6 Coisas que não deve mesmo lavar na máquina

Sabe o que não pode lavar na máquina para poupar a roupa e o eletrodoméstico? Então, não perca este artigo.

6 Coisas que não deve mesmo lavar na máquina
Dicas para proteger a máquina.

Uma máquina de lavar roupa é um eletrodoméstico essencial em qualquer casa e no qual deve investir.  No entanto, a máquina de lavar é também um dos eletrodomésticos mais caros que pode comprar, por isso, é importante que o trate com cuidado para evitar reparações dispendiosas ou, pior, ter que a substituir por uma nova. Saiba o que não lavar na máquina para evitar danificar a máquina e a sua roupa.
 

O que não lavar na máquina

 

1. Não misturar roupas

Esta não é novidade nenhuma mas continua a acontecer e o resultado são roupas manchadas ou desbotadas. O que poupa na lavagem, gasta em roupa nova. Especialmente quando as roupas são novas se misturar roupas de cor diferentes na máquina pode tingir as restantes. Por isso, não misture roupas de cores diferentes na máquina e faça máquinas apenas com roupa branca, outra apenas com roupas de cor clara, uma apenas de roupa de cor escura e outra de roupa preta.
 

2. Objetos de metal

Outra dica básica mas quando pensa em objetos de metal lembra-se de moedas, ganchos do cabelo ou peças afiadas como facas (sim, este é um exemplo meio doido mas não faz mal). De facto, estes objetos fazem parte da lista do que não lavar na máquina porque podem estragar a porta ou infiltrar-se e obstruir o filtro. Porém, também deve ter cuidado com roupas que tenham peças de metal como fechos (feche sempre!), pedrinhas ou missangas. Estas roupas devem ser lavadas dentro de um saco de pano.
 

3. Sapatos, ténis e sapatilhas

Podem ser lavados na máquina mas há alguns cuidados a ter por duas razões: para não danificar a máquina e para ficarem bem lavados. Por isso, nunca lave sapatos na máquina sem outro tipo de peças a acompanhar, como tapetes, por exemplo. Caso contrário, corre sérios riscos de estragar a máquina e os sapatos não ficam bem lavados. Além disto, coloque os sapatos dentro de um saco de pano.
Veja as nossas oitos dicas para lavar sapatilhas.
 

4. Peças delicadas

Roupa de seda ou rendas não devem ser lavadas na máquina. Apesar de muitas máquinas terem um programa de lavagem de roupa delicada, tem assim tantas peças que permita encher uma máquina? E quão fiável é o programa? Se a peça for cara ou tem um valor sentimental (como a toalha de renda que herdou da sua bisavó) o melhor é não lavar na máquina.
 

5. Microfibras

Por esta não esperava, verdade? Os panos de microfibras não podem ser lavados na máquina porque podem perder a capacidade de absorção, a característica que tanto apreciamos. Os fabricantes recomendam que os lave, imediatamente após o uso, apenas com água e sabão.
 

6. Soutien

Todas as mulheres sabem que não podem lavar os soutien na máquina mas nem sempre cumprem. Ao lavar na máquina vai danificar o soutien que à medida das lavagens vai perdendo a elasticidade, prejudicando o suporte do peito. Além disso, um soutien com aro, ao fim de algumas lavagens , pode perder o aro e danificar a máquina. No mínimo, feche os colchetes e lave-o dentro de um saco de pano.

Também pode gostar de: 5 truques simples para remover manchas de desodorizante da roupa
Proteja-se como consumidor - saiba como e onde pouparComeçar a poupar


3 cuidados que deve ter para preservar a máquina

 

Água fria

Bom, é certo que lavar com água fria poupa a máquina e a roupa mantendo a elasticidade e cores das peças. Contudo, isto pode não ser muito bom para a máquina. A máquina funcionará muito melhor se, uma vez por mês, fizer uma lavagem no programa máximo, juntando 100 ml de lixívia à lavagem.
 

Roupa molhada 

Esquecer roupa molhada no tambor da máquina é uma péssima ideia! Acontece, nós sabemos, mas é de evitar. Sempre que a lavagem terminar retire imediatamente a roupa da máquina para evitar cheiros desagradáveis e bolor. Se não puder estender de imediato, coloque a roupa num cesto de plástico para evitar odores. 
 

Modere a carga

Por fim, tenha muito cuidado com a quantidade de roupa que coloca na máquina para lavar. É imprescindível que deixe o espaço para a roupa circular, por isso, deixe sempre um palmo livre entre as roupas e o tambor na máquina. Não só está a prevenir a sobrecarga da máquina como a roupa vai lavar melhor.
Comece já a poupar o seu orçamento de gastos inúteis >>
Veja também: