

velas

Se quer que alguma divisão da casa cheire bem, ponha flores numa jarra ou use velas naturais. Os ambientadores são feitos com químicos e, muitas vezes, estão ligados a uma tomada. Isso implica gastos de eletricidade desnecessários.

5. Alimentos que possa cultivar em casa

plantas

Mesmo que não tenha espaço para uma horta, de certeza que tem espaço para uns vasos para plantar ervas aromáticas. Enquanto os alimentos não são colhidos, a menos que tenham atingido a maturidade, mantêm-se com qualidade por mais tempo.

Depois de apanhados, começam a degradar-se com maior rapidez. Sem falar de que vários alimentos, depois de colhidos, dão espaço ao crescimento de outros, sem que tenha que fazer uma nova plantação. Se os comprar significa que já foram apanhados há algum tempo, por isso não vão durar tanto.

6. Granola

Granola

A granola faz parte da alimentação de cada vez mais pessoas, especialmente ao pequeno-almoço e lanche. Mas, muitas vezes, encontramo-la a preços muito elevados, sem falar das quantidades excessivas de açúcar que algumas têm. A solução é fazê-la em casa. Assim, vai poder utilizar as suas sementes e frutos preferidos e, caso seja guloso, pode usar um adoçante natural e mais saudável, como o mel.

7. Coisas só porque estão baratas

compras

Muitas vezes enfrentamos este problema nos saldos e promoções. Olhamos para uma peça de roupa e achamos que está tão barata que vale a pena levar. Mas se pensar bem em todas as compras que já fez só porque as coisas estavam baratas, de certeza que muitas delas nunca foram usadas. Cuidado com as compras por impulso. Se tem consciência que não vai usar, essas são as coisas que deve deixar de comprar.

8. Objetos de decoração

decoracao

A menos que esteja a montar a sua casa agora ou a fazer uma remodelação completa, esta é uma das coisas que deve deixar de comprar. As casas querem-se simples e, principalmente para quem não tem empregada, fáceis de limpar. Quantas mais jarras, bibelots e estatuetas comprar, mais vai ter de limpar.

9. Material escolar

material escolar

E que tal seguir as nossas sugestões de DIY de material escolar? Algumas coisas vão ficar mais em conta, mais giras e, mesmo que tenha que comprar algum material, verifique sempre em casa o que ainda tem, para não comprar coisas a mais.

10. Louças e talheres descartáveis

loica de piquenique

Tudo o que possa ser reutilizado compensa sempre mais. Se cada vez que tiver uma festa em casa utilizar talheres e pratos de plástico descartável, não só não estará a ser amigo do ambiente como vai gastar mais dinheiro desnecessariamente. Em casa, utilize a louça normal. Mesmo que uma ou outra peça se parta, já há louça a preços bastante acessíveis para compensar o risco.

Se estiver a pensar em piqueniques, acampar ou outro tipo de atividade em que não dê mesmo jeito levar louça de casa, opte pelos talheres e louça de plástico, mas dos que pode reutilizar.

Veja também: