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7 coisas que não deve fazer antes de ir para a cama

Os hábitos noturnos têm uma grande influência na qualidade do sono. Descubra, neste artigo, quais as coisas que não deve fazer antes de ir para a cama.

7 coisas que não deve fazer antes de ir para a cama
Evite estes erros antes de ir dormir

Tem dificuldades em adormecer? Acorda imensas vezes durante a noite? Sente-se ansioso e irritado por não conseguir dormir tão bem quanto queria e devia? Talvez esteja a fazer algumas das coisas que não deve fazer antes de ir para a cama.

Ter uma boa noite de sono é de extrema importância e influencia o nosso humor, os nossos níveis de energia e a nossa saúde de forma geral. A qualidade do sono depende em grande medida daquilo que fazemos durante o dia (exercício físico; alimentação; ansiedade), especialmente nas horas que precedem a ida para a cama.

7 coisas que não deve fazer antes de ir para a cama


o que nao fazer antes de dormir

1) Usar tecnologia: a luz emitida pelos dispositivos tecnológicos estimula o cérebro e torna mais difícil o ato de adormecer; como alternativa, opte por meditar, ouvir uma música suave ou ler um livro que não seja demasiado estimulante;

2) Comer uma ceia pesada: se sente necessidade e está habituado a fazer uma refeição antes de ir dormir, opte por algo mais ligeiro;

3) Consumir cafeína: para dormir bem, evite bebidas e alimentos estimulantes, como o café, determinados chás com propriedades estimulantes ou chocolate;

4) Consumir álcool: pensamos com frequência que o álcool facilita o sono e nos deixa mais relaxados; a verdade é que à medida que o nosso corpo começa a metabolizar o álcool, o período em que o nosso sono é mais restaurador é reduzido; para a maioria das pessoas, consumir álcool ao jantar não é problemático, deve apenas evitar o seu consumo antes de deitar; o consumo de álcool após o jantar pode fazer com que no dia seguinte acorde cansado e com maiores dificuldades de concentração;

5) Exercício físico intenso: a prática regular de exercício físico ajuda a tratar a insónia e promove bons hábitos de sono; apenas o exercício físico muito prolongado e intenso pode prejudicar a qualidade do sono em algumas pessoas;

6) Deitar-se chateado com alguém: o stress é, sem dúvida, uma das principais causas de insónia; quando temos uma conversa mais stressante antes de deitar, as hormonas do stress vão estar aumentadas e o nosso sono terá uma pior qualidade; tente resolver os problemas que o preocupam no início da noite e deixe as tomadas de decisão importantes e as conversas sérias para quando tem mais tempo para refletir e relaxar depois;

7) Fumar: grande parte das pessoas fuma com o intuito de relaxar; a verdade é que a nicotina é um estimulante, portanto, fumar perto da hora de deitar pode contribuir para a insónia.

Depois de um longo e exigente dia de trabalho, é difícil desligar da realidade, deixar o stress e as preocupações de lado e ter uma boa noite de sono. Mas como vimos, há determinadas coisas que não deve fazer antes de ir para a cama. Se evitar esses hábitos vai diminuir a ansiedade, relaxar e dormir melhor. Bons sonos!

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Ana Graça Ana Graça

Mestre em Psicologia, pela Universidade do Minho, com a dissertação “A experiência de cuidar, estratégias de coping e autorrelato de saúde”. Especialização (Pós-Graduada) em Neuropsicologia Clínica, Intervenção Neuropsicológica e Neuropsicologia Geriátrica. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, com especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde e Neuropsicologia. Além da Psicologia. é apaixonada por viagens, leitura, boa música, caminhadas ao ar livre e tudo o que traga mais felicidade!