Publicidade:

Descubra 7 coisas que está a fazer mal ao limpar a casa de banho

O WC é uma das divisões de nossa casa que mais carece de uma desinfeção a fundo. Descubra 7 coisas que pode estar a fazer mal ao limpar a casa de banho.

Descubra 7 coisas que está a fazer mal ao limpar a casa de banho
Costuma limpar os resíduos mais escondidos?

Uma limpeza completa, eficaz e a fundo tem as suas regras e princípios, pois só assim podemos ter a certeza de que nada ficou por desinfetar e que essa desinfeção foi feita de um modo correto e apropriado. Confira a nossa lista com as 7 coisas que está a fazer mal ao limpar a casa de banho e, quem sabe, reveja-se em algum destes pontos.

Se, depois de ler, encontrou erros nos seus hábitos, não há mal nenhum. Deixe de lado o embaraço e saiba que, agora que já saber a forma correta de realizar algumas tarefas, apenas deve mudar esses maus hábitos.

7 coisas que está a fazer mal ao limpar a casa de banho


1. Usar água fria ou à temperatura ambiente

lavar casas de banhoFonte: Pixabay/semevent

Para uma desinfeção mais profunda e eficaz, lave sempre o WC com água bem quente, cerca de 10ºC acima da temperatura normal. Para um melhor resultado, encha o lavatório com água quente e espere uns segundos até começar a lavagem. Verá que as loiças ficarão bem limpas e brilhantes.

2. Esfregar as cortinas da banheira

Um verdadeiro desperdício de tempo e energia. Para lavar as cortinas da banheira, coloque-as na máquina de lavar roupa por 5 minutos, juntamente com toalhas de banho e um copo de vinagre. Depois desse ciclo curto, volte a programar a máquina para um programa de cerca de 1 hora, adicionando o seu detergente habitual. Resultado máximo… Esforço mínimo!

4. Não esfregar a escova de dentes

Escova de dentesFonte: Pixabay/stevepb

A escova de dentes requer uma limpeza cuidadosa, pois os estudos indicam que, em média, as escovas acumulam cerca de 10 milhões de germes. Por essa razão, após cada uso, deve esfregar bem a escova sob água corrente e, ocasionalmente, mergulhá-la num copo com vinagre, durante 30 minutos. De três em três meses, deve mesmo trocar de escova, mas atenção: guarde a sua escova antiga – ela vai ser-lhe muito útil para limpar o próprio WC.

3. Limpar com toalhetes descartáveis

Ainda usa toalhetes desinfetantes para lavar o WC? Pois, não devia… Além de não serem práticas, tornam-se um enorme gasto de dinheiro. Escolha um pano de microfibras que, além de desinfetar mais eficazmente, é lavável – e, por isso, reutilizável. Este pano é mesmo a opção inteligente.

5. Não aspirar

AspiradorFonte: Pixabay/jarmoluk

O WC deve ser bem aspirado como qualquer outra divisão da casa, antes de o lavar com um pano ou com a esfregona. Só assim pode garantir uma limpeza a fundo, evitando que a esfregona fique cheia de cabelos.

6. Não limpar atrás da sanita

Para uma higienização perfeita, não se esqueça de lavar todas as peças do wc a toda a volta, só assim pode certificar-se de que não há acumulação de detritos em nenhuma zona. Assim, quando limpar a sanita, por exemplo, não deixe de passar desinfetante nas suas zonas “mais escondidas”, pois aí também se acumulam sujidades.

7. Não escovar a escova do cabelo

EscovaFonte: Pixabay/AgencjaAIAC

A escova de cabelo acumula cabelo, pó, óleos e muitas outras substâncias que a tornam n um objeto que deve ser escovado frequentemente. Para uma limpeza mais a fundo, misture um copo de água com uma colher de chá de champô e uma colher de chá de bicarbonato de sódio, e passe esta solução com a ajuda de uma escova dos dentes antiga.

Há quanto tempo não escova a sua própria escova de cabelo? Pois é, na correria do dia a dia nem sempre há tempo para efetuar uma limpeza devidamente cuidada e ao pormenor, mas a realidade é que prejudicamos a nossa saúde ao não fazê-lo. Portanto, da próxima vez for dedicar-se às limpezas da casa, não se esqueça de ter em conta esta lista de 7 coisas que está a fazer mal ao limpar a casa de banho e torne o seu wc 100% clean.

Veja também:

Limpeza e Arrumação