Publicidade:

8 coisas que deve fazer antes de ter filhos

Ninguém nega que ser pais é das melhores coisas do mundo, mas a vida muda muito - e muito. Há pelo menos 8 coisas que deve fazer antes de ter filhos.

8 coisas que deve fazer antes de ter filhos
Desforre-se

Aponte: estas são as 8 coisas que deve fazer antes de ter filhos! Claro que quase todos sonhamos com a constituição da família,e não há dúvidas: ser mãe ou pai é uma sensação única e maravilhosa. Mas, com essa condição surgem novas (e muitas) responsabilidades e há que fazer bastantes mudanças na vida. Preparado para fazer a desforra antes de dar este grande passo?

8 coisas que deve fazer antes de ter filhos: comece a planear


1. Viajar sem nada marcado

Viajar é um dos grandes prazeres da vida e claro não queremos dizer que depois de ter filhos não o volte a fazer: nada disso! O que muito provavelmente acontece é que terá de planear melhor os destinos, analisar as comodidades e serviços dos hotéis e verificar tudo – pelo menos – duas vezes. Enquanto não tem crianças, entregue-se à aventura! Pegue numa mochila e vá sem destino.

2. Aproveitar para fazer gastos mais “supérfluos”

fazer compras

Uma das coisas que deve fazer antes de ter filhos é “mimar-se”. Compre, quando puder e sem exageros, as sua peças de roupa favoritas, faça a extravagância de comprar o bilhete para aquele concerto mais caro e compre as peças de decoração com que sempre sonhou. Lembre-se que, ao ter filhos, as responsabilidades financeiras são maiores e vão centrar-se neles.

3. Aventurar-se

Bungee jumping, sky diving, canyoning… Aventure-se a fazer aquelas atividades radicais com que sempre sonhou! Depois de sermos pais, talvez pelas maiores responsabilidades, tendemos a ficar pessoas mais “medrosas” e vai ser mais difícil fazer estas atividades nessa altura. O mesmo vale para “aventurar-se” numa nova carreira ou numa nova cidade.

4. Muitos programas a dois

casal

Namore muito! Esta é das regras de ouro das coisas que deve fazer ante de ter filhos. Faça programas romântico, alguns até mesmo mais arriscados e sexy, planeie noites fora, sensuais e com muita imaginação. Até porque, nessa altura, ninguém está dependente de si e não há horas para nada. Acredite: depois de ter filhos, esta liberdade vai, muitas vezes, parecer algo inatingível.

5. Fazer coisas sem planear

Está em casa e, de repente, apeteceu-lhe ir ao cinema? Vá! Tinha planeado um fim de semana em casa, mas o sol está maravilhoso lá fora? Pegue no carro e faça uma mini tour pelo país. No fundo, uma das coisas que deve fazer antes de ter filhos é dar-se ao luxo de fazer coisas sem grande planeamento e antecedência.

6. Ir a (muitos) restaurantes

Quando tiver filhotes vai dar consigo a ligar para os restaurantes e perguntar se há cadeirinhas de bebé, se fazem sopa passada, se há zona de não fumadores… Por isso, aproveite enquanto não os tem para usufruir de todos os restaurantes que quiser! Sushi, tailandês, libanês, indiano… É só escolher.

7. Adotar um animal

Claro que um animal é bem mais fácil de cuidar do que um bebé e um criança, mas se está a planear aumentar a família acredite que este é um excelente primeiro passo! Vai começar a perceber como é ter um ser dependente de si para comer, fazer as necessidades e dar carinho.

8. Dormir até mais não!

dormir

Durma muito!! Se há coisa de que todos os pais se queixam são as noites mal dormidas e o saldo de horas de sono bem inferiores ao que tinham. Ao fim de semana, durma até ao meio dia sem culpas. E, se não tiver nada planeado, porque não ficar na cama o dia todo? Saia apenas para ir buscar comida e vá dormitando, lendo, vendo televisão… O que quiser.

9. Fazer uma poupança

É aqui que dizemos: siga as dicas anteriores com cautela, sem deixar de aproveitar o tempo e a vida, mas prepare-se para as futuras responsabilidades. Fraldas, roupa, comida, consultas e outras necessidades não saem baratas! É, por isso, uma excelente altura para começar a construir um pé de meia. Desta forma, não será tão pesado na altura e não vai começar do zero.

Veja também: