10 coisas que não deve guardar no sótão

Há coisas que não deve guardar no sótão, mas que muito provavelmente estão lá arrecadadas. Se é o caso, está na hora de as tirar de lá.

10 coisas que não deve guardar no sótão
Saiba o que não deve ter nesta divisão e porquê

O sótão pode parecer o melhor local para arrumação, mas antes de lá acumular uma imensidão de tralhas, é bom que saiba que há algumas coisas que não deve guardar no sótão.

Isto porque, a menos que o seu sótão tenha sofrido obras consideráveis que permitam criar um ambiente controlado, esta divisão vai estar sujeita a diversas variações de temperatura e humidade, o que – em algumas situações – pode (também) criar as condições ideais para o aparecimento de insetos e até alguns roedores.

Ora, se há coisas que resistem à humidade e variações de temperatura, outras há que é melhor manter afastadas destas condições. Por isso, a menos que queira manter todos os seus bens (pelo menos aqueles com valor para si), é melhor saber identificar quais as coisas que não deve guardar no sótão. E, seguramente, no fim de ver a lista, haverá pelo menos duas ou três que terá que salvar das adversidades do sótão.

Coisas que não deve guardar no sótão: itens a salvar

1. Tapetes e carpetes

coisas que não deve guardar no sótão - tapetes e carpetesFonte: Randomly New

Ora aqui está uma das coisas que não deve guardar no sótão, pelo menos se quiser que se mantenham em boas condições. Na hora das arrumações, enrolar os tapetes e carpetes que não pretende usar nos próximos tempos e colocá-los no sótão pode parecer boa ideia, mas não é.

Os materiais com que são fabricados oferecem as condições ideias para a proliferação de traças e outros insetos. Da próxima vez que agarrar esses tapetes ou carpetes pode ter uma desagradável surpresa e encontrar larvas de insetos ou até alguns buracos provocados por estes mesmos insetos.

2. Livros e papel

Os amantes de literatura certamente percebem a dificuldade que é a certa altura arranjar espaço para guardar todos os livros que possuem. Sim, para quem aprecia livros, um Kindle ou e-book reader não substitui o gozo de ler um livro da forma mais convencional. Ora, esses provavelmente têm mais livros do que espaço nas estantes e podem achar que o sótão é um bom sítio para guardar parte da sua biblioteca pessoal, mas não é.

Aliás, os livros são outras das coisas que não deve guardar no sótão. Bem, os livros e qualquer tipo de papelada. Isto porque, em espaços como os sótãos onde exista papel estão criadas as condições perfeitas a proliferação de insetos que vão destruir (literalmente) os seus livros.

3. Fotografias e/ou álbuns de fotos

coisas que não deve guardar no sótão - fotografiasFonte: Good Housekeeping

Sim, a tendência é usar – cada vez mais – álbuns digitais, mas ninguém resiste a ter um bom álbum de memórias. E se é esse o caso, e se aprecia essas memórias fotográficas, não vai querer guardá-las no sótão.

Isto porque as variações de temperaturas e humidade que se verificam nos sótãos acabam por danificar as fotos. O ideal é guardar todas as fotos e álbuns em locais mais seguros onde possa controlar as condições do ar.

4. Mobília

Se tem uma cadeira ou mesa antiga de que gosta e que quer preservar, o melhor é mantê-las longe do sótão. Mais uma vez, as variações de temperatura e humidade não são amigas da madeira, principalmente, se for antiga. Com o tempo vão fazer com que a madeira dilate e fique com rachas.

Outros itens a salvar do sótão

coisas que não deve guardar no sótãoFonte: Sue at Home

Além das que mencionamos anteriormente, há outras coisas que não deve guardar no sótão, já que podem ser danificadas pelas condições de temperatura e humidade desta divisão. Aqui fica uma lista de coisas que deve manter a salvo:

  • Brinquedos;
  • Tintas;
  • Tecnologia (computadores velhos ou cassetes de vídeo antigas, por exemplo);
  • Roupas (como vestidos de casamento, roupas de batizado, etc.);
  • Artigos de pele ou couro, como casacos;
  • Velas.

 

Veja também: