6 coisas que não deve mesmo colocar na máquina da loiça

A máquina de lavar loiça veio simplificar a nossa vida, mas há certos materiais que não devem mesmo ser lavados neste aparelho.

6 coisas que não deve mesmo colocar na máquina da loiça
Saiba o que não deve lavar à máquina

Já não conseguimos viver sem a máquina de lavar loiça, certo? Este eletrodoméstico é dos mais convenientes no que toca à lida da casa mas nem tudo deve ser lavado aqui. Depois das 6 coisas que não deve colocar na máquina de lavar roupa, dizemos-lhe o que manter longe da sua máquina de lavar loiça. 
 

Afaste estes materiais da sua máquina de lavar loiça:

 

1. Cerâmicas antigas e/ou pintadas à mão

Sabe aquele serviço de mesa que tem passado de geração em geração? Ou a peça de cerâmica invulgar que comprou naquela viagem especial? Nem pense em lavá-los à máquina. É provável que a tinta desbote e comece a despegar-se da peça, quer o caso da cerâmica antiga quer se trate de um artigo pintado à mão.

 

2. Copos de cristal

O cristal é um material muito mais frágil que o vidro e deve ser lavado à mão. No caso dos cristais que contêm detalhes decorativos, o processo de lavagem na máquina pode ocasionar desgaste e/ou remoção da decoração. O melhor é não arriscar!


Veja também: Como escolher a máquina de lavar loiça

 

3. Talheres de prata, madeira ou marfim

A prata é um material que exige um cuidado mais delicado e oxida facilmente quando colocada na máquina de lavar loiça. Já os talheres com cabos de madeira ou osso/marfim devem, igualmente, ser lavados à mão pois o cabo pode soltar-se durante a lavagem.

 

4. Peças em plástico não resistente a temperaturas elevadas

Antes de colocar um recipente de plástico na máquina de lavar, verifique sempre se este é lavável dessa forma. A maioria das peças em plástico possui um símbolo para este efeito, o que se torna útil para evitar que certos recipientes se deformem com o calor da lavagem. 

 

5. Objetos de cobre, estanho, latão ou alumínio

Estes materiais escurecem quando lavados à máquina. Preserve-os por mais tempo lavando-os à mão! Já os tachos e panelas de material antiaderente, vidro temperado, aço inoxidável e revestimento esmaltado podem ser colocados na máquina de lavar sem problemas. 

 

6. Loiça de barro e artesanato

Não há nada como comer em loiça de barro no verão, a acamar a bela da sardinha assada. No entanto, evite lavá-la na máquina, pois o barro fica mais frágil, desbota e lasca. O mesmo se aplica a potes, caixas ou pratos artesanais.
 

Abdicar do conforto de lavar toda a loiça à máquina e, com isso, poupar muito tempo… não é fácil.
No entanto, lembre-se que a máquina de lavar loiça é um dos eletrodomésticos que mais energia consome e que lavar a loiça à mão é a única forma de preservar aquelas peças mais delicadas por muitos anos!


Veja também: