AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

5 Coisas que deve fazer antes de deixar um emprego

Mesmo depois de comunicar que vai deixar o seu emprego, há muito para fazer. Ora veja.

5 Coisas que deve fazer antes de deixar um emprego
Seja qual for a razão pela qual vai sair do seu emprego, deve garantir que sai da melhor forma possível.

Deixar um emprego nunca é fácil por mais descontente ou desmotivado que possa estar. Mas é importante que tenha noção que ainda que independentemente das razões que motivam a sua saída é importante que o faça de forma graciosa, que é como quem diz sair, mas deixando para trás uma boa imagem profissional. E há coisas que deve mesmo fazer antes de deixar um emprego. Saiba quais são.
 

O que deve fazer antes de deixar um emprego?

A saída de um emprego é tão ou mais importante que a entrada. Afinal é a sua atitude na hora da saída que vai ficar na mente dos seus recrutadores e o ideal é que deixe uma boa imagem. Lembre-se que nos dias que correm, e perante o estado do mercado laboral, não pode simplesmente dar-se ao luxo de “bater com a porta” e ignorar o que os seus empregadores ficam a pensar de si. Afinal de contas, eles serão potenciais referências profissionais. E, além disso, não sabe quando não se volta a cruzar com eles ou a trabalhar com/para eles.

Como vê é fundamental que se vai sair, saia a bem e deixe uma imagem irrepreensível para trás. E há algumas coisas – pequenos cuidados – que o podem ajudar.

 

1. Comunique a sua saída às suas chefias em primeiro lugar

As suas chefias devem ser as primeiras pessoas a ter conhecimento da sua saída. Não são os seus colegas. Os seus chefes. A última coisa que vai querer é que as suas chefias fiquem a saber por “portas travessas” da sua saída. Eles devem ouvir a informação da sua boca e antes de todos os outros. Mas quando o fizer (quando comunicar a sua saída aos seus chefes) não precisa de se alargar nas razões da sua saída (principalmente nos menos positivos que motivam a sua saída) ou do seu novo emprego. Esta não é a hora para “lavar roupa suja” ou fazer queixas. Simplesmente comunique que está de saída e enalteça os aspetos positivos de ter trabalhado nessa empresa e ter feito parte dessa equipa.

 

2. Termina as suas tarefas/projetos

Uma das coisas mais importantes que tem para fazer antes de deixar um emprego é garantir uma transição fácil. O ideal é que liste todas as tarefas/projetos que têm em mãos e os tente finalizar até ao dia da sua saída. Caso não seja possível, deixe tudo preparado para que quem vá assumir essas tarefas/projetos tenha toda a informação necessária e possa dar continuidade ao trabalho sem qualquer problema. Lembre-se que deve deixar uma boa imagem profissional e garantir que o trabalho decorre sem problemas é uma boa forma de o fazer.

 

3. Limpe e organize o seu espaço de trabalho

Quase que se pode dizer: tenha uma saída limpa. Trate de deixar o seu espaço limpo e organizado antes de sair. Livre-se de papéis desnecessários, organize e arquive os necessários… enfim, garanta que deixa o seu espaço imaculado.

 

4. Peça recomendações

Antes de sair do seu emprego deve pedir recomendações profissionais a supervisores/chefias, clientes, colegas e até colaboradores (se for o caso). E faça-o enquanto ainda está nesse emprego, enquanto as impressões que as pessoas com quem trabalhou ainda estão “frescas”.

 

5. Agradeça e mantenha o contacto

Independentemente das razões que estão por detrás da sua saída (seja por não gostar do seu trabalho, porque recebeu uma oferta melhor em termos salariais ou com maior flexibilidade horária, por exemplo) não deixe de agradecer aos seus empregadores e colegas por o terem ajudado enquanto esteve na empresa. Preferencialmente mande e-mails personalizados e diga que pretende ou gostaria de manter o contato com eles. Pense que está de saída, mas isso não significa que tenha que cortar relações com as pessoas com quem trabalhou até agora.

 

Prepare uma saída suave…

É fundamental que quando sair, saiba que sai mas que deixa para trás fica uma imagem positiva e profissional. Se tiver alguns cuidados, como os que enumeramos, vai ser capaz de sair mas continuar nas “boas graças” de empregadores e colegas.  
 

Todos os conselhos para uma carreira profissional de sucesso com a nossa Newsletter


Veja também: